Comic Con Portugal 2024 — 10 anos


Uma Comic Con Portugal muito especial, o aniversário dos 10 anos do evento no nosso país, festejada com toda a pompa e circunstância. Para celebrar esta década o evento volta à Exponor em Matosinhos (Grande Porto), ocupando praticamente todo o seu espaço e regressando às suas origens! Em 2014 foi assim e, bem, de certo modo foi como voltar a casa.


Filas que davam a volta ao quarteirão demonstravam o interesse e a quantidade crescente de pessoas interessada em participar. De famílias a grupos de amigos, viam-se pessoas e grupos, de todas as formas e feitios muitos vestidos a rigor dos seus personagens preferidos. A afluência parece ter sido estrondosa, com filas gigantescas para entrar no sábado, ao que ficamos curiosos com os números oficiais ainda por revelar.

A Comic Con, que começou mais orientada para os comics ocidentais que lhe dão o nome, é hoje em dia muito mais do que isso, tendo eventos e bancas do ocidente ao oriente, com um bocado de tudo para todos. A organização era bastante clara e fácil de perceber: uma zona inteira dedicada a merchandising com várias lojas já conhecidas e muitas bancas de artesanato a demonstrar o trabalho incrível que pequenos criadores fazem. Noutro pavilhão uma zona mais dedicada ao gaming, com arcadas, desafios e ainda um palco com para conferências e conversas sobre jogos a que chegarão a todos em breve. Houve tempo e espaço dedicado para criadores de conteúdos nacionais falarem sobre os mais variados temas, com conversas bastante interessantes que valeram a pena acompanhar.

          

Não contou com uma presença de peso das marcas mais conhecidas dos videojogos, no entanto, tivemos um pequeno stand com Nintendo Switch equipadas com Princess Peach: Showtime! Já stands oficiais da PlayStation ou Xbox... nem vê-las. Contudo, não faltavam consolas da Sony espalhadas pelo evento, em diferentes stands, com os mais variados jogos. A presença das três principais produtoras podia estar tímida, mas, ainda assim, houve espaços e tempo dedicados para os seus jogos! Desde conferências de Pokémon com o campeão Eduardo Cunha, a sessões como a da PlayStation com Rise of the Ronin, houve espaço para falar sobre videojogos.

No palco gigante era onde decorriam os eventos e entrevistas principais, ao lado do qual existiam mais um sem fim de bancas de jogos e passatempos a publicitar as mais variadas marcas e séries. Filas gigantes para autógrafos com alguns dos autores convidados e entrevistados estavam também muito bem organizadas. Para terminar tinham também uma zona dedicada à alimentação, com comida para todos os gostos, mesmo que as mesas não chegassem para todo o público devido à grande afluência.

Resta saber se este foi apenas um regresso especial, de modo a comemorar o 10.º aniversário. Talvez com uma grande afluência seja de considerar edições fora de Lisboa? Só o futuro dirá!

Latest in Sports