Aeon Drive


Para os fãs de desafios e "speedrunning", eis um jogo criado por dois espanhóis que vivem na Holanda e decidiram de alguma forma retratar a capital da Catalunha num futuro distópico, com o nome de Neo Barcelona. Tão distópico, diga-se, que em quase nada faz lembrar a Ciutat Vella, na qual eu próprio vivi por 2 anos e meio.

Jogamos com a Jaqueline, que desesperadamente quer chegar a casa e de repente vê a sua nave a ser danificada por armas estacionarias na chegada à sua terra natal. A personagem principal conta com uma espada, uma espécie de faca que faz lembrar a kunai de Minato, Pai de Naruto, com o poder de ser atirada para qualquer direção e fazer com que a nossa protagonista seja transportada para o local exato onde essa arma se encontra e por fim, o poder de controlar o tempo.


O jogador vai ter de correr, saltar, realizar um sprint/dash, em 10 níveis repletos de armadilhas que vão deixar o jogador um tanto frustrado pois o jogo não é fácil, a sua jogabilidade é boa mas julgo que podia estar mais refinada. Todos estes níveis têm um tempo determinado para terminar, assim sendo, é necessário alguma habilidade e velocidade em terminar os níveis, daí referir que a jogabilidade é boa mas por vezes, o lançamento da faca que nos ajuda a teletransportar, não funciona da melhor forma e esse poder é crucial para ultrapassar todos os obstáculos. No entanto existem latas que vão adicionar tempo ao cronometro, dando assim tempo extra para terminar os desafios.

Falando nos gráficos e cenários, como dito antes, sabemos que é num futuro distante, Neo Barcelona, e é preciso realçar que quem conhece a cidade tão bem quanto eu, vai reconhecer os nomes como Sants, Montjuic, Park Guel, Rambla del Mar, tudo locais onde eu passava o meu tempo enquanto cidadão de Barcelona, mas é também verdade que exceptuando umas palmeiras e outros pequenos monumentos, nada tem a ver com Barcelona e alguém que esteja lá a viver iria concordar comigo, se não fossem os nomes dos locais, não iam adivinhar onde se passava o jogo. Já o design da personagem principal tem pinta, fora isso, os níveis ou inimigos parecem desinspirados.



No que diz respeito à música, estava à espera de melhor, sendo num futuro imaginário como de Cyberpunk/Blade Runner, merecia algo mais, tal como acontece com o indie The Ascent por exemplo, o que acaba mesmo por passar ao lado e é na minha opinião um dos elementos mais importantes, principalmente num jogo em que passamos muito tempo a repetir os níveis e é preciso algo que fique no ouvido para conseguir passar o tempo e ultrapassar a frustração.

É necessário referir que há um modo co-op multiplayer seja em ecrã dividido como online, no qual têm de sprintar até chegar ao final do vídeo no tempo mais curto possível e a frente do outro adversário. Este é um jogo que tem como objetivo de fundo os speedruns, assim sendo, para quem adora este tipo de jogo, Aeon Drive, é um bom jogo para tal, até porque conta com as tabelas de classificação, algo que dá ânimo à competitividade.



Para fãs acérrimos de speedruns, é um bom jogo, no entanto quem procura algo com mais foco na narrativa, melhor trabalhado e não tão simplista, poderá ficar desapontado. Este é simplesmente, um jogo para se ir jogando em busca da melhor pontuação.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Xbox Series X, gentilmente cedido pela Cosmocover.

Latest in Sports