Flewfie's Adventure

 


Se são como a Agnes do "Gru - O Maldisposto" o melhor é ficarem longe deste título… Como indicado pelos próprios produtores, Flewfie's Adventure é um shooter side scrolling incrivelmente fofo! E realmente mantem todo esse ambiente no desenrolar dos vários mundos. Mas não se deixem enganar por esse lado menos perverso das coisas: este pode ser um título com um nível de dificuldade bastante elevado.


A história é simples e todas as personagens têm abordagens bastante curtas e fáceis de perceber. Bom, o cientista Caracol da terra de Cutemellow finalmente encontrou maneira de produzir uma invenção da qual está super orgulhoso. No entanto, não sabe muito bem para que serve tal engenhoca. Nascera assim uma nave espacial com tudo o que é engenhocas. Sem saber muito bem como a colocar a funcionar e durante um período de perplexidade perante tal feito, aparece o mau da fita. Um gato com ideias de conquistar todo o reino de Cutemellow assombrou as ideias do Caracol e tomou conta da nave para produzir o caos.


É aqui que entra o herói da história, Flewfie, um gatinho super fofo, interpretado pelo jogador. Flewfie tem também ele ao seu dispor uma nave espacial, sendo esta a sua principal maneira de locomoção durante os diferentes níveis. É possível  ainda assim e em casos bastante específicos, sair da nave e aventurar-se a pé pelo nível. Mas é de facto bastante raro, já que toda a maneira de derrotar os inimigos é feita através de ataques disparados pela nave. As mecânicas de ataque são bastante simples. O analógico direito serve para apontar a arma disparar automaticamente e analógico esquerdo serve para pilotar a nave. Esta nave vem ainda equipada com a possibilidade de usar o feixe de luz para recuperar a barra de vida, fazendo levitar os corações presentes em pontos específicos do mapa e a habilidade de fazer um pequeno "dash" para evitar ataques inimigos ou apenas para andar um pouco mais rápido.  

A aventura desenrola-se por cinco mundos diferentes, com ambientes que vão desde um ambiente steampunk a um ambiente meio "Halloweenesco", todos eles demarcados por músicas diferentes e gráficos bastante garridos. Neste último ponto por vezes pode ser complicado distinguir aspetos do background com o que realmente se passa durante o combate. Parece que tudo se mistura não dando espaço ao o olho do jogador para se focar no que realmente importa. 



Em cada mundo é possível derrotar o Boss final e  concluir-se uma missão secundária. Ainda que sem grande importância, é uma maneira de prolongar o tempo de jogo. Estas missões são apenas colecionar objetos presentes no mapa, muitas das vezes em locais ditos "secretos", de maneira que a exploração é realmente um aliado neste sentido. Em cada nível é possível colecionar-se 5 moedas e um animalzinho colecionável, que assim que libertado aparece no mundo em questão.

Este título não apresenta nenhuma árvore de habilidades, mas é possível equipar diferentes elementos colecionáveis, que não mudam apenas a aparência de Flewfie e da sua nave.

Os atributos sobem exponencialmente à medida que o jogador avança de mundo para mundo, mas para isso terá de abrir caixas de conclusão de 100% do nível, ou encontrar os objetos colecionáveis no mapa. Não existe nenhuma espécie de por exemplo bónus por set, que em outros títulos são caracterizados por serem elementos da mesma natureza.

Flewfie's Adventure é uma aventura que apesar de ser bastante fofa, apresenta um nível de dificuldade bastante elevado. É possível alterar a dificuldade, sendo assim uma aventura para todos os níveis de agilidade de dedos. Não apresenta nada de novo no género mas é de certa maneira um daqueles títulos em que é possível desligar o cérebro da ficha e derrotar tudo o que aparece no ecrã. Fácil de dizer que sim, mas sem grande profundidade.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para o PC, gentilmente cedido pela Novy Unlimited.

Latest in Sports