Após uma década, Phantom Breaker está de regresso numa versão definitiva, onde poderão encontrar todos os detalhes aprimorados, desde o gameplay, aos modos co-op local e online e a própria banda sonora remasterizada. O jogo é simples, básico e curto, o modo normal não oferece um desafio grande, algo bem acessível sem deixar a diversão de lado. Assim se apresenta o jogo tal como o modo história, embora tenham ao dispor várias personagens à escolha, pouco muda em termos de jogabilidade e sem esquecer que a campanha não tem nada de extraordinário. Claro que verdade seja dita, praticamente todo o beat 'em up usa uma narrativa como pretexto para bater nos mauzões.
Há uma variedade de botões de ação, ataque fraco, médio e forte, dois ataques especiais e um pequeno pormenor de poder nos próprios níveis saltar de um lado para o outro. Dando como exemplo o primeiro nível em Tóquio, atacamos os inimigos que se encontram na estrada e os inimigos que estão do lado do passeio. Isto há 10 anos era engraçado, mas, nos dias de hoje até preferia que a ação se encontrasse toda ela num só sítio, ao invés de ter de saltar de um percurso para o outro.
Cada vez que terminarem um nível há um sistema de upgrades também ele muito básico, com os diamantes e moedas que obtiverem ao eliminar as hordas de inimigos, vão usar esses recursos para obter então mais vitalidade, força e defesa como novas habilidades. É natural de um jogo com uma década e não é algo que me faça ficar chateado, por vezes até gosto de simplicidade num jogo e este é basicamente isso que apresenta.
Há mais uns modos para além da campanha e estes são o Arcade no qual podemos jogar com os vilões que têm as suas próprias habilidades e jogar em time attack ou score attack. Já o Co-op local conta com até 4 jogadores em simultâneo mas também podem jogar online e melhor de tudo, é cross platform, agora resta saber quantas pessoas estarão online para puderem jogar todos juntos, como é evidente, não é propriamente o jogo mais popular do momento. O Battlegrounds é o modo mais interessante para jogar em co-op, isto porque podem enfrentar 4 contra 4 jogadores e a confusão está instalada.
É um jogo remasterizado com personagens Chibi, para ser exato 38 personagens jogáveis, isto é direcionado para aqueles que gostam de beat ’em ups e o tradicional japonês anime com meninas da escola secundária com espadas maiores que elas próprias. Terminando, nesta versão definitiva do jogo podem usar as vozes em inglês ou as originais em japonês e ouvir as suas vozes “kawai”.
Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela The ICO team.