Sugestões de Halloween

Artigo escrito por Miguel Lourenço.

Halloween, Hallowe'en, ou numa forma mais antiga, All Hallows' Eve, é o dia mais assustador do ano (ou assim o dizem). Entrando um pouco na definição, o All Hallows' Eve é, traduzindo de uma forma mais literal, "Véspera do dia de... Todos os Santos", 1 de Novembro, como todos conhecem. 

Será uma forma de celebrar e soltar todo o mal antes de celebrar todos os santos no dia seguinte? Não sei, mas que há jogos de tabuleiro que nos remetem para a temática maléfica e/ou assustadora, há e não são poucos!

Aqui ficam as nossas sugestões para o Halloween!


Cthulhu: Death May Die

A primeira sugestão é um jogo de miniaturas inspirado no célebre Cthulhu Mythos de H.P. Lovecraft. Neste jogo, os jogadores serão investigadores que, em vez do já tradicional "vamos-impedir-que-os-Elder-Gods-sejam-chamados-por-um-culto", há um grande twist: aqui queremos mesmo chamar um Elder God, e depois... bom, depois é tentar cortá-lo aos pedacinhos!

O jogo traz vários episódios, em que cada um tem duas partes, um "antes-e-depois" de chamarmos o Elder God. Já vos disse que é cooperativo, de 1 a 5 jogadores, e que basta sobreviver uma pessoa da equipa para ganhar o jogo?

Divirtam-se a tentar eliminar Cthulhu!


Zombicide: 2nd Edition

A próxima sugestão é um clássico de filmes, séries, etc. Zombies! E muitos! E o jogo que sugerimos aqui é o também clássico Zombicide, agora com uma 2ª edição. Para quem não conhece, é um jogo cooperativo, para 1 a 6 jogadores, com uma duração de cerca de 60 minutos, em que os jogadores tentam ultrapassar várias missões enquanto lutam contra (e desfazem) centenas, ou milhares, ou quantas miniaturas de zombies couberem no tabuleiro!*

Cada uma das missões tem um objectivo específico, que os jogadores terão de atingir para poderem dar aquela missão como um sucesso, e passar para a próxima. É um jogo que promete muita acção e estratégia, como um bom dungeon crawler.

* Nota do autor: não desfaçam literalmente as miniaturas, são capazes de dar jeito para o próximo jogo.


Mansions of Madness: Second Edition

Finalmente, Halloween não é Halloween sem falar do grande, o enorme, Mansions of Madness. É mais um jogo baseado nos contos de Lovecraft, ou pelo menos tem toda a temática horripilante de levar os jogadores à loucura enquanto procuram por pistas para resolver um mistério numa casa que... não os vai ajudar. Quase invariavelmente, haverá um monstro para derrotar, e alguns cultistas que ficaram muito chateados pelo facto dos jogadores andarem a bisbilhotar onde não deviam...


Esta 2ª edição tem uma app que podem instalar no vosso telemóvel ou tablet, e que vai ajudar a criar um ambiente propício a Halloween, com potenciais surpresas em cada divisão da casa. É um must-play nesta época do ano!


Para terminar, deixo-vos aqui sugestões de expansões para jogos nada "Halloweenescos":

  • King of Tokyo: Halloween - uma expansão para o já conhecido King of Tokyo, ou Rei de Tóquio, com 2 novos monstros, novas cartas e dados cor de laranja.



Esperamos que se divirtam, e até à próxima!

Latest in Sports