Noticias Boardgames - Outubro 2021

Artigo escrito por Catarina Gonçalves & Marco Silva

Curioso com todos os lançamentos e novidades de outubro no mundo dos jogos de tabuleiro? Então este artigo é para ti! Foi um mês recheado de novidades, lançamentos e conferências, e nós vamos mostrar-te tudo! 

Conferências 

É verdade, este é sem dúvida o mês dos jogos de tabuleiro. Com conferências nacionais e internacionais e, para começar, vamos levar-te até... à VianaCon!

VianaCon

                         

Comecemos pela segunda edição da Viana Con, que teve lugar em Viana do Castelo, nos dias 2 e 3 de Outubro de 2021. Esta é uma Convenção de Jogos de Tabuleiro Modernos, com entrada gratuita, onde o objetivo é explorar, experimentar e, claro, jogar! Para além disso, conta ainda com workshops, torneios e outras atividades e nós estivemos lá! Conhece tudo sobre esta convenção de uma forma muito divertida no nosso artigo A ti... que não foste à Viana Con. Para quem não conseguiu ir este ano, pode apontar já a data da próxima edição: fevereiro de 2022!

Essen Spiel 2021



Essen Spiel é o maior evento de Jogos de Tabuleiro do mundo, onde os visitantes podem obter toda a informação detalhada sobre os últimos jogos nacionais e internacionais, experimentá-los e até comprá-los. Este ano teve início no dia 14 de outubro e terminou no dia 17 do mesmo mês e, para quem já estiver a pensar no próximo ano, as datas são: de 6 a 9 de outubro. 

Novos lançamentos 

É na feira de Essen que são lançados, anualmente, grande parte dos Jogos de Tabuleiro e, por isso, este é um mês especial em termos de lançamentos. No meio de tantos, torna-se difícil fazer uma seleção, mas aqui vai:

Azul: Queen’s Garden



Este é um jogo já conhecido do público, mas que conta agora com algumas evoluções e inovações. O objetivo desta edição é construir um jardim, a pedido do rei D. Manuel I., para a Rainha Maria de Aragão, organizando plantas, árvores e elementos ornamentais, selecionando cuidadosamente as peças coloridas.

Azul: Queen
s Garden é um jogo indicado para maiores de 10 anos de idade, que pode ser jogado entre 2 a 4 jogadores e com a duração média de 45-60 minutos.

Eternal Palace


Do designer Steven Aramini, no jogo Eternal Palace, os jogadores pertencem a uma família nobre que se comprometeu a reconstruir o palácio abandonado do imperador. Para tal, será necessário gerir recursos e trabalhadores, à medida que são concluídas as diferentes tarefas. Mas atenção, vários são os que estão a tentar impressionar o imperador, mas apenas um terá a honra de ser eleito o favorito. O jogo tem a duração média de 60-90 minutos, e pode ser jogado entre 1 a 5 jogadores, com idade superior a 14 anos. 

Voidfall


Projetado por Nigel Buckle e Dávid Turczi, e tendo como artista Ian O'Toole, Voidfall é um jogo espacial 4X indicado para os entusiastas de eurogames, pois combina a tensão, interação e personalização habitual dos jogos 4X, com a gestão de recursos/decisões e a jogabilidade dos eurogames. Pode ser jogado em modo solo/cooperativo ou competitivo, sempre com o mesmo conjunto de regras e sistema de jogo. 

Voidfall tem a duração média de 90-240 minutos e apresenta um grau de complexidade elevado, podendo ser jogado entre 1 a 4 jogadores com idade superior a 15 anos.


Mobile Markets: A Smartphone Inc. Game


Mobile Markets: A Smartphone Inc. Game é o novo jogo da linha Smartphone Inc., que oferece uma experiência de jogo semelhante à versão de 2018, mas com uma nova mecânica, mais complexidade e planeamento estratégico, e mais interação e competição. Assumindo a posição de CEO de uma empresa de produtos tecnológicos, os jogadores têm de competir com outros fabricantes, planear pesquisas de tecnologia e campanhas de marketing, e gerir a produção e as vendas. 

Mobile Markets: A Smartphone Inc. Game é indicado para maiores de 14 anos, pode ser jogado entre 1 a 4 jogadores, e tem a duração média de 40-80 minutos.


Brew


O objetivo de Brew é simples: trazer o equilíbrio de volta à floresta!
Numa floresta onde tudo está ao contrário - dia e noite não têm um ciclo e todas as estações do ano ocorrem ao mesmo tempo, - os jogadores terão de recorrer à magia para reequilibrar a terra encantada. Para tal, terão de adquirir bens na vila local, recrutar criaturas da floresta e preparar poções. Brew tem a duração média de 45-90 minutos, e pode ser jogado entre 2 a 4 jogadores com idade superior a 10 anos. 

Dune: House of Secrets


Dune: House of Secrets é um jogo de aventura baseado em história, que apresenta o sistema de jogo cooperativo utilizado no premiado Detective: A Modern Crime Board Game. Começa com um prólogo introdutório e continua com três aventuras que podem ser jogadas separadamente, como episódios autónomos. 
No árido deserto planeta de Arrakis, um a quatro jogadores assumem o papel de rebeldes, e devem resolver diversas missões com uma quantidade finita de tempo e recursos. Para tal, têm de decidir cooperativamente sobre como avançar na história, à medida que vão explorando diferentes regiões do mundo. Este é um jogo indicado para maiores de 14 anos e tem a duração média de 90-180 minutos.

Oathsworn: Into the deepwood


Oathsworn: Into the deepwood é um Twisting Tales Game, que pode ser jogado entre 1 a 4 jogadores, e que ocorre em Deepwood. Através de escolhas narrativas e combates, uma empresa (Oathsworn) luta pela sobrevivência da humanidade e da própria Deepwood, contra acontecimentos não naturais. O jogo tem a duração média de 30-90 minutos, e pode ser jogado entre 1 a 4 pessoas com mais de 14 anos.

Gutenberg


Em Gutenberg, os jogadores tornam-se pioneiros da impressão no Século XV. À medida que vão cumprindo ordens, os jogadores vão construindo a sua riqueza e a sua fama, sendo que ganha quem conseguir um maior reconhecimento e riqueza. No entanto, para tal, os jogadores terão de cumprir ordens, licitar ações e desenvolver workshops. 

Gutenberg pode ser jogado por 1 a 4 jogadores, com idade superior a 10 anos, e tem a duração média de 60-120 minutos.

Sword & Sorcery: Ancient Chronicles


Sword & Sorcery é um jogo de fantasia cooperativo, que pode ser jogado entre 1 a 5 jogadores, com mais de 12 anos. O objetivo é lutar contra as forças do mal, que são controladas pelo próprio sistema do jogo. A campanha Ancient Chronicles tem lugar no passado narrado na campanha Immortal Souls, pelo que ambas são totalmente compatíveis, sendo possível cruzar heróis e monstros de uma campanha para a outra. O jogo tem um grau de complexidade elevado e a duração média é de 60-90 minutos. 

Ark Nova


Em Ark Nova, os jogadores têm a missão de planear e projetar um jardim zoológico moderno de sucesso. Para isso, terão de construir recintos, acomodar animais e apoiar projetos de conservação em todo o mundo. O jogo tem a duração média de 90-150 minutos, e pode ser jogado entre 1 a 4 jogadores, com idade superior a 14 anos.

Corduba 27 a.C.


Depois de uma série de conflitos, é necessário reconstruir a cidade de Corduba e satisfazer os seus habitantes. Neste sentido, os jogadores vão assumir a identidade de diferentes famílias patrícias enviadas de Roma, que vão competir pela honra de se tornarem no próximo governador. Mas calma, porque para tal, precisam de ganhar o voto do povo e de Roma. Corduba 27 a.C. pode ser jogado entre 1 a 4 jogadores, com idade superior a 14 anos, e tem a duração média de 90-180 minutos. 

Messina 1347



O jogo Messina 1347 ocorre durante a tão conhecida Peste Negra. Os jogadores vão assumir o papel de importantes famílias que estão a deixar a cidade de Messina e a fugir para o campo, com o intuito de evitar a contaminação. Ao mesmo tempo, tentam salvar outros habitantes, prosperar a sua residência temporária, e combater a pandemia. Messina foi feito para 1 a 4 jogadores, com mais de 12 anos, e tem a duração média de 45-120 minutos.

Bitoku



Bitoku, da DEVIR, é um jogo de hand-management e engine-building, com vários caminhos para a vitória. Os jogadores vão ser espíritos Bitoku da floresta, que estão a caminho da sua transcendência, com o objetivo de se elevarem espiritualmente e se tornarem no grande espírito da floresta.

Bitoku tem a duração média de 120 minutos, e pode ser jogado entre 1 a 4 jogadores, com idade superior a 12 anos.

28 Elétrico de Lisboa


O jogo "28 Elétrico de Lisboa", da MEBO Games, já teve destaque num artigo anterior, que podes ver aqui, mas relembramos que é o primeiro jogo criado por Pedro Santos Silva e acrescentamos que foi um dos grandes sucessos na Essen Spiel 2021. 


O objetivo deste aclamado jogo é percorrer Lisboa com o famoso Elétrico 28, apanhar passageiros e levá-los a visitar alguns dos monumentos da cidade. Pode ser jogado entre 2 a 4 jogadores, com idade recomendada superior a 10 anos e tem a duração média de 45-60 minutos.

Pessoa


Pessoa, publicado pela PYTHAGORAS, é um worker placement que se diferencia pelas suas dinâmicas únicas. O objetivo é criar poemas e, assim, pontuar o máximo de pontos possível. Mas, para isso, os jogadores assumem a identidade dos mais conhecidos heterónimos de Fernando Pessoa - Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares - e inspiram-se nas zonas de Lisboa que fizeram parte da história do poeta. 

Pode ser jogado entre 1 a 4 jogadores, com idade superior a 10 anos, e tem a duração média de 45-75 minutos. Se quiseres relembrar o artigo em que falámos sobre o jogo, espreita aqui


Expansões e Anúncios

Maracaibo: The Uprising

Maracaibo: The Uprising é a primeira grande expansão do jogo Maracaibo. Tendo as Caraíbas como cenário, os jogadores podem optar pelo modo competitivo ou cooperativo, e dar uso aos novos módulos, às novas histórias opcionais e peças antigas, aos novos cartões de projeto, e ainda às habilidades assimétricas de jogador, que Maracaibo: The Uprising oferece. Com uma duração média de 40-160 minutos, pode ser jogado por maiores de 12 anos, entre 1 a 4 jogadores.


Vencedores Spiel 2021

Como é habitual, durante a edição da Essen Spiel 2021, foram atribuídos os prémios Spiel des Jahres, Kinderspiel des Jahres e Kennerspiel des Jahres. 

Spiel des Jahres

Os nomeados para jogo do ano (Spiel des Jahres) foram: The Adventures of Robin HoodMicroMacro: Crime City e Zombie Teenz Evolution, sendo que quem ganhou o prémio foi MicroMacro: CrimeCity, do designer Johannes Sich.

Kinderspiel des Jahres

Os nomeados para jogo infantil do ano (Kinderspiel des Jahres) foram: DragominoStorytailors Mia London, e quem ganhou o prémio foi Dragomino, dos designers Bruno Cathala, Marie Fort e Wilfried Fort. 

Kennerspiel des Jahres

Por fim, mas não menos importante, os nomeados para jogo "especialista" do ano (Kennerspiel des Jahres) foram: Lost Ruins of ArnakFantasy Realms e Paleo, sendo que o vencedor foi Paleo, do designer Peter Rustemeyer. 

DICE

Podcasts

Episódio 39 - Os jogos que jogamos em família

E porque jogos em família podem ser tudo e mais alguma coisa (desde desastrosos até épicos), trazemos um novo episódio em que falamos sobre jogos em família e os diferentes tipos de família. 


Episódio 40 - A crise dos contentores e o impacto no custo dos jogos de tabuleiro

Desta vez, um episódio sobre algo que nos afeta a todos: o aumento dos preços dos jogos devido à crise da falta de contentores.
 

Episódio 41 - 3D Printing nos Jogos de Tabuleiro

Mais um episódio a não perder, desta vez com a presença de João Pimentel, sobre a impressão 3D.


Episódio 42 - As grandes convenções internacionais de Jogos de Tabuleiro 

E como não podia deixar de ser, Outubro é o mês de grandes eventos, como é o caso de Essen Spiel, e por isso temos episódio dedicado às grandes convenções de Jogos de Tabuleiro!

DICE TOP

Aqui fica mais um episódio da DICE TOP, desta vez sobre o Top 3 de ilustradores. A não perder! 


DICE Talks

A DICE lança este mês um novo segmento de conteúdo chamado DICE Talks. Este novo segmento foca-se em entrevistas com personalidades dos jogos de tabuleiro, tendo o nosso primeiro convidado foi o Pedro Silva, criador do recentemente lançado jogo 28 Elétrico de Lisboa. Aproveita para conheceres melhor o Pedro nesta entrevista.




Unboxings de Outubro

Se já leste o nosso artigo sobre MAZESCAPE LABYRINTHOS, ficas agora com o espetacular unboxing do jogo. Se ainda não leste, não faz mal, podes ver o vídeo, e depois espreitar aqui


Reviews de Outubro

Mais uma review, desta vez do modo solo do jogo Canvas, da Road To Infamy Games.


Depois do nosso unboxing de MAZESCAPE LABYRINTHOS, podes também ver a nossa review sobre o jogo!


E, por fim, a nossa review sobre The Fuzzies, da CMYK! 


Fontes: 

BoardGameGeek. Disponível em: https://boardgamegeek.com/. 
Facebook VianaCon. Disponível em: https://www.facebook.com/VianaConOficial/. 
Spiel Messe. Disponível em: https://www.spiel-messe.com/en/. 



Latest in Sports