Nintendo Direct: Setembro 2025


A longa espera por um Nintendo Direct dedicado, terminou! Sim, temos vindo a ter alguma variedade entre diferentes Nintendo Directs, ora dedicado a jogos específicos, às third parties ou a indies, mas… faltava assim um principal, onde falassem um pouco mais dos jogos da Nintendo, até porque Metroid Prime 4: Beyond está aí a chegar e a sua data de lançamento era uma incógnita.

Tivemos então um Nintendo Direct e mesmo antes de começar, já prometia! Com cerca de 60 minutos, foi a apresentação do género mais longa que a Nintendo trouxe, se ignorarmos aquelas onde ficamos a conhecer consolas, como foi o caso da Nintendo Switch 2 este ano. Havia muito para falar, de datas de lançamentos a possíveis surpresas, haviam ainda dois filmes na calha de Super Mario e The Legend of Zelda, o que nos deixou a pensar se os 60 minutos não seriam para, também, darem tempo para falar destas adaptações ao cinema.

E, por falar em Mario, com a série a celebrar o seu quadrigésimo aniversário a 13 de setembro, seria a altura perfeita para sair alguma coisa, não? Bem… ora aqui vai!


Super Mario Direct

Na prática, este Nintendo Direct foi um dois em um, com uma secção inicial dedicada a Mario e aos seus quarenta anos. Depois de uma breve introdução com imensas ilustrações que apresenta o histórico da série mais icónica da Nintendo, tivemos umas quantas notícias. Miyamoto foi o porta-voz, trazendo-nos algo relacionado com o Museu da Nintendo em Quioto, uma maratona e ainda novidades para o parque de diversões.

A primeira grande surpresa vinha com o anúncio de Super Mario Galaxy: O Filme, que continua as aventuras de Mario e companhia, agora relacionado com os jogos da Nintendo Wii (já lá vamos). Não sabemos muito mais, apenas que tem estreia marcada para abril do próximo ano, e que novas informações estão a caminho.


E… falando em Super Mario Galaxy, uma coletânea com os dois títulos lançados na Nintendo Wii estão a caminho da Nintendo Switch, a 2 de outubro! A oportunidade perfeita de voltar a visitar dois incríveis jogos, com o primeiro que esteve disponível por tempo limitado há uns anos e, esperamos agora, que fique disponível para sempre. Acompanhando este lançamento temos o livro de histórias de Rosalina, que será vendido através da loja oficial da Nintendo, tal como dois amiibo temáticos disponíveis a 2 de abril.

Continuando com jogos Mario, tivemos o anúncio de Mario Tennis Fever que sai a 12 de fevereiro para a Nintendo Switch 2. Um jogo e ténis onde regressam velhos truques para derrotar todos os nossos adversários, acompanhando novidades como os golpes eufóricos, ataques especiais com toda uma variedade de efeitos que podem ser a nossa chave para a vitória. Tem o impressionante número de 38 personagens jogáveis e muitas raquetes com poderes diferentes, com diferentes tipos de partida onde pode reinar o caos.

Tira também partido dos controlos por movimento (mas com cuidado) para jogarem com amigos, tal como um modo de história onde os nossos protagonistas são transformados em bebés e, tal como os anos de idade que perderam, também perderam as suas habilidades como tenistas. 

Mario Wonder surge também com uma Nintendo Switch 2 Edition, com novo conteúdo e novos modos de jogo algures na primavera de 2026! Expande-se assim um jogo que já foi marcante, onde nos aventuramos no Parque Belabel para novos modos de jogo, atrações para jogar cooperativamente com amigos entre outras competitivas, para arrecadar o maior número de moedas, enganar os nossos adversários com disfarces e muitas outras atividades. Mais notícias sobre este jogo serão lançadas no futuro, mas, entretanto, sabemos que a tagarela flor deste jogo será lançada com uma versão real em 2026, disponível em português do Brasil.

Terminando a secção deste "Mario Direct" surge o novo Yoshi's Island and the Mysterious Book, com lançamento para a primavera na Nintendo Switch 2. Um jogo que simula ao mesmo tempo as ilustrações dos livros de contos infantis, como a animação stop motion que ainda vai dando sinais de vida. Um jogo de plataformas, com muita aventura e ainda muito por saber, que até ao seu lançamento teremos mais novidades.

O início do Nintendo Direct "normal"

Passando para o Nintendo Direct que estava programado, vimos alguns jogos third party diferentes, como o roguelite Storm Lancers, inspirado na animação japonesa onde temos ação à fartazana para explorar, que fica ainda hoje disponível. Seguiu-se de Dinkum, um jogo de sobrevivência que escolheu logo a pior zona do mundo para sobreviver: a Austrália (já viram bem as aranhas que lá andam?). Concluindo um trio de jogos surge POPUCOM com lançamento previso para o próximo inverno, um colorido jogo de ação multijogador, com muitos tiros, puzzles e modos de jogo até 4 jogadores, que têm de trabalhar em equipa.

Voltando aos títulos Nintendo, Tomodachi: Living the Dream teve um breve trailer onde mostrou algumas das mecânicas que regressam do jogo da Nintendo 3DS, onde criamos os nossos Mii, lidamos com os seus caprichos e vemos as suas interações com outros habitantes da ilha. Teremos mais informações no futuro, deste bizarro jogo que ficamos agora a saber que sai na primaveira de 2026!


Foi um limpa palatos para depois passar a mais jogos third party, com um trailer de Mortal Kombat: Legacy Kollection para nos recordar que sai a 30 de outubro (com edição física em dezembro). Assim de surpresa surge também Lynked Banner, um jogo de ação que já se encontra disponível para a Nintendo Switch e Nintendo Switch 2.

Houve dois grandes destaques nesta secção: em primeiro tivemos um trailer mais extenso de Final Fantasy VII Remake Integrade, que chega à Nintendo Switch 2 a 22 de janeiro próximo, assim para começar bem o ano depois do Natal. Contudo, o grande destaque (e um dos grandes jogos que apareceram neste Nintendo Direct) vai para Hades II, com direito a uma secção animada incrível e cheia de hype, tudo para dizer que o jogo chega às consolas Nintendo já a 25 de setembro em exclusivo nas consolas por enquanto (além do PC), arruinando tudo o que era agenda para muitos de nós, para semanas que já estão cheias. Um jogo que terá direito a edição física em dezembro (só esperamos que não seja um Game Key Card)!

Surpresas e datas de lançamento


Apesar de ter tido um Nintendo Direct dedicado há tempos, Kirby Air Riders teve direito a uns breves minutos de fama nesta apresentação, trazendo consigo uns novos amiibo para acompanharem o lançamento do novo jogo! Há mais novidades a caminho sobre o jogo, com um Kirby Direct a sair entretanto. 

Hyrule Warriors: Age of Imprisonment marcou presença também, para finalmente desvendar a sua data de lançamento a 6 de novembro! Um jogo para a Nintendo Switch 2 donde vimos algumas novidades, inspiradas em The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom, como algumas engenhocas Zonai como ventoinhas e outras coisas perfeitas para chatear os nossos inimigos. Tivemos algumas caras novas, tal como o anúncio do modo cooperativo até dois jogadores, também disponível através de GameShare que funciona até com a Nintendo Switch original.


Do nada tivemos novidades para o serviço Nintendo Switch Online + Pack de expansão, com uma nova consola a ficar disponível. Admito que não estava nada a contar com isto, mas, a estranha consola Virtual Boy será lançada no serviço e, para jogar, é necessário um acessório dedicado que replica o hardware original, de modo a experienciar o 3D estereoscópico. Tem lançamento agendado para 17 de fevereiro, com 14 jogos a serem lançados ao longo do tempo e, caso não queriam o acessório em plástico, podem optar pela versão em cartão.

Tivemos um pouco mais de Monster Hunter Stories 3: Twisted Reflection, o novo RPG spin-off da icónica série da Capcom, que chega a 13 de março de 2026! Um breve trailer que mostra um pouco mais do mundo do jogo, as diferentes habilidades que podemos usar às cavalitas dos diferentes monstros, entre outras coisas. A Capcom viria a trazer alguma presença bem forte neste Nintendo Direct, como poderão ver mais daqui a nada.

Houve dois remakes surpresa! Dragon Quest VII Reimagined sai para a Nintendo Switch e Nintendo Switch 2 a 5 de fevereiro, um clássico da Square Enix que teve um remake para a Nintendo 3DS, mas, esta versão apresenta-se muito diferente daquilo que tivemos na antiga portátil da Nintendo. Foi um segredo bem guardado, apesar que já corriam por aí uns zunzuns que este remake estava aí planeado.

Para uma mudança de tom mais drástico surge Fatal Frame II: Crimson Butterfly, um jogo da PlayStation 2 e Xbox (original), que por sua vez teve também um remake para a Nintendo Wii. Surge agora na Nintendo Switch 2 com visuais atualizados e com lançamento para o início do próximo ano. Para limpar a alma deste jogo de terror vimos Power Wash Simulator 2, que podemos jogar com amigos já no próximo outono.

Nintendo Switch 2 Editions, entre versões adaptadas

Vimos um leque de jogos com o selo "Nintendo Switch 2 Editions" a serem acrescentados ao catálogo da consola, que além de melhorias de desempenho, alguns ainda trazem novidades que tiram partido da consola:
  • Human: Fall Flat
  • One Piece: Pirate Warriors 4
  • Overcooked! 2
  • Stardew Valley
Além destes jogos tivemos Dynasty Warriors: Origins, um jogo que saiu nas restantes consolas e PC que chega agora à Nintendo Switch 2 em janeiro do próximo ano. Um lançamento que vem acompanhado com um DLC, também ele lançado na mesma altura. Temos também Danganronpa 2: Goodbye Despair em 2026, um jogo originalmente lançado em 2012 que regressa agora acompanhado com novo conteúdo, de nome Danganronpa 2x2, uma história adicional que adensa o mistério habitual desta série.


Mais Pokémon!

Não foi um Pokémon Presents, mas acabamos por ter mais surpresas neste Nintendo Direct do que aquelas que tivemos nas mais recentes apresentações, dedicadas à série! Pokémon Legends: Z-A teve um trailer para mostrar algumas novidades, como as Mega Evolutions do trio de Pokémon iniciais de Kalos, revelando assim Mega Chesnaught, Mega Delphox e Mega Greninja, que na altura foi bizarro como é que o trio de um jogo que introduziu uma mecânica tão marcante, não teve direito a estas evoluções.


Esta não foi a única novidade para este jogo de Pokémon, pois de surpresa tivemos o anúncio do DLC Pokémon Legends: Z-A — Mega Dimension! Ainda sem data concreta de lançamento (ficando apenas pelo típico "brevemente"), vemos Hoopa que parece ter algum destaque nesta história adicional, acompanhado por duas novas Mega Evolutions: Mega Raichu X e Mega Raichu Y. Resta agora saber se mais Pokémon terão direito a este tratamento especial, e, afinal, do que se trata este novo conteúdo.


Para acabar as surpresas Pokémon surge um novo título, onde Ditto é a principal personagem! Pokémon Pokopia parece fazer uma fusão entre Harvest Moon ou Animal Crossing, com as criaturas de Pokémon que vamos conhecendo à medida que progredimos no jogo. Um jogo para levar com o máximo de tranquilidade possível, apanhar recursos e conhecer Pokémon para nos ajudarem a criar o nosso sítio dos sonhos. Algo que iremos descobrir mais no futuro, até ao seu lançamento em 2026.

Metroid Prime 4: Beyond despachado e mais macacada com Donkey Kong

Talvez o momento mais bizarro deste Nintendo Direct (ainda mais que o anúncio da Virtual Boy) foi despacharem Metroid Prime 4: Beyond num pequeno trailer que, ainda assim, mostrou algumas novidades! Parece que este bocado serviu apenas para largar a data de lançamento a 4 de dezembro, mas sendo um dos jogos mais aguardados da Nintendo Switch e Nintendo Switch 2, merecia um pouco mais de destaque. Quem sabe, se não teremos um Metroid Prime Direct nos próximos tempos?

Apesar da curta duração, vimos Samus a agarrar todo o seu estilo numa motorizada futurista, enquanto explorava um deserto e lidava com todo o perigo que a rodeia. Rostos familiares, perigos novos e ainda o anúncio de novos amiibo que vão acompanhar este lançamento, que estamos ansisosos por saber mais!


Contudo, um jogo que teve destaque foi Donkey Kong Bananza, que recebeu assim do nada um DLC surpresa que… fica hoje disponível! De nome Caça às Esmeraldas, temos como objetivo continuar a destruir tudo e mais alguma coisa, agora a apanhar esmeraldas num jogo muito ao estilo roguelite, onde vamos adquirindo poderes especiais em cada sessão de jogo, perdendo-os ao começar uma nova run. Viajamos para um local bem familiar, com personagens já conhecidas, tudo para apanhar o máximo de esmeraldas possíveis e decorar este novo sítio com estátuas.

Aproveitando este canto, para coisas surpresas que não contava, surge Suika Game Planet, uma sequela do viciante jogo que andou na boca do mundo há dois anos, o "jogo da melancia". Aqui temos um estilo de jogo diferente, ainda assim fiel ao original, que podemos jogar com amigos!

Acabar em grande!

Estando a contar os minutos até ao fim deste Nintendo Direct, começa a não sobrar muito mais tempo, ao que pensava "o que é que vão anunciar, para terminar isto?". Bem, tivemos um duo de surpresas (tecnicamente foram quatro, mas, adiante) que fecharam bem uma apresentação com uma bela diversidade de jogos diferentes, para todos os gostos.

Em parte, a Capcom ajudou ao fim da festa, anunciando Resident Evil Requiem para a Nintendo Switch 2, com lançamento a 27 de fevereiro: o mesmo dia que nas restantes consolas e PC. Um trailer que impressionou, por ser uma versão dedicada que talvez mostre ainda mais o potencial do RE Engine, motor que a companhia tem usado com grande sucesso. Este Resident Evil não vem sozinho, pois Resident Evil: Biohazard Gold Edition, e Resident Evil Village: Gold Edition serão também lançados para a Nintendo Switch 2 a 27 de fevereiro!


A nível pessoal, este Nintendo Direct terminou em grande! Aquela que foi para mim a melhor surpresa para me deixar já ansioso pelo próximo ano, foi o anúncio de Fire Emblem: Fortune's Weave! Vimos bastante jogabilidade, com alguns truques novos para mudar a estratégia a nosso favor, que ainda assim acredito que vamos descobrir muito mais sobre este jogo, até ao seu lançamento no próximo ano.

Também neste trailer tivemos um bom grupo de personagens que nos acompanharão nesta aventura, numa história que decorre durante os Heroic Games, ao que sabemos ainda muito pouco do que se trata, mas cheira-me a torneio. Um trailer que abriu o apetite, principalmente na parte final ali com uma personagem importante, de um dos títulos mais recentes da série.

E foi assim este Nintendo Direct, cerca de uma hora de novidades que até podia ter sido dividido em dois Nintendo Directs, um deles dedicado a Mario, mas em ocasiões diferentes. Ficamos assim a saber o que esperar da Nintendo Switch e da Nintendo Switch 2 até ao final do ano, com já algumas coisas apresentadas para o início do próximo e, até mesmo, o decorrer de 2026!

Latest in Sports