Mario Kart World Direct – principais novidades
Uma apresentação que durou à volta de 15 minutos com Mario e companhia ao volante, na loucura que são as corridas com 24 participantes. O Modo livre onde podemos explorar o terreno sem grandes limitações, tal como o Modo Eliminatória, onde por várias corridas quem estiver nos últimos lugares é eliminado, foram as grandes novidades, ao que tivemos direito de as conhecer um pouco melhor. Foram pontos novamente apresentados, mas o tempo foi dedicado para as grandes novidades nesta apresentação, que podem ver na íntegra em baixo!
Começamos com um overview rápido do jogo, das suas personagens e algumas pistas que já pudemos ver noutros trailers e primeiras impressões. Algumas das pistas apresentadas foram o Circuito Mario Bros., a Metrópole Coroada, os Canais Salgados, o Pico Boreal e o Cinema Bu, juntando-se a estas algumas pistas clássicas como a Fábrica Toad, a Praia Peach e o Naufrágio Wario, pistas estas adaptadas e repensadas para Mario Kart World! Algo que se manteve durante a apresentação foram várias músicas bem conhecidas dos fãs da série, agora com um remix em condições que… podem ser pequenas pistas para muito do que nos espera. São percursos espalhados pelo mundo, onde podemos percorrer dia e noite com todas as condições atmosféricas possíveis!
Algo que tem sido visto recorrentemente é o número de personagens que estarão disponíveis, com muitas novidades onde foram destacados o Goomba, o Espigão e a Vaca, que tem dado que falar. Há muitos outros que vão de Pinguins a Bonecos de Neve, sendo que os conheceremos todos assim que o jogo for lançado. Vimos também uma vista rápida do modo Grande Prémio com 6 taças apresentadas sendo que, ao vencê-las todas, um certo (e bem conhecido) destino está à nossa espera. O modo Grande Prémio liga-nos de pista em pista, tudo interligado como nunca antes feito, mas, isto não quer dizer que o jogo descarte outros modos conhecidos.
Temos o modo Contrarrelógio onde combatemos contra os melhores tempos, onde regressa também a "luta" contra os fantasmas dos melhores corredores, que podemos ir buscar através de uma ligação à internet. O modo Batalha volta também, desta vez logo disponível e sem a sua ausência no lançamento como aconteceu com Mario Kart 8 quando lançado originalmente na Nintendo Wii U. São batalhas tanto a rebentar os balões dos adversários como a apanhar o maior número de moedas, combates possíveis devido ao arsenal de itens que podemos usar, ao que conhecemos algumas novas entradas. Voltam os dois slots de itens de jogos anteriores e, tal como regressam alguns itens há muito esquecidos como o Megacogumelo, com outros itens em destaque na apresentação como a Carapaça de Moedas (que cria um caminho de moedas à nossa frente), o Martelo, a Pluma, a Flor de Gelo… entre outros! Uma das novidades é o item Kamek que transforma os nossos rivais, com efeitos misteriosos que temos de aguardar para saber mais.
O Modo Vs. é onde podemos configurar o nosso estilo de jogo e, aqui, é onde podemos jogar o modo "Clássico" onde por norma percorremos o mesmo percurso 3 vezes, competindo pelo primeiro lugar. Podemos também construir o nosso próprio Grande Prémio e definir a lista de percursos interligados, uma competição que pode também ser feita através de equipas que, agora, vão até às 4 equipas, algo possível devido às 24 personagens em competição. Entre o desafio pudemos ver o regresso da condução assistida (para os mais inexperientes) e também o uso do giroscópio através do Joy-Con 2, simulando a condução com um volante.
Há também novas técnicas a aprender! O Salto Carregado onde premimos o drift em linha reta permite-nos saltar durante a corrida, algo útil para saltar sobre obstáculos, aproveitar o grind possível em carris ou até mesmo desviar-nos de ataques que nos seguem. Podemos até usar esta técnica para saltar para as paredes, o que nos leva a descobrir novos atalhos ou segredos na pista, algo que se falharmos podemos sempre usar outra nova técnica de Rebobinar, levando-nos um pouco atrás no tempo para corrigir o erro. Mas, atenção… nós podemos estar a rebobinar, mas os restantes corredores seguem a sua vida normalmente, podendo-nos ultrapassar!
Houve espaço na apresentação para falar um pouco sobre o item que é a comida que, na prática, serve para desbloquear novos fatos para as personagens, fatos estes temáticos da comida que apanhamos! Comidas que podemos encontrar enquanto exploramos o Modo livre, que nos permite explorar tudo ao nosso ritmo até aos limites do mundo. Há outros segredos a encontrar, que podem ser desde missões, moedas escondidas, painéis secretos, recompensando a nossa curiosidade quando não estamos simplesmente a usar o modo de fotografia. Através do modo online podemos explorar o mapa em conjunto com outros jogadores, podendo ir rapidamente ter com eles e discutir o plano da sessão, podendo tirar partido do GameChat no jogo que, se estiverem a usar a câmara ligada à Nintendo Switch 2, até 4 pessoas podem ser capturadas, usando as nossas caras no jogo.
Foi um Mario Kart World Direct que nos desvendou bastante mais sobre o jogo, que acompanha o lançamento da Nintendo Switch 2 a 5 de junho, onde estará também disponível um bundle que inclui uma cópia digital de Mario Kart World, um conjunto que estará disponível por tempo limitado. Um jogo que estará localizado em português europeu, conforme apresentado no vídeo. Resta agora aguardar pelo jogo para poder desvendar ainda mais surpresas!