Layers of Fear 2


O jogo foi lançado em 2019 mas apenas agora tive a oportunidade de o jogar, mesmo a tempo do Halloween. Neste caso, a versão para a Nintendo Switch, num port que excetuando o desempenho, continua a oferecer uma boa experiência de terror.

Para quem não jogou antes, Layers of Fear 2 é um jogo de terror psicológico tal como acontece no seu antecessor e não recorre a qualquer tipo de armas, focando-se apenas no contar de uma narrativa cheia de mistério e paranoias como muitos outros jogos, numa longevidade superior ao primeiro jogo mas ainda assim curta, embora devamos concordar que se o jogo tivesse mais horas para finalizar, poderia tornar-se aborrecido, tendo o tempo suficiente para ser aproveitado da melhor forma.

Com níveis variados, o jogador nunca se sentirá farto de explorar, embora o jogo seja totalmente linear, existem vários itens colecionáveis para colecionar, desde posters de cinema a ficheiros para um retroprojetor como áudios para o gramofone, há imensos itens que depois fazem parte da sala inicial em que o jogador se encontra sempre que termina um acto.


Existem 5 actos ao todo, pode-se dizer que o jogo demora 5 horas, uma hora mais ou menos será o tempo de duração de cada acto, o que é suficiente pois o jogador estará focado e vai ter interesse em finalizar o jogo, algo que em outros jogos não acontece, principalmente deste género, que têm surgido jogos fracos e Layers of Fear 2 é na verdade, um dos melhores, consegue arrepiar o jogador e por vezes, uns pequenos sustos inesperados, não se trata de um Outlast que deixa o coração nas mãos mas, certamente os mais sensíveis podem encontrar uma bela surpresa aqui.

É aconselhável jogar com os phones, na escuridão, agora com a possibilidade de usar o Bluetooth na Switch, já se pode emparelhar o dispositivo para uma experiência mais imersiva e ser jogado na TV, daí recomendar o jogo principalmente se querem aproveitar bem a noite de Halloween, garantimos que valerá a pena.

A música é um parte importante neste tipo de jogo e que aqui, apesar de não ser perfeito, faz muito bem o seu papel quando necessário, o grafismo é inferior em relação às outras versões, nota-se que foi feito um pequeno sacrífico, nada que estrague a versão, apenas será notável para quem jogou para o PC por exemplo, o que se nota na verdade é a sua performance e isso sim já é de criticar, isto porque a opção de escolha da frame rate pouca ou nenhuma diferença faz visto que o jogo tem umas pequenas quebras ao girar a câmara, a velocidade com que se gira a personagem é notável uma certa lentidão passo a passo, mas como poucas são as vezes em que temos de realizar qualquer mira mais acentuada, não faz grande diferença pois o mais stressante será sempre correr para qualquer lado e aí, controla-se bem.


No que diz respeito à narrativa, toda ela é interligada entre os 5 capítulos e é absolutamente fascinante, embora possam terminar o jogo sempre a correr sem observar os pequenos detalhes, mas iam perder imenso, pelo que aconselhamos estarem atentos e apreciar a obra que Layers of Fear 2 é. Já os cenários, há muito para refletir sobre isso, a forma de abrir as portas, gavetas e puxar objetos está mesmo realista e é um dos pequenos detalhes que também estará presente na memória do jogador.

Dependendo dos atos, há uns mais inclinados para puzzles, outros com sequencias de fuga que não vamos revelar nada, e claro a morte espreita quando menos se espera, pois geralmente o tempo é passado na exploração e seguimento da narrativa, até chegarem a momentos imprevisíveis no qual ou vão fugir ou esconder, certamente os fãs vão gostar.


Jogando com um protagonista que é um ator e encontra-se no meio do oceano num navio completamente vazio mas totalmente assombrado por vozes e traumas daquilo que viveu durante toda a sua vida, Layers of Fear 2 na consola híbrida da Nintendo é uma das experiências que não podem deixar passar se gostarem deste género.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Bloober Team.

Latest in Sports