Mafia 2: Definitive Edition


Análise por André Santos / Parceria Future Behind

Foi em 2010 que a 2K lançou o segundo jogo da série Mafia - Mafia 2 -, na altura para consolas como a Xbox 360 e a PlayStation 3 e ainda para o sistema operativo Windows (chegando um ano mais tarde a MacOS). Estamos 2020 e os fãs da trilogia receberam a boa notícia que a mesma estaria a caminho das consolas da presente geração, com o segundo e terceiro - Definitive Edition - jogo já lançados nas suas versões remasterizadas (com todos os DLCs incluídos) e com o Mafia original com data de lançamento para dia 28 de agosto num remake que trará gameplay mais extenso, novas cutscenes e ainda um novo motor gráfico.

O novo lançamento da 2K - Mafia 2: Definitive Edition - os jogadores viajam novamente para Empire Bay nos anos 40 do século XX onde voltarão a viver as aventuras de Vito Scaletta e o do seu amigo Joe, mas desta vez com a adição de todos os DLCs. Mas será que o acrescentar de DLCs como: The Betrayal of Jimmy, Jimmy's Vendetta e ainda Joe's Adventures é o suficiente para fazer deste Mafia 2: Definitive Edition um jogo a comprar?

A narrativa de Mafia 2: Definitive Edition (bem como a do original) segue a vida de Vito Scaletta. Vito, imigrante Italiano que foi para os Estados Unidos da América [EUA] em criança vê-se forçado a voltar a Itália para ajudar nos esforços da guerra, mas ferido em batalha volta aos EUA onde descobre que, antes de morrer, o seu pai tinha contraído uma dívida com pessoas pouco amigáveis. Isto leva-o a perseguir o sonho americano de uma melhor vida para si e a para a sua família... e para o fazer não há forma mais rápida do que se envolver com a máfia siciliana na cidade de Nova Iorque.


Tão bom quanto na geração passada

A 2K apresentou esta Definitive Edition de Mafia 2 como um reviver da bem conhecida história, mas desta vez em HD e ainda com suporte HDR e 4K para Windows PC, PlayStation 4 Pro e Xbox One X. Por isso, 10 anos e uma geração depois, esperávamos encontrar um jogo com animações melhoradas e arte gráfica que se adequasse à atual geração de consolas.

A versão resmaterizada do jogo apresenta-se, na verdade, com o mesmo tipo de animações que podíamos encontrar nos tempos da PlayStation 3 e da Xbox 360, mas agora com um melhor ambiente gráfico de elementos como a cidade em si ou até mesmo os veículos. Claro que os movimentos, principalmente, em alturas de maior ação estão mais fluidos aproveitando a 100% o poder das atuais consolas, não tendo sido notório, durante o período de análise, qualquer quebra de frame rate ou momentos em que o desempenho do jogo sofresse de forma considerável.

Ainda durante estes períodos de maior ação, foi fácil de perceber logo ao início, que o sistema de mira deste Mafia continua, tal como no jogo original, um pouco complicada de usar. Isto pode ser visto como algo normal, dado que a trilogia Mafia não tenta ser um fps, mas claro que numa versão remaster que sai uma década depois do jogo original seria interessante ver uma melhoria deste sistema.

No universo das cutscenes, aqueles momentos de história entre as partes jogáveis, conseguimos perceber que existiu algum trabalho para aperfeiçoar o aspeto gráfico, as animações durante os diálogos parecem mais naturais e acabam por transportar o jogador, de forma eficaz, para dentro da narrativa do jogo. É aqui que Mafia 2: Definitive Edition, o título da 2K é um jogo que envelheceu bem, e que a história continua a ser interessante, de jogar e de viver. Para além disso, mesmo quem já pegou no jogo durante a passada geração, terá sempre, tal como nós tivemos, uma ótima sensação de nostalgia enquanto correm as ruas de Nova Iorque como vendeiros mobsters que, rapidamente, se vão tornar.


O poder do DLC

Mesmo para quem já jogou o título original existe uma grande vantagem neste Mafia 2: Definitive Edition. Para além de outro conteúdo, a versão definitiva do título, conta com os três principais DLCs que a 2K lançou para este segundo Mafia.
  • Ao bom estilo Hitman, o DLC The Betrayal of Jimmy traz 30 novas missões onde teremos que trabalhar como mercenário e até competir com os nossos amigos num ranking online, bem ao estilo arcade, para ver quem é que será o melhor mercenário em Empire Bay.
     
  • Em Jimmy's Vendeta, o estilo de jogo será o mesmo, mas desta vez temos 34 novas missões focadas no espirito de vingança contra aqueles que não ficaram bem vistos durante o primeiro DLC.
     
  • Por fim, em Joe's Adventures, seguimos o nosso bem conhecido Joe durante os 6 anos em que esteve longe do amigo de longa data, e personagem principal, Vito. Durante este DLC bem mais focado na narrativa, vamos conseguir explorar novas áreas de Empire Bay e descobrir novos objetos para colecionar. Talvez o melhor dos DLC's, dado que se foca na narrativa e acrescenta momentos interessantes à história.
É esta a grande vantagem de Mafia 2: Definitive Edition: o facto de ser publicado com todo o conteúdo disponibilizado pela 2K, por isso mesmo que já se tenham aventurado por Empire Bay será sempre interessante voltar a pegar nesta edição definitiva para agora, embora com um aspeto semelhante, mas a um preço mais agradável, conseguirem jogar as novas missões disponibilizadas depois do lançamento original.


Considerações Finais

Mafia 2: Definitive Edition é um jogo para todos aqueles que não o jogaram ou para aqueles que apenas jogaram o conteúdo principal, é ainda um jogo para os fãs da trilogia que querem agora fazer a viagem nostálgica que ainda há pouco tempo falávamos.

No entanto, é preciso ter em atenção que não é um jogo que vos vá oferecer gráficos feitos à medida para esta geração de consola. Trata-se, na verdade, de uma remasterização muito suave por parte da 2K, o que nos leva a pensar, que a editora fez muito bem em lançar o segundo e terceiro jogo neste momento ao invés de esperar pelo lançamento do primeiro. Caso o fizessem arriscavam a que muitos dos jogadores que começariam, certamente, a jogar pelo início da história, ficassem incrivelmente desiludidos com a sensação de downgrade que iriam ter (isto tendo em conta o material oficial já disponibilizado sobre Mafia: Definitive Edition)

Mafia 2: Definitive Edition já se encontra disponível para Xbox One, PlayStation 4 e Windows PC.

Nota: Artigo publicado em parceria com Future Behind https://www.futurebehind.com/.

Latest in Sports