Super Mario Party Jamboree – Nintendo Switch 2 Edition: primeiras impressões em Paris


No meio de tanta excitação com as novidades que acompanham a Nintendo Switch 2, pelo meio tivemos uns quantos jogos que nada mais são que versões otimizadas dos jogos da Nintendo Switch original para a sua sucessora. Super Mario Party Jamboree – Nintendo Switch 2 Edition é um desses títulos, usufruindo de novidades de hardware da nova consola, com novos mini-jogos!

No evento de apresentação da consola em Paris este era um dos destaques, com um espaço dedicado ao jogo onde podíamos experimentar as novidades que surgem nesta edição! Tinha ali uma espécie de "Deluxe Edition", uma prática muito comum nos relançamentos quando já não sabem chamar remake, remaster ou qualquer outro nome peculiar. Usando outro termo, esta reedição de Super Mario Party Jamboree traz tudo o que temos no original e todo um conjunto de novidades possíveis apenas na Nintendo Switch 2, devido à consola em si.


O primeiro grande destaque foi para mini-jogos onde usamos a câmara da Nintendo Switch 2, onde quatro pessoas em fila se colocavam em frente ao ecrã para interagir com o jogo. Aqui usei literalmente o meu corpo, movimentando-me para apanhar moedas, batendo num bloco em cima de mim para as colecionar. Tal como a câmara, o jogo usa também o microfone da consola onde tive de berrar o mais alto possível para enfrentar Bowser, uma atividade que imagino que vá chatear muitos, mas muitos vizinhos.

O mais surpreendente disto tudo é que, apesar do ruído todo no pavilhão (acreditem, era mesmo barulhento devido aos jogos todos e à excitação palpável) o jogo conseguiu detetar na perfeição a nossa voz! Mesmo a câmara, apesar do resultado no ecrã não ter propriamente uma resolução impressionante, conseguia captar a imagem e movimento do nosso grupo de 4 jogadores. Mesmo as nossas expressões a acompanharem as nossas personagens estavam bem visíveis, para o bem e para a minha (ou a nossa) vergonha.


Além destes mini-jogos que usam o acessório da câmara, tal como o microfone incluído na Nintendo Switch 2, tive a oportunidade de experimentar os jogos que usam o novo esquema de controlo que transforma o Joy-Con 2 num rato. De andar a pintar bob-ombs com a minha cor, sortear correspondência ou puxar e largar um carrinho de brincar em direção à meta, estes mini-jogos funcionavam na perfeição! Claro que ali tinha as condições ideais para usar este modo, com os comandos em cima de uma mesa e tapete de rato, dito isto, a experiência foi muito positiva.

Estou curioso por experimentar os restantes jogos deste Super Mario Party Jamboree – Nintendo Switch 2 Edition + Jamboree TV, um jogo com um nome tão extenso que se torna um trava-línguas dizê-lo todo. Se há dois pensamentos que me surgiram foi, o primeiro relativamente aos mini-jogos que usavam a câmara, é que o Microsoft Kinect havia sido esquecido há muito e, quanto às restantes atividades em que usava o Joy-Con 2 como rato, foi de matar-me (de certo modo) a saudades que tinha dos mini-jogos que vinham com New Super Mario Bros. da Nintendo DS, ficando a saudade das tardes passadas a jogá-los com companhia.

Latest in Sports