Sky of Destruction
Eu sempre fui um amante de videojogos de aviões de guerra, especialmente do género do Ace Combat, e Sky of Destruction enquadra-se apesar de ser diferente dos jogos da Bandai Namco. Resumidamente, é um twin stick shooter simples e fácil de pegar e jogar, no entanto, há certos aspetos a referir que deviam de ser polidos e isso foi na minha experiência, algo de negativo.
Sendo um jogo simples e até fácil de jogar partidas rápidas, acaba por ser um bom jogo para uma portátil e que neste caso em específico, acabou por ser a versão da Nintendo Switch que aqui temos. O jogo coloca-nos nos níveis com uma espécie de porta-aviões no qual temos à disposição três aviões de combate para ultrapassar os níveis, cujo objetivo consiste em aniquilar o nosso inimigo. Todos os níveis têm o mesmo objetivo por isso aqui não vão encontrar uma campanha com uma narrativa sequer, é isto, simples e direto.
Não esperem sentir emoções de larga escala como acontece com Ace Combat, a música é OK e os níveis não variam muito. À nossa volta praticamente nada existe e o objetivo é sempre o mesmo, sublinhando o que disse antes: é pegar, jogar, aniquilar o inimigo e passar para o nível seguinte. A única coisa que pode variar são os aviões de combate que vão desbloqueando, isso será algo que vai mudar um pouco a jogabilidade e a forma como jogam, pois cada avião tem as suas características.
Existem três comandos que podem dar aos vossos companheiros controlados pela IA, ordenar que defendam a nave mãe (o porta-aviões), atacar ou perseguir inimigos. As mensagens de aviso vão surgindo no ecrã caso a nave mãe for atacada e precisar de proteção e por vezes o melhor é mesmo voltar lá para esmagar os inimigos. Há um speed boost que dá uma ligeira aceleração para casos críticos quando estejam a ser perseguidos por inimigos ou para chegarem à nave mãe o mais rapidamente possível.
Falando na nave mãe, podem e devem fazer upgrades à mesma, isto para que esteja mais bem preparada para as missões futuras e sustentar mais danos provocados pelos inimigos. É importante, pois a IA irá ao auxílio, mas não consegue aguentar um ataque massivo dos inimigos e convém que esteja preparada para sofrer alguns danos. É mesmo importante estar presente para proteger a nave mãe.
No canto inferior direito vão contar com as naves inimigas que faltam destruir para conseguir concluir o nível, e um mapa em que indica onde estão os inimigos e a nave mãe. Já pelos níveis e entre toda a destruição, vão encontrar alguns power ups que basicamente restauram a saúde da vossa nave ou são créditos para fazer upgrades aos vossos aviões. Um bom pormenor é o facto de poderem trocar de avião durante os níveis, não tendo que ficar preso a um só avião por nível.
Um dos maiores problemas que encontrei em Sky of Destruction foram os menus, uma das vezes em que iniciei a partida por alguma razão não conseguia sequer sair do menu onde me encontrava. Também não se percebe se estamos ou não a selecionar certas opções e fiquei totalmente baralhado e sem reação, especialmente a primeira vez até ao ponto de começar a jogar e, ainda assim, estar na dúvida se já tinha ou não começado a jogar. Um outro detalhe foi o uso de um dos aviões e ter ido ao encontro de uma coluna de pedra e ter ficado preso sem forma de poder “desencalhar”, achei frustrante ao ponto de ter reiniciado o jogo.
É um bom jogo, mas não esperem algo de extraordinário, insisto que é um jogo simples e divertido para curtos períodos de tempo a jogar, perfeito para passar tempo quando queremos apenas jogar um pouco. Algo que não nos dê muitas dores de cabeça, especialmente em modo portátil.
Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Sometimes You via Keymailer.