Algumas das novidades em Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl


Originalmente lançados em 2006, os jogos Pokémon Diamond e Pokémon Pearl foram os primeiros títulos da série a chegar à Nintendo DS, dos quais chegamos a falar aqui mesmo, nos tempos iniciais do Meus Jogos. Agora, a região de Sinnoh está prestes a chegar à Nintendo Switch em Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl, agora com um visual moderno, gráficos HD e algumas melhorias à mistura.

A convite da Nintendo e da The Pokémon Company, tivemos a oportunidade de assistir a uma breve apresentação dedicada às grandes novidades destes títulos, já que algumas delas possam ter escapado neste trailer do Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl ("BDSP"):


Este é, então, um remake com um estilo bastante peculiar, no qual todo o mundo e personagens terão um aspeto "chibi" durante a exploração, mas um aspeto "normal" em todas as batalhas e sequências de animação, alternando assim entre a perspetiva "top-down" e um estilo mais próximo dos títulos Pokémon: Let's Go. Apesar disso, estas novas versões BDSP pretendem ser fiéis aos originais DP, trazendo de volta a mesma história, assim como o mesmo Pokédex.

Isto não impede que hajam algumas melhorias e adaptações aos tempos modernos. Por exemplo, naquele que então era o Pokédex "completo", uma boa parte deles teria de ser transferida de jogos anteriores da GameBoy Advance, mas agora poderão ser obtidos no próprio jogo. Além disso, todas as alterações feitas posteriormente, como a inclusão do tipo "Fairy", serão aqui aplicadas, pelo que alguns treinadores irão também levar ajustes nas suas equipas. Outras melhorias incluem coisas mais ligadas à interação com o mundo, reduzindo assim o acesso a menus dentro de menus, como quando é necessário usar um ataque especial para abrir um caminho no mapa; outra será no tempo das batalhas, agora mais rápidas também.

Uma novidade que muitos irão apreciar é o facto do jogador, agora, poder escolher um pokémon da sua equipa para o acompanhar ao longo da aventura. Desta vez, isso não fica limitado ao que se encontra na primeira posição para as batalhas, será mesmo aquele que o jogador escolher.

Mas há mais:


O "Pokétch" era uma útil ferramenta que, apesar do seu aspeto "retro", tornava o ecrã inferior da Nintendo DS num menu sempre acessível. Agora, numa consola com apenas um ecrã, ele passa a ficar visível e acessível com o premir de um botão, podendo ser mantido no ecrã caso o jogador assim pretenda. Este permite fazer coisas como ver o mapa, ou procurar itens escondidos via radar.

Outra novidade está no regresso dos "Super Contests", onde o jogador compete pela beleza e dedicação dos seus pokémon. Isto permite usar autocolantes para decorar as pokébolas que, assim, irão lançar efeitos diferentes dos habituais quando se lança a criatura, bem como escolher um ataque que sirva de movimento especial para a categoria pretendida. Depois disso, o pokémon irá participar num pequeno desafio de dança que, na realidade será um jogo de ritmo no qual o jogador deverá premir o botão nos momentos certos.

Já a Amity Square é um parque no qual o jogador poderá escolher 4 pokémon para o acompanhar livremente enquanto se está a passear, em busca dos mais variados itens e outros tesouros à mistura. É também aqui que se irá encontrar uma personagem que deixa criar "Poffins", um prato da região feito com a mistura de vários ingredientes como as sementes e frutas apanhadas ao longo da aventura. Estes "bolos" poderão depois ser dados aos pokémon, de forma a melhorar o seu desempenho nos "Super Contests".



O maior upgrade neste BDPS, porém, está a nível do Grand Underground, um mapa subterrâneo espalhado ao longo de toda a região, e que já no original era bastante popular. Aqui, além de escavar em busca de itens valiosos para a aventura, poderão também ser encontradas figuras decorativas. Estas poderão depois ser colocadas ao gosto do jogador na sua "base secreta", com um poder muito especial. Conforme as estátuas selecionadas, o jogador irá afetar uma nova área chamada "Pokémon Hideaways", que irá mudar tanto em termos de elementos, como dos pokémon lá residentes.

Aqui, à semelhança do que acontece nas "Wild Areas" de Pokemon Sword e Pokémon Shield, as criaturas estarão sempre visíveis, não havendo assim encontros aleatórios. Isto facilita a vida a quem queira encontrar algum pokémon específico com melhores stats, por exemplo, ou preencher uma grande lacuna para quem não escolhesse o "starter" Chimchar e depois, tão cedo, não conseguia obter um pokémon de fogo para a sua equipa.

E embora o sistema competitivo da série vá continuar nos títulos principais Sword e Shield, o BDPS irá conter o seu próprio sistema de batalhas online e local, assim como as trocas de pokémon. Como seria de esperar, o jogo será também compatível com o Pokémon Home, podendo assim depois passar as suas criaturas de Sinnoh para a região de Galar, quer seja pela coleção, ou pela competição.



Fora da apresentação, ficou a questão do quão fiel irá ser a história destes remakes em relação aos originais, mas tudo parece indicar que não irá trazer grandes alterações. Isso, ou ainda teremos mais novidades até ao dia de lançamento. Pokémon Brilliant Diamond e Pokémon Shining Pearl chegam ao mercado já no próximo dia 19 de novembro, em exclusivo para a Nintendo Switch.


Latest in Sports