Gears POP!


Gears POP!, é um jogo de estratégia ao género de "tower defense", em tempo real. Desenvolvido pela The Coalition e Mediatonic e publicado pela Xbox Game Studios para iOS, Android e Windows 10, é exatamente como o próprio nome indica: um jogo com o ambiente de Gears of War mas com personagens ao estilo da Funko POP!

Sem sombra de dúvidas, este título é super semelhante ao popular Clash Royale, mas com alguns mudanças em termos de jogabilidade. A premissa é a mesma, derrubar as torres que defendem uma das faixas e depois o acampamento do herói inimigo para garantir a vitória. É dado 1 ponto pela destruição de cada obetivo e, se a partida terminar em time-out, o vencedor é aquele que tiver mais pontos. Ou seja, no total é possível fazer-se 3 pontos.

A principal diferença é que em Gears POP! o jogador terá de capturar barreiras para conseguir progredir no terreno e colocar os seus "pins" de forma estratégica e mais avançada nesse mesmo terreno. É possível ver-se a diferença da filosofia de jogo misturado com a atmosfera de Gears of War e a sua mecânica do uso da parede como recobro.

Cada "pin" requer uma certa quantidade de pontos de energia para ser usado. A energia é gerada automaticamente ao longo do tempo e em velocidade dupla numa fase mais avançada de cada partida.
Os "pins" incluem algumas personagens bem conhecidas como Marcus, Cole Train ou Diaz e diferentes tipos de soldados genéricos de ambos os lados da barricada, com mecânicas diferentes, que podem ajudar da captura de barreiras, na distração de tropas inimigas ou no ataque a longa distância. Em intervalos regulares, os jogadores têm acesso a um ataque especial, com o qual podem causar sérios danos na defesa inimiga. Será necessário colocar este ataque especial de forma estratégica para obter a maior taxa de sucesso possível para o efeito.


Este é o tipo de jogo em que os jogadores iniciam uma partida sempre que querem e também o podem jogar sem parar, uma vez que não é necessário esperar para ter energia suficiente para iniciar uma batalha, como em certos títulos apontados para o telemóvel. Cada partida contribui para o nível em que cada jogador é colocado, fazendo assim com que o jogador apenas tenha acesso aos "pins" do nível que lhe esteja atribuído. De momento existem 5 arenas e 3 ligas diferentes. O jogador inicia a sua campanha na Arena 1 e, para conseguir chegar às seguintes necessita de realizar duelos e efetivamente ganhá-los para receber pontos. As Arenas são separadas pelos seguintes pontos de ranking: Arena 2 - 300 pontos; Arena 3 - 600 pontos ; Arena 4 - 900 pontos ; Arena 5 - 1,200 pontos. Daí em diante serão apresentadas as ligas que se dividem por, Bronze com 1,600 pontos, Silver com 2,000 pontos e por último a Gold com 2,400 pontos.

Será necessário abrir baús para desbloquear novos "pins" e o jogador apenas poderá ter 4 de cada vez, ou seja, terá esperar "x" horas para poder abrir o báu. Dependendo da sua raridade, o número de horas será mais eleveado. Naturalmente, também é possível abrir baús usando cristais, a única moeda do jogo que é possível adquirir com dinheiro real.

Também existe um modo cooperativo, "Horde", que permite ao jogador juntar-se com alguém da sua equipa, algo que se poderá fazer depois de chegar ao nível 3. Este modo permite a entrada de duas pessoas com o intuito de derrotar o poderoso inimigo NPC. É efetivamente necessário que o outro jogador não perca a conexão porque por vezes estes confrontos podem ser bastante complicados. Para ter acesso a este modo de jogo também é necessário ter uma chave que se pode adquirir ao abrir baús. Isso, ou então, ficar atento ao chat de equipa porque este convites são feitos apenas para os membros da equipa. 


Em suma, Gears POP! não possui nenhuma das características reais de um jogo de Gears of War, além das personagens do modo de jogo "Horde" e talvez da mecânica do uso das paredes para captura das zonas do mapa. No entanto, é um jogo bastante apelativo que garante pelo menos uma parte dos dados mensais e bom gasto de energia da bateria do telemóvel. É possível também ser jogado no computador, fazendo-se o download do jogo na loja da Microsoft.
Nota: Esta análise foi efetuada com base na experiência tanto em telemóvel como em PC.

Latest in Sports