51 Worldwide Games


51 jogos num só? É esta a proposta de 51 Worldwide Games, o novo título da Nintendo que conta com grandes clássicos de jogos de tabuleiro, cartas e muito mais. Uma colecção de experiências para um a 4 jogadores, tanto para família e amigos em modo local, com uma ou mais consolas, ou em modo online contra todo o mundo. Vai uma partidinha?

A partir do ecrã principal, são imediatamente apresentadas as diversas opções de jogo, caso se pretenda jogar com uma única consola para todos os jogadores, em modo local com uma consola por jogador, ou em modo online, seja em sessões contra amigos ou desconhecidos.

Com uma só consola, é possível juntar desde 1 a 4 jogadores em frente à TV ou em modo portátil, cada um com o seu comando joy-con. Um jogador sozinho, porém, também pode usar o Pro Controller, por exemplo, ou jogar em modo portátil sem retirar os comandos. O mais interessante, porém, é mesmo a possibilidade de jogar através do touch screen para um ou dois jogadores, em modo portátil. Vários destes jogos, aliás, apresentam um ângulo de visualização diferente nos modos TV ou portátil, permitindo fazer do ecrã um verdadeiro tabuleiro, pousado entre dois jogadores sentados frente a frente.

Escolhido o setup, é hora de jogar!


O menu é extremamente simples, apresentando num só ecrã a lista completa de jogos disponíveis. Para cada jogo, quer os jogadores já conheçam ou não, existe uma breve introdução na qual um conjunto de personagens discute como é que se joga, acompanhado de animações do jogo em si. Honestamente, estas introduções são a melhor coisa de todo este título. Ao mesmo tempo, conseguem ser diálogos divertidos e suficientemente informativos, sem entrar em grandes detalhes - o ideal para quem vai começar. Depois, em cada jogo, existe um menu que permite consultar detalhadamente as regras, mas na maioria deles não será necessário, graças à excelente introdução.

Com 51 jogos ao todo, a aposta foi feita numa grande diversidade, oferecendo um pouco de tudo para todos os gostos. Desde clássicos populares por cá, como damas e xadrez, a menos conhecidos como Shogi ou Mancala, com jogos que vão desde os mais básicos até aos que requerem grande estratégia, sem esquecer alguns que são pura e simplesmente baseados em sorte. Pelo meio, há todo um conjunto de minijogos cujas experiências são mais casuais do que outra coisa, boas para reuniões familiares e até mesmo para os mais pequenos. Em todos eles, a apresentação é visualmente simples, mas bem conseguida, mantendo o foco no jogo em si sem distrações para quem está a jogar. Um daqueles casos em que menos é mais.

O melhor é mesmo assistir à apresentação de todos os jogos:


Se todos os jogos funcionam para um jogador, contra o CPU ou solitário, alguns têm os seus requisitos próprios. Por exemplo, em jogos de cartas nos quais é importante cada jogador esconder bem o que tem na mão, só será possível jogar em multijogador local se cada um estiver na sua própria consola. Para isso, em vez de cada um ter de comprar a sua cópia do jogo, a Nintendo irá disponibilizar a partir da data de lançamento o "Guest Edition" - um download gratuito da eShop que permitirá até 3 jogadores juntarem-se a alguém que tenha o jogo, em sessões de multiplayer local.

Já em termos de jogar online, se for com amigos é possível utilizar voice chat a partir da aplicação da Nintendo Switch Online para smartphones. Basta criar uma sala para que até 4 jogadores se juntem, mas só o jogador "principal" poderá fazer as seleções. Não há forma, por exemplo, de cada um dos restantes indicar no jogo quais gostaria de jogar, ficando sempre a decisão nas mãos de quem os convidou.

Este é o tipo de compilação de jogos onde cada um irá ter os seus favoritos... e também os seus odiados. Para muitos, será também um grande regresso à infância. No meu caso em particular, a descoberta que o Ludo, do qual tanto gostava em pequeno, é afinal só lançar dados e esperar que corra bem. Toda uma desilusão! Os mais pequenos vão gostar. Já os fãs da velhinha Wii e o jogo Wii Sports irão adorar os jogos controlados por movimentos, pois o Bowling está de volta!

Com um pouco de tudo para todos os gostos e um preço relativamente acessível a rondar os 40€, este é um título muito fácil de se recomendar, quer seja para reuniões de família e amigos, como para os tempos mortos com a portátil à mão, com a vantagem de se poder sempre jogar online.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentillmente cedido pela Nintendo.

Latest in Sports