Ring Fit Adventure é uma aventura que fará transpirar!


Uma aventura épica que convida a fazer exercício físico. É assim que Ring Fit Adventure se apresenta, numa curiosa mistura entre fantasia e realidade que chegará à Nintendo Switch já no próximo dia 18 de outubro, juntamente com dois novos acessórios.

A convite da Nintendo, tivemos a oportunidade de o experimentar recentemente nas instalações da sede da Nintendo of Europe, no que se revelou uma tarde bem divertida! Mas comecemos por falar do jogo em si. Ao contrário de qualquer típico jogo de aventura, Ring Fit Adventure não permitirá jogar confortavelmente sentado, pois irá utilizar o próprio corpo do jogador como controlador, graças aos novos acessórios que virão com ele incluídos: o Ring-Con e uma correia para a perna.


Se a correia não passa de uma simples forma de prender o Joy-Con esquerdo a uma perna para detetar o movimento, já o Ring-Con é um dispositivo eletrónico flexível que, além das capacidades obtidas pelo encaixe do Joy-Con direito, inclui um sensor capaz de detectar o esforço que lhe é aplicado e reagir a alterações de movimentos. A correr sem sair do sítio, o jogador conseguirá fazer a personagem correr, enquanto que ao movimentar e pressionar o Ring-Con de diversas formas, poderá por exemplo fazer ataques contra os inimigos. Tudo isto a jogar enquanto se vai queimando algumas calorias.

Mas de que se trata, então, este jogo?


A principal vertente do Ring Fit Adventure está precisamente no modo aventura, onde um demónio do fitness (malvado, mas bem musculado) ameaça tomar conta do mundo. Para o impedir, só mesmo o jogador com a ajuda de um mágico anel dourado, curiosamente parecido com o novo Ring-Con. Ao longo de mais de 20 mundos, cada um com múltiplos níveis diferentes para explorar, o herói terá de correr, com o jogador a correr no lugar, e utilizar o anel para executar diferentes ações como saltar, disparar ou dirigir uma jangada, com o jogador a movimentar o Ring-Con.

Pelo caminho, irão surgir inimigos que será necessário combater, utilizando para isso os Fit Skills da personagem, que são movimentos divididos em quatro categorias: braços, abdominais, pernas e poses de ioga. Como acontece em qualquer RPG, conforme os inimigos deverão ser utilizados os movimentos das categorias mais adequadas, de forma a se ter ataques mais fortes contra eles, havendo ao todo mais de 40 Fit Skills de ataque e defesa. Na prática, estes serão os exercícios que o jogador estará a fazer, contando todos eles com orientação no ecrã da melhor maneira de efetuar cada um, sendo que uma forma e postura corretas irão provocar mais dano aos adversários.


Todas as ações irão contar para a experiência da personagem, que permitirá subir de nível e também desbloquear novas técnicas, mas também para a experiência do jogador, apresentando no final de cada cenário or resultados do seu esforço. Para cada pessoa, o perfil do jogo irá ter em conta as suas capacidades e a intensidade do exercício pretendido, pelo que mesmo quem não esteja habituado a fazer exercício se possa divertir. A ideia é que todos se divirtam enquanto fazem exercício, sob a desculpa de uma grande aventura onde conteúdos não irão faltar.

Além da aventura principal, haverá também outros modos, como o "Quick Play" para sessões mais curtas, ou os modos "Simple" e "Sets" com formas adicionais de fazer exercícios específicos para treinar partes do corpo ou grupos musculares à escolha do utilizador.

O mais divertido, porém, será mesmo o conjunto de minijogos disponíveis, especialmente quando se tiver amigos ou familiares em casa a competir pelos melhores resultados. Há minijogos para todos os gostos, mas todos irão envolver exercício físico, o que irá por isso mesmo resultar em boas gargalhadas.


Quando o Ring-Con e a correia foram apresentados pela primeira vez, dificilmente se imaginaria uma aventura como esta de Ring Fit Adventure, pelo que a sessão de experimentação se revelou uma óptima surpresa. Na realidade, já tinha sido apresentado o "Ring" e, pelo vídeo, seria fácil esperar algo ligado ao mundo "Fit", mas quem diria que o grande foco do jogo iria ser "Adventure"?

Começar o jogo foi bastante simples com base nas instruções dadas no ecrã, desde encaixar os Joy-Con nos novos acessórios até aprender como eles funcionam. Logo na criação do perfil do utilizador, é pedido que se aperte com força o Ring-Con, depois fazer o inverso, de forma ao jogo perceber o perfil de quem está a jogar. Rapidamente se começa a aventura, num mundo com gráficos bastante coloridos e apelativos, na pele de um atleta e o seu mágico anel gigante... e assim se começa a correr. A velocidade da personagem corresponde ao jogador, os movimentos do anel correspondem aos do periférico e, rapidamente, se percebe que dá para apontar o anel e fazê-lo disparar contra alvos encontrados no cenário, como caixas de tesouro para recolher materiais.

O primeiro inimigo que surge no ecrã interrompe a corrida e apresenta as batalhas por turnos, com movimentos para ataque e defesa, fazendo tudo isto parecer realmente um videojogo. Não é uma espécie de "Wii Fit" disfarçado, dá mesmo a sensação de uma mistura entre jogo de aventura com uma componente de RPG, só que ao mesmo tempo obriga a fazer exercício físico. A melhor comparação possível é de quando lançaram na Nintendo GameCube o Donkey Kong Jungle Beat, um título de plataformas que se jogava com um acessório de bongos, batendo nos tambores e palmas para controlar a personagem. É algo fora da caixa, mas realmente divertido!


Efectivamente, o jogo cansa e faz transpirar, mas por todo o seu ambiente também tem uma boa capacidade de motivar. O facto de os níveis serem divertidos e com uma boa duração, sem serem demasiado longos, permitirá que seja jogado diariamente mesmo que em curtas sessões antes ou depois de um dia de trabalho. O mais engraçado, porém, foi mesmo ver a competição entre alguns jornalistas nos minijogos - até o staff da Nintendo se riu com as nossas figuras!

Quem disse que os jogadores só estão bem refastelados no sofá? Venha daí o mundo de Ring Fit Adventure!

Latest in Sports