PlayStation 5 - As Principais Novidades

Foi com a apresentação PS5 - The Future of Gaming que a Sony Interactive Entertainment (SIE) revelou o design da PlayStation 5, juntamente com alguns acessórios e, acima de tudo, quase 30 jogos que serão lançados na consola, incluindo vários exclusivos!

Começando com a consola em si, o seu design acabou por ser a maior surpresa do evento, com um visual radicalmente diferente do das consolas anteriores, mas bastante apelativo. Pouca coisa expressa tanto "nova geração" como uma mudança tão significativa em termos visuais. E se a estética pode ter sido a maior surpresa de todas, a segunda será certamente a existência de dois modelos diferentes: um modelo standard com uma unidade de disco Blu-Ray Ultra HD e um modelo digital sem unidade de disco, para quem dispensa os videojogos em formato físico.


Até ver, a única diferença entre os dois modelos está mesmo na presença ou não do leitor de Blu-Ray Ultra HD, o que faz da versão exclusivamente digital um modelo um pouco mais elegante. Resta saber quais serão as diferenças de armazenamento entre elas e, naturalmente, as diferenças de preço.


Em termos de acessórios, o comando DualSense é naturalmente o grande destaque, com uma série de novidades em relação aos anteriores, contando agora também com um carregador wireless compatível com duas unidades em simultâneo.

Quem procura mais do que uma mera plataforma de videojogos irá gostar do Media Remote, um controlo remoto com microfone integrado para navegar facilmente pelos filmes e serviços de streaming. Já quem quiser fazer stream enquanto joga irá apreciar a Câmara HD, com duas lentes 1080p para que os jogadores possam filmar e transmitir os seus momentos épicos nos jogos.


Finalmente, e talvez o mais importante dos acessórios para tirar o máximo partido das novidades da consola, este set de auscultadores sem fios PULSE 3D conta com suporte a áudio 3D e dois microfones para cancelamento de ruído, prometendo assim imersão completa no mundo dos videojogos.

Mas o que seria de uma consola sem os seus videojogos? A apresentação da PlayStation 5 começou com isso mesmo, um vasto leque de novos videojogos, tanto a nível de exclusivos como muitos outros que irão tirar o máximo partido da consola.


A primeira surpresa veio da Insomniac Games com Marvel’s Spider-Man Miles Morales, uma reedição melhorada do grande Marvel's Spider-Man da PS4, com toda uma expansão dedicada à personagem Miles Morales.

O maior destaque, porém, vai para o novo Horizon Forbidden West, da Guerrila Games, uma sequela ao cativante Horizon Zero Dawn que conseguiu ser mesmo o título mais impressionante de toda a apresentação em termos visuais, realmente mostrando aquilo de que a PS5 é capaz!


Entre todos os títulos apresentados, destacamos ainda Ratchet & Clank: Rift Apart, uma louca aventura entre múltiplas dimensões, Gran Turismo 7 com impressionantes visuais para os amantes de automóveis, e até mesmo o inesperado remake do clássico Demon's Souls.

A nível third-party, os grandes destaques foram para o Kena: Bridge of the Spirits, que facilmente passaria por um grande filme de animação, e, como não poderia deixar de ser, Resident Evil Village, o próximo grande jogo desta popular série de terror.

Até ao lançamento da consola, muitas outras novidades virão, incluindo datas e preços de lançamento. Entretanto, o melhor mesmo é ver (ou rever) toda a apresentação!

Latest in Sports