Sonic Racing: CrossWorlds – Primeiras impressões


Tivemos um fim de semana a todo o gás, muito graças ao Sonic Racing: CrossWorlds – Online Network Test, onde pudemos experimentar o novo jogo de corridas de Sonic, chega já no final deste mês a 25 de setembro. Deu para explorar um pouco, experimentar alguns modos de jogo e sentir como funciona a condução.

Ainda passei umas boas horas com o jogo, principalmente no modo online que ia mudando uma espécie de missão para nos dar mais pontos, mas, já chego lá. Começando mesmo pelo início, esta é a nova aposta da SEGA com um jogo de corridas onde Sonic e companhia pegam no volante e enfrentam-te em rápidas corridas até 12 condutores. É muito facilmente comparado a Mario Kart, embora seja um jogo bastante diferente por vários aspetos, embora tenha ali uns itens para atirar. Itens esses que vão buscar referências a alguns jogos, entre outros assim para o muito genéricos, como luvas coloridas e um íman.


Não o vi como um jogo "à Mario Kart", este Sonic Racing aproxima-se mais aos jogos arcade de corrida que a SEGA criou ao longo de décadas, onde parecemos que estamos sempre a andar em frente como OutRun ou Daytona USA. Há um drift, só que grande parte das curvas são longas e muito fáceis de contornar enquanto nos desviamos dos adversários. Das poucas pistas que pudemos experimentar, tanto offline como online, todas elas têm um layout muito, muito simples, com alguns caminhos alternativos aqui e acolá, mas sem grandes desvios. O foco está em lidar com o algum caos que vai surgindo na corrida, enquanto lutamos pelo primeiro lugar.

Há algo que não gostei nada nesta seleção de pistas, que honestamente espero não ser um presságio para o jogo completo. Não há risco, nunca em ponto algum me senti em perigo porque fora algumas exceções muito específicas, se fazia (muito) mal uma curva ia contra as barreiras laterais da pista e perdia alguns anéis, que rapidamente recuperava em segundos. Parecia que estava a jogar bowling com aquelas barreiras laterais que impedem que a bola de cair para os lados, basicamente. Mesmo nas ocasiões em que saía da pista, voltava em menos de um segundo como se nada fosse, facilmente recuperando a minha posição sem grande consequência.


O que traz CrossWorls ao nome do jogo é a pista ir alternando à medida que avançamos: divididas em três partes, pelo meio temos um portal que nos leva para outra pista totalmente diferente onde aqui somos levados a diferentes pistas aleatórias ou que selecionamos, onde por vezes temos níveis onde a inspiração nos jogos de Sonic grita. Dei por mim a visitar zonas de Sonic Generations ou até mesmo do esquecido Sonic and the Secret Rings, com remixes das icónicas músicas desses jogos que são só estragados ao forçarem ali o remix de um tema que parece estar presente em todo o jogo. Estou curioso pelo jogo completo, para ver se a nostalgia forte do historial de Sonic deixa-me de sorriso chapado na cara quando dou por mim a visitar locais icónicos que me trazem memórias.

Tive algumas irritações, confesso. Há ali coisas que o jogo parecia querer-me irritar, a música de breves segundos que tocava na terceira parte da pista era só barulhenta, o que entre as vozes das personagens a mandarem bocas uns aos outros não ajudava. Não fiquei fã dos diálogos entre personagens a criar rivalidades aleatórias para aquelas corridas específicas, resultando num interessante jogo de corridas entre nós e uma personagem especifica que (por acaso) acabava quase sempre em primeiro ou segundo lugar. Curiosamente Joker (de Persona, porque ele tem de estar sempre em todo o lado) está completamente calado e… nenhuma personagem parecia ter diálogos específicos para ele.


Fora as irritações, houve muitas coisas que me deixaram bem satisfeito! O network test teve uns quantos erros de ligação, como é normal acontecer nestes testes, que foram muito pouco frequentes e, atendendo suportar multijogador crossplatform, o resultado foi muito positivo. A personalização dos veículos foi também bem interessante, podendo configurar ligeiramente, mudar o seu aspeto, aplicar decorações, de modo a ter o nosso carro. Isto é, "carro", porque também temos os Extreme Gear, pranchas flutuantes que regressam de Sonic Riders que me deixou com algumas saudades. Sei perfeitamente que, no jogo completo, vou dar por mim a explorar qual a melhor combinação possível de personagem e veículo, configurando tudo para se adaptar melhor a mim.

Numa nota final, testei o Sonic Racing: CrossWorlds na Nintendo Switch 2, por estar curioso com o desempenho do jogo, ao que fiquei algo desiludido. O jogo corre fluido, nisso foi positivo, mas essa fluidez está muito abaixo dos 60 frames por segundo que espero encontrar em jogos de corrida, principalmente deste estilo mais arcade e rápido. Espero que haja alguma otimização neste ponto, até porque visualmente o jogo nem é nada por aí além quando comparando com outros jogos na consola, mas, sendo este apenas uma versão de teste, fico curioso com o produto final.


Fiquei assim com o apetite um pouco saciado, curioso e entusiasmado por jogar a versão final para poder desbloquear personagens, correr em cenários icónicos da série e fazer várias partidas online. Se olhar para o jogo como um produto final, há ali muito que podem (e devem) melhorar até ao seu lançamento, mas, atendendo que são partes integrantes do jogo, não sei se será o caso.

Sonic Racing: CrossWorlds chega dia 25 de setembro para todas as consolas e PC.

Latest in Sports