State of Play: Setembro 2025


Aconteceu de surpresa, assim do nada, mas tivemos mais um State of Play! Até calhou bem, agora que os olhos estão todos apontados para Ghost of Yōtei fica sempre aquela dúvida: o que tem a PlayStation para nós? Bem, a resposta foi dada ontem com mais de meia hora de jogos, novidades e algumas surpresas, para o que esperar da PlayStation 5 nos próximos meses, numa altura em que o fim do ano já se aproxima e, quem sabe, não teremos uma prenda no sapatinho!


A apresentação arrancou em grande, mostrando um pouco mais de Saros, um jogo que parece segurar a tocha de Returnal e continuar o seu legado, com muita ficção científica, um arsenal de armas, habilidades e muito mistério para descobrir. Após algum tempo a questionar-nos como seria o jogo, até porque só conhecíamos um pequeno tease, tivemos agora um trailer bem mais extenso a mostrar devidamente o jogo.
 A Housemarque volta assim à PlayStation 5, com um lançamento para 20 de março de 2026.

Tivemos uma boa variedade de jogos, alguns que exploram estilos artísticos como Chronoscript: The Endless End, com lançamento em 2026, um jogo 2D com uma forte aposta na ilustração, algo que Zero Parades – For Dead Spies também explora, o novo RPG com foco na narrativa e espionagem, pelas mãos do estúdio que nos trouxe Dysco Elysium, ZA/UM. Um jogo para 2026.


A Microsoft também veio dar aqui um pouco o ar da sua graça, com mais um título que marcou a Xbox agora a sair na PlayStation 5! Desta vez chega Microsoft Flight Simulator 2024, já a 8 de dezembro, que olha para a consola da Sony como um novo meio de explorar o seu jogo, tirando partido do potencial do DualSense, com os gatilhos, coluna de som e customização do touchpad, com experiências diferentes entre mais de uma centena de veículos estejam no ar ou no chão. Um jogo que vem ainda com o suporte para o PlayStation VR2, para uma experiência ainda mais imersiva, com uma atualização gratuita em 2026.

Das viagens no ar passamos para a ação mais presente no solo (e não só), com um novo trailer de Battlefield 6 que foi curto, mas serviu para mostrar muita ação, destruição e um combate feroz seja a pé, como em tanques ou aviões de combate. A espera por este jogo está mesmo quase a terminar, com lançamento já para 10 de outubro! Um pequeno trailer, que se seguiu de outro mais curto, mas suficiente para deixar os seus fãs empolgados: Deus EX Remastered prepara-se para chegar à PlayStation 5 a 5 de fevereiro de 2026, com visuais atualizados, controlos otimizados e o uso do DualSense.


Vimos um pouco mais de Nioh 3, num vídeo que apresentou personagens entre outras novidades no combate, um RPG de ação que chega a 6 de fevereiro, ali mesmo no dia a seguir a Deus EX, que nos complica um poucos os planos! Outro RPG que se juntou à festa foi Code Vein II, o novo título da Bandai Namco num ambiente futurista, cheio de vampiros, que iremos explorar a 30 de janeiro do próximo ano. Ainda no registo do horror tivemos Halloween, um jogo multijogador assimétrico onde jogamos com Michael Myers atrás dos que tentam sobreviver, que embora seja temático da época vamos ter de esperar bastante, pois o jogo é lançado a 8 de setembro de 2026.

Não foi uma apresentação só de jogos, pois vimos o anúncio dos PlayStation Pulse Elevate, colunas de som wireless que prometem elevar a nossa experiência de jogo, ou até mesmo das conversas com os nossos amigos, que podemos ligar à PS5, PC ou Mac, podendo até usar com a PlayStation Portal e dispositivos móveis! Com a promessa de "atirar-nos" para dentro do jogo, estas colunas chegam em 2026. Por outro lado, não vamos ter de esperar muito pelo novo comando DualSense que celebra os 20 anos da série God of War (sim, faz 20 anos, eu sei que não parece), com um design inspirado em Kratos, com as pré-reservas a começar já a 3 de outubro.


Num tom mais leve, depois dos jogos de ação e terror que destacamos aqui, vimos um novo trailer de Sonic Racing: CrossWorlds, que serviu para mostrar mais conteúdo adicional pago que continua a trazer franquias, personagens e universos fora de Sonic the Hedgehog (e da SEGA) ao jogo de corridas, que já por aí anda a correr! A Capcom junta-se à festa com Mega Man e Proto Man, com o seu estilo clássico dos jogos originais, tal como um carro inspirado em Rush, o robótico cão de companhia dos nossos heróis, e um nível onde Dr. Wily parece querer fazer das suas. Um DLC que será lançado algures no início do próximo ano.

O grande destaque da apresentação que fechou muito bem este State of Play foi Marvel's Wolverine, que após tanto tempo há espera, finalmente tivemos um trailer que mostrou jogabilidade e muito mais! O novo título da Insomniac Games que coloca agora o aranhiço de lado e foca-se em Logan, o icónico mutante conhecido pelas suas garras de adamantium e capacidades regenerativas impressionantes. Tivemos um bom e longo trailer cheio de ação que promete não poupar tudo e todos que nos surgem à frente, usando as garras de Wolverine para cortar tudo e todos que surgem no nosso caminho.


Vimos o foco na narrativa, que à semelhança dos três anteriores jogos de super heróis da Insomniac Games, aqui vai também explorar o passado e história de Logan, dando a conhecer o seu passado tal como se estivéssemos a ler a banda desenhada. Uma excelente surpresa, que chega à PlayStation 5 no outono de 2026, tornando-se assim um dos jogos mais aguardados do próximo ano!

Foi assim mais um State of Play, com vários jogos, trailers e boas surpresas para 2026. Serviu para nos recordar de jogos que estão mesmo aí a chegar, como Final Fantasy Tactics: The Ivalice Chronicles, tal como desvendar os jogos que chegam ao serviço PlayStation Plus onde teremos Alan Wake II, COCOON e Goat Simulator 3!

Não conseguiram acompanhar a apresentação ontem? Fiquem então com o State of Play na íntegra em seguida:

Latest in Sports