Atualização para a Nintendo Switch: cartões virtuais, game share e outras novidades


Hoje a Nintendo Switch recebeu a sua maior atualização dos últimos tempos, introduzindo novas funcionalidades para a consola como os cartões de jogo virtuais, partilha de jogos com o Gameshare entre outras que preparam o lançamento da Nintendo Switch 2. Provavelmente a última grande atualização da consola, agora que o foco passa a estar na sua sucessora.

São novidades que ficamos a conhecer nos Nintendo Direct mais recentes, tanto no da Nintendo Switch em março como o dedicado para a Nintendo Switch 2. Funcionalidades que permitem gerir um pouco melhor a nossa biblioteca de jogos digitais, até mesmo empresta os mesmos, entre outras que nos recordam da Nintendo 3DS.




Cartões de jogos virtuais

Esta primeira grande funcionalidade diz tornar os jogos digitais ainda mais fáceis de usar! A funcionalidade cartões de jogo virtuais, tanto para a Nintendo Switch como para a Nintendo Switch 2, permite-nos gerir a nossa biblioteca de jogos digitais, trocando jogos entre duas consolas onde tenhamos a nossa Conta Nintendo, ideal para quando temos consolas secundárias que, por não serem a principal, necessitam de uma ligação à internet para serem jogados.

Tendo um cartão de jogo digital carregado numa consola, todas as contas Nintendo que estão nessa consola têm também acesso ao jogo, sem limitações, é mesmo como se estivesse um cartucho físico inserido. Toda esta gestão pode ser feita quer na consola como através da nossa Conta Nintendo no site da Nintendo.


Mas, talvez a grande funcionalidade destes cartões digitais vai ser o emprestar jogos a familiares (e amigos) com quem partilhamos o grupo familiar da nossa Conta Nintendo. A única limitação é que este emprestar de jogos tem de ser feito através da comunicação local sem fios entre consolas, ambas estando também ligadas à internet. Podemos ter até três cartões de jogos virtuais emprestados a outras pessoas em simultâneo, sendo que este emprestar de jogos durante 14 dias, ao que depois podem pedir novamente emprestado que todos os dados de gravação desse jogo se mantêm.

Para ver em melhor detalhe, podem ver todas as informações desta funcionalidade e todas as suas particularidades através do site oficial da Nintendo aqui.




GameShare

Esta segunda novidade é algo que quem jogou muitas sessões multijogador na Nintendo DS e Nintendo 3DS. Uma funcionalidade esquecida, mas, que dei muito uso nas nossas sessões de jogo que tínhamos no Café Progresso. Com o nome Download Play, em ambas as portáteis da Nintendo era possível apenas com um cartucho criar uma sessão multijogador entre várias consolas, uma funcionalidade que dei imenso uso nas nossas sessões de jogatanas no Café Progresso, no Porto.

Um sistema que regressa agora com a Nintendo Switch 2, que através do GameShare permite um jogador na sua consola, criar sessões de jogo multijogador com apenas uma cópia do jogo, podendo-os partilhar com amigos e família. Isto é possível tanto na Nintendo Switch como na Nintendo Switch 2, sendo que há alguns detalhes sobre esta partilha:
  • É apenas possível partilhar jogos com a Nintendo Switch 2; 
  • Qualquer Nintendo Switch 2 como a Nintendo Switch podem recebê-las através de uma ligação sem fios local;
  • As consolas Nintendo Switch são apenas compatíveis com jogos da consola;
  • Com uma ligação online é possível partilhar os jogos através do GameChat;
  • A Nintendo Switch não é compatível com a partilha de jogos online (tal como não tem acesso ao GameChat);

É uma funcionalidade que será excelente para sessões de jogo quer localmente ou online, mesmo que não tenham o jogo! Atualmente há alguns jogos que já sabemos que irão tirar partido deste sistema, lista que podem consultar através da página oficial que entra em detalhe no GameShare.




Transferir dados da Nintendo Switch para a Nintendo Switch 2

Por último esta atualização prepara o lançamento da Nintendo Switch 2 para quem tem a atual consola, com a funcionalidade de transferência de dados para continuarem os vossos jogos na consola sucessora. Para tal existem dois modos de transferir estes dados, através:
  • de uma comunicação local, semelhante à transferência de dados entre consolas atualmente;
  • da internet, podendo fazer upload dos dados da Nintendo Switch para, mais tarde, poderem completar a transferência na Nintendo Switch 2;
  • A transferência de dados através da internet é ideal para aqueles que ficarem sem acesso à consola atual, quando adquirirem a seguinte (para lojas que façam retomas de consolas em troca de um desconto, por exemplo);
Deste modo o que têm na vossa Nintendo Switch será transferido para a Nintendo Switch 2, sejam utilizadores, jogos digitais adquiridos, dados de gravação de jogos, capturas de ecrã e vídeos capturados, várias definições da consola e ainda o controlo parental. Como nota, após a transferência de dados terminar, os jogos digitais são automaticamente descarregados novamente na nova consola.

Podem saber mais sobre a transferência de dados entre consolas Nintendo Switch e Nintendo Swich 2 através da página oficial aqui.

Foram estas as novidades deste mais recente atualização da Nintendo Switch, preparando o lançamento da Nintendo Switch 2 a 5 de junho, que já só falta pouco mais de um mês para chegar!

Latest in Sports