Evan’s Remains

Evan’s Remains apresenta-se como um jogo de aventura e puzzle platformer, com uma história bastante forte que deixará qualquer um desejoso por saber o seu fim.

Este título, produzido apenas por uma pessoa, Matías Schmied, começou como projeto no Kickstarter e após um ano vê a luz do dia.

O jogador veste a pele de Dysis, uma rapariga com a missão de encontrar o jovem génio Evan que se encontra desaparecido e os rumores indicam que o mesmo está localizado numa ilha deserta. Por alguma estranha razão a empresa Up-Link decidiu que Dysis era a única pessoa adequada para por fim a esta estranha missão.

Numa ilha aparentemente deserta o jogador rapidamente vai desvendando os seus segredos e descobre que realmente há mais em jogo do que apenas encontrar este génio.


Em termos de jogabilidade Evan’s Remains é uma mistura de puzzle com visual novels. A fórmula é simples, o jogador termina um puzzle e é brindado com uma pequena cutscene com história, sem voice acting, apenas pequenas linhas de texto.

Os puzzles em si são simples no sentido em que não existe uma grande complexidade de ações ou movimentos, mas que por vezes se apresentam bastante desafiadores. O intuito de todos os puzzles é o de ultrapassar a barreira presente no lado direito do monitor, sendo que todo o jogo se apresenta como um side scroller, portanto da esquerda para a direita, e assim continuar o seu caminho. Para isso o jogador tem ao seu dispor plataformas com diferentes finalidades, como por exemplo interruptores que fazem deslizar plataformas para cima ou para baixo e até da esquerda para a direita, ou plataformas que desaparecem quando o jogador salta. 

Não é necessária nenhuma habilidade especial nem são apresentadas novas habilidades conforme se avança na aventura, é apenas necessário pensar e experimentar cada plataforma apresentada no puzzle. Após algumas tentativas o sentimento de superação é bastante gratificante e esclarecedor perante uma história pesada e bastante tocante.


Acontece que cada puzzle é um monólito com uma mensagem secreta que é desvendada após a sua conclusão, não pelo próprio jogador, mas pelo seu “amigo” nesta ilha. Sim, acontece que esta não é uma ilha completamente despida de contato humano. Existe bastantes reviravoltas e em várias ocasiões fiquei colado ao que se passava nas pequenas caixas de texto. Existem traços de narrativa sobre família o que leva a algumas mudanças emocionantes e até trágicas.

Toda a arte do jogo em pixel é incrivelmente detalhada, como o cabelo de Dysis balançando à medida que salta ou corre, bem como todo a ambiente criado que serve de pano de fundo de cada novo local da ilha.


Evan’s Remains é um jogo puzzle-platformer bastante acessível, curto, mas que conta uma história bastante tocante. 
Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela Whitethorn Digital.

Latest in Sports