Caligo


Desenvolvido pela Krealit e publicado pela Sometimes You, Caligo é mais um jogo originário no Steam que, ao fim de alguns anos, encontra o seu caminho para os ecrãs da Nintendo Switch. Um simulador de caminhada, Caligo leva-nos pelas mais variadas paisagens, enquanto descobrimos a história do protagonista desta "aventura".
 

O protagonista, sem nome, partilha o palco com um misterioso demónio. Este último surgirá como uma espécie de guia/narrador que estará sempre presente nesta nossa caminhada pelas memórias fragmentadas do protagonista. Uma caminhada que nos levará de florestas luxuriantes (e com alguns elementos surrealistas) e cemitérios de navios, até cavernas sombrias e prisões lúgubres e soturnas, que mais parecem retiradas de um jogo do Resident Evil ou do Silent Hill. Tudo isto acompanhado com um voice acting competente e uma banda-sonora igualmente capaz.

Sendo este um simulador de caminhada, conforme referi no início, não existirá muito mais que possamos fazer a não ser caminhar pelo cenário, num caminho linear e pré-definido, sem puzzles para resolver, itens para encontrar (exceção feita aos desenhos que retratam elementos da vida do protagonista, que iremos apanhar espalhados pelo cenário) ou inimigos para combater.


Caligo impressiona, com os seus gráficos detalhados e realistas, assim como com a sua narrativa filosófica, contudo de jogo acaba por ter pouco (ou nada diria mesmo). Com um tempo de duração curtíssimo (em uma hora consegue-se completar todos os capítulos do jogo), sem qualquer tipo de dificuldade e sem alguma espécie de replay value, Caligo não tem muito a seu favor, numa consola repleta de jogos visualmente impressionantes e com muito mais conteúdo no que a conteúdo diz respeito.


Nota: Análise efectuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Sometimes You, via Keymailer.

Latest in Sports