Primeiras Impressões: Main Assembly
Main Assembly, recentemente lançado em Early Access na Steam, é um título sand box onde a imaginação do jogador praticamente não tem limites.
O jogador controla um drone, em forma de esfera flutuante
com uns olhos super expressivos e fofos com a capacidade de construir veículos.
Toda a atmosfera envolta neste título assenta no sentido humorista da coisa. Enquanto
se desloca ou tenta produzir algo, tem sempre a companhia de uma voz robotica, que
lembra um pouco o jogo Portal, que ajuda ou denota comentários mais cómicos, consoante
aquilo que se está a passar.
Essencialmente este título é um puzzle gigante, com o enfase
na imaginação e na lógica de reproduzir elementos que possibilitam a
deslocação, sejam eles carros, motos ou até aparelhos que voam.
Cada nível assenta num objetivo, e o jogador terá de
reproduzir um veículo que o permita alcançar esse objetivo principal. No
entanto, também existem objetivos secundários que jogam um pouco com a perícia
do jogador de conduzir o que tentou replicar. Normalmente são novas peças.
A ferramenta de construção pode tornar-se um pouco difícil.
A movimentação de vários nós do veículo e a extensão das diferentes seções
mudam dependendo do ângulo em que se está a movimentar a peça e a profundidade
das opções criativas não assentam apenas na colocação das peças nos locais
corretos. Um pouco como o Kerbal Space Program, existem sistemas físicos
bastante reais a ter em atenção ao construir veículos mais complexos.
Relativamente aos modos de jogo, existem desafios onde é possível
colecionar até 106 estrelas, o modo sandbox e o onlice co-op. Enfim uma
panóplia de escolhas a adicionar ao já por si “neverending story” de construir
tudo aquilo que se pretende. É possível também partilhar invenções na “Steam
Worhsop” adicionando assim ainda mais profundidade e diversão.
Um título divertido e com muita complexidade.