MAZESCAPE Labyrinthos

Artigo escrito por Catarina Gonçalves.

Sabem os jogos de labirintos que todas as crianças jogam ou já jogaram? Pois bem, MAZESCAPE leva-nos de volta a essa altura, mas de uma forma ainda melhor. Não só nos recorda a nossa infância, como também nos transporta para toda uma outra realidade, onde permanecemos até conseguirmos encontrar a saída. A melhor parte é que enquanto não conseguimos sair do labirinto, temos inúmeros recantos para descobrir. É um jogo de tabuleiro diferente, com umas componentes de inovação muito interessantes e que vos vamos tentar mostrar nesta análise.

MAZESCAPE é um quebra-cabeças editado em Português pela DEVIR, que desafia todo o nosso raciocínio lógico e uma certa parte da nossa paciência (no bom sentido, claro!). É composto por sete labirintos diferentes, que aumentam gradualmente o seu nível de dificuldade. No entanto, todos os caminhos de cada labirinto estão em constante mutação, à medida que o jogador abre e fecha as diferentes secções que compõem o quebra-cabeças. 

De uma forma resumida, em cada labirinto estamos, como é normal, à procura da saída que é simbolizada por um Triângulo Impossível, mas pelo caminho há espaço para alguns desafios adicionais. Cada labirinto tem o seu conjunto de objetivos que temos que encontrar, como por exemplo, encontrar bandeiras ou ativar interruptores.

A nível de mecânica este jogo introduz uma mecânica única, muito semelhante a manusear um mapa (daqueles que usávamos antes dos GPS) em que temos que andar a dobrar de formas diferentes o puzzle, e ao fazer isso vamos revelando novos caminhos, tudo isto sem podermos "levantar o dedo", ou neste caso a caneta de madeira, que aponta onde estamos no labirinto. É uma regra muito simples mas é o suficiente para criar um desafio muito interessante no jogo.

E, como se a existência de caminhos em constante mutação não fosse suficientemente desafiante, existem ainda caminhos que estão fechados e que apenas se abrem quando se encontra a chave referente. 

MAZESCAPE é, portanto, um jogo solitário, feito para ser jogado por apenas uma pessoa, com idade superior a 8 anos, e que pode durar entre 5 a 90 minutos.

Avaliação D.I.C.E.

Dinâmica

MAZESCAPE é um jogo de paciência e de muito raciocínio lógico. O jogador está constantemente a deparar-se com dificuldades, quer seja a encontrar o caminho para a saída, quer seja a tentar realizar os objetivos específicos de cada labirinto. Por ser um jogo solitário, onde apenas participa uma pessoa, a dinâmica do jogo não se deve à interação entre vários jogadores, mas sim à própria jogabilidade do quebra-cabeças. No entanto, para quem gosta deste tipo de jogos, MAZESCAPE nunca é monótono nem cansativo, devido à sua diversidade de caminhos possíveis e recantos por descobrir. Assim, pode ser jogado diversas vezes, repetidamente, pois nunca é igual. 


Integração temática

Para quem dá uma grande importância ao tema dos jogos, MAZESCAPE pode não ser uma boa opção, uma vez que é um jogo genérico, que não tem qualquer tema. De facto, poderia ser interessante cada labirinto ter um tema associado, no entanto, ao serem labirintos “livres” de qualquer tema, existe mais espaço para a imaginação de cada jogador, o que acaba por também ser um aspeto positivo. Ainda assim existe o tema do mistério presente na iconografia que é muito interessante, até mesmo o exemplo da saída ser um triangulo impossível que é um pormenor muito giro.


Complexidade

Toda a ideia de MAZESCAPE é extremamente simples: sete labirintos, onde o jogador deve conseguir encontrar o Triângulo Impossível para conseguir sair e, pelo caminho, conseguir alcançar os objetivos específicos. Nesse aspeto e a nivel de aprendizagem é sem duvida um jogo de 1 estrela ou menos.

A complexidade de MAZESCAPE está apenas relacionada com os caminhos em si, e com o facto de estes estarem em constante mutação. Assim, é um jogo que, embora à partida possa parecer simples e fácil, acaba por apresentar um certo nível de complexidade que é de todo bem-vinda num jogo que pretende ser um puzzle desafiante.


Entretenimento, design e arte

Este é um dos melhores aspetos do jogo, se não o melhor. Cada labirinto apresenta cores vivas e todo o design é muito bom. À medida que vamos tentando concluir os objetivos, é impossível não querer descobrir novos caminhos e novos recantos, tentando todas as combinações de trajetos possíveis. De facto, o design de cada labirinto é aquilo que transporta o jogador para uma outra realidade e que estimula a imaginação do jogador. 


Considerações Finais

MAZESCAPE é o jogo ideal para quem gosta de jogar sozinho e para quem gosta de desafios. Por ser um jogo de pequena dimensão, é também ideal para levar para qualquer lado, tendo no entanto em atenção o facto de ter de ser jogado numa superfície plana.

É um jogo que entretém durante várias horas, ao mesmo tempo que estimula não só o raciocínio lógico, mas também a paciência e a imaginação.

É, também, um jogo fácil de apresentar e dar a conhecer aos amigos e conhecidos, devido à simplicidade da mecânica de todo o quebra-cabeças.

Concluindo, é um jogo fácil de compreender, que pode durar pouco ou muito tempo, conforme a vontade do jogador, fácil de transportar e que, apesar de ser para apenas um jogador, nunca se torna monótono.

 

Latest in Sports