Phantom Abyss

Se a hype criada em volta do novo trailer de apresentação de Indiana Jones and The Great Circle ainda te anda a fazer comichão na pele, Phantom Abyss poderá ser mesmo o jogo certo para te acalmar essa maleita. Este jogo de plataforma 3D roguelike na primeira pessoa da Team WIBY põe-nos de chicote na mão dentro de um templo antigo para que possamos reunir relíquias sagradas e tentar sair de lá.

Phatom Abyss consiste de quatro níveis principais (baseados nos vários elementos da natureza) e seis provas em cada um deles para escolher e onde apenas três delas precisam ser concluídas para avançar para a próxima zona. Existem também níveis extras que podemos desbloquear se reunirmos chaves suficientes (que estão espalhadas pelos variados mapas) durante as provas que fazemos.

Parece fácil mas os deuses do templo não estão lá para facilitar a nossa vida. Todas as masmorras têm variadíssimos obstáculos e armadilhas e isso é a constante que o jogo proporciona de base. O que vai variando são as condicionantes e restrições que são apresentadas ao jogador que vão desde saúde limitada, mortes instantâneas ou uma espécie de divindade que nos persegue pelo mapa.


Nas primeiras horas, Phantom Abyss mostra-se uma proposta interessante, inovadora e sólida. Todo o ambiente em torno dos templos faz-nos sentir que estamos dentro daquele lore e sentimos que a nossa progressão tem impacto na maneira como encaramos cada um dos níveis. Os chicotes e bónus que vamos ganhando ajudam-nos nas nossas próximas corridas pelos templos, que de maneira obvia se vão tornando cada vez mais difíceis com o tempo. Quando tudo falha podemos sempre seguir o caminho dos "fantasmas" de outros jogadores que já fizeram esse templo e esperar que não tenham virado para o lado errado. O que, em parte, não deixa de ser engraçado por vezes fazer isso mesmo, na tentativa de ver os disparates que já aconteceram antes de nós pisarmos os pés nos níveis em questão.

Se há uma valência que este jogo tem como constante é a natureza energética dos níveis e a forma como imprimem sempre pressa ao jogador em terminá-los. Seja aproveitando a própria natureza humana de querer chegar sempre em primeiro, seja através dos obstáculos e inimigos que nos perseguem, pareceu-me sempre que a "ordem do dia" era sempre correr e saltar como se não houvesse amanhã e quanto mais depressa a corrida terminar, melhor. Outro aspeto positivo do jogo é a sua exploração. Temos sempre um cofre para descobrir, um novo atalho para aprender ou um recanto escondido que possa trazer algum beneficio ao jogador. 

Então se o sentimento de urgência nas nossas corridas é algo forte e a exploração existe e é recompensa para quem o faz, estamos bem? Mais ou menos. O casamento entre estes dois aspetos nem sempre corre bem e aqui o povo está do meu lado; "Depressa e bem, não há quem!"
Phantom Abyss tem dificuldade em estabelecer um equilíbrio entre estes dois aspetos, quase sempre favorecendo mais o jogador que quer bater o seu próprio tempo do que aquele que quer perder mais tempo a explorar tudo o que é recanto. 


No papel, Phantom Abyss é divertido e o seu conceito de “Um templo por dia, não sabes o bem que que te fazia!” é interessante. Oferece (até certo ponto) algo de novo para fazer diariamente e mediante as condicionantes que se apresentam traz desafio e a variedade de chicotes e o que adicionam em termos de jogabilidade é bastante saudável e faz-nos encarar cada templo de maneira diferente. Na prática, e mesmo com todas as variáveis diárias e da sua própria natureza roguelike, o jogo rapidamente se torna "mais do mesmo" passadas umas quantas horas de jogo e os modos de jogo que são apresentados tornam-se repetitivos e não conseguem fazer com que a nossa permanência no jogo se torne apelativa o suficiente para nos fazer voltar todos dias para mais uma corrida.

Phantom Abyss é uma proposta original e desafiante mas que tem mecânicas desequilibradas e um loop de jogo cinzento principalmente na sua segunda metade de jogo no entanto é fácil de recomendar para fãs de roguelike e de conceitos fora da caixa


Phantom Abyss saiu de early access e entrou na sua versão 1.0 no dia 25 de janeiro de 2024 e está disponível para PC, Xbox Series X|S e no Xbox Game Pass.


Nota: Análise efetuada com base em código final para PC, gentilmente cedido pela Devolver Digital.

Latest in Sports