Tetris Effect: Connected


Hipnotizante…
Lançado originalmente em 2018, Tetris Effect rapidamente cativou os seus jogadores na PS4, tendo até recebido um "Excelente" aqui no Meus Jogos. Desde então, foi chegando a novas plataformas e ganhou novos conteúdos multijogador, juntamente com um subtítulo: Connected.

Agora, Tetris Effect: Connected chegou à Nintendo naquele que foi, sem dúvida, o momento ideal: acompanhar o lançamento da nova Nintendo Switch Modelo OLED.


Vindo de Tetsuya Mizuguchi, criador de jogos como Rez Infinite e Lumines, Tetris Effect é uma versão moderna do clássico Tetris que todos conhecem, aqui num hipnotizante estilo visual e musical que rapidamente leva os seus jogadores para "a zona", aquele estado em que se fica simplesmente a jogar "sem pensar". Muito disso vem do facto da própria música se sincronizar com o que o jogador está a fazer, graças a diferentes efeitos sonoros conforme se roda ou coloca uma peça, mantendo a "ligação" através do ritmo a que cada um esteja a jogar.

Totalmente optimizado para a Nintendo Switch, o jogo corre tão bem na TV como em modo portátil, sem qualquer quebra de fluidez. E se na consola "normal" já é bastante impressionante, este é um jogo verdadeiramente deslumbrante no novo ecrã da Nintendo Switch OLED: fundos pretos, cores intensas… podia muito bem ser um daqueles vídeos que as marcas gostam de apresentar nos seus televisores topo de gama, mas aqui como um "system seller" da Nintendo Switch.



O jogo conta com uma boa variedade de níveis e modos de jogo, tanto a solo como em multijogador. Para jogar a solo, o primeiro passo está no Journey Mode que, como o nome indica, o levará a percorrer os diversos níveis do jogo, com diferentes graus de dificuldade à disposição. Cada "jornada" tem uma sequência de 3 a 5 ambientes distintos, que poderão alternar entre momentos relaxantes e outros verdadeiramente intensos.

Já no modo Effect, também para um jogador, estão presentes as restantes opções de jogo, desde a mais tradicional "maratona" pela melhor pontuação, ao mais relaxado Quick Play que permite escolher qualquer cenário e simplesmente desfrutar, sem perigo de ver um ecrã de "Game Over". Ao todo, há 15 modos diferentes, organizados entre 4 temas: Clássicos, Relaxantes, Concentração e Aventureiros, oferecendo algo para todos os gostos.



Quanto ao multijogador, este tanto pode ser jogado localmente com até 3 jogadores na mesma consola (dependendo dos modos escolhidos), como via online com jogadores de qualquer plataforma que também tenha o jogo. Aqui, a grande novidade do "Connected" está num modo com esse mesmo nome, onde 3 jogadores se reúnem contra o CPU: há medida que os jogadores vão fazendo linhas, reforçam a sua ligação até que os seus puzzles se tornem num único espaço cooperativo, onde cada linha em conjunto irá derrubar o adversário.

Para os mais competitivos, existe a Zone Battle onde os jogadores vão competindo e afetando o adversário, ou o Score Attack, no qual simplesmente vencerá quem tiver o melhor desempenho. Há ainda o Classic Score Attack, que é o mais próximo do Tetris original, sem nenhuma das ajudas que foram sendo introduzidas nos jogos mais modernos como ter uma peça "guardada" ou ainda poder mover uma peça quando esta já encostou a superfície do puzzle.


Se o Tetris é, por si só, um clássico viciante, Tetris Effect: Connected é toda uma viagem que tanto traz de deslumbrante, como intenso e viciante. Um fascinante jogo de cores, luzes e efeitos sonoros que facilmente se torna obrigatório para os apreciadores do género, especialmente recomendado para quem adquirir a nova Nintendo Switch Modelo OLED e queira desfrutar do seu ecrã.

Uma experiência realmente hipnotizante!


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Enhance.

Latest in Sports