Marvel's Spider-Man 2 PC


Depois de pouco mais de um ano, Marvel's Spider-Man 2 chega finalmente ao PC. Para uma plataforma que pouco ou nada tinha de IP's da marca japonesa, chegamos a esta altura de 2025 já com 20 títulos (ou 22... se considerarmos que em tempos foi lançada uma versão original não remasterizada de Horizon Zero Dawn que, por acaso, ainda (!) existe na loja virtual GOG e o já morto e enterrado Concord). Eu sei, eu sei... já vos consigo ouvir a dizer que há mais mas, o Death Stranding, o Detroit: Became Human e mais outra dezena deles não foram publicados pela Sony no PC e é assim que está na Steam e eu não quero chatear o tio Gabe!

Onde é que eu ia? Ah... Spider-Man 2 no PC!

A segunda entrada (mais terceira do que outra coisa) desta franquia da Sony abandona assim a condição de jogo exclusivo absoluto da consola Playstation e apresenta-se no PC carregada de opções especialmente dedicadas a esta plataforma e que tem sido prática comum nestes lançamentos Sony.

Quem tenha monitores ultrawide pode desfrutar de um suporte total para formatos de ecrã 21:9, 32:9 e até 48:9. Um dos principais atrativos aqui é que todas as partes cinemáticas de Marvel’s Spider-Man 2 foram adaptadas para serem totalmente visíveis nesses mesmos formatos.

As conhecidas (e por vezes polémicas) tecnologias de upscaling na NVIDIA, AMD e Intel estão presentes (NVIDIA DLSS 3, AMD FSR 3.1 e Intel XeSS), com principal destaque para a NVIDIA’s Ray Reconstruction que aparece como opção para quem tenha gráficas RTX da série 40xx e que irão permitir melhor qualidade usando a opção de raytracing no jogo.

O comando Dualsense é uma "fully operational battle station" quer na PS5, quer no PC e para quem não percebeu, airosamente encaixei aqui uma referência Star Wars. Isto também é tudo da Disney, fica tudo em casa.

Mais uma vez a Sony entrega a tarefa de adaptar este jogo para PC ao estúdio Nixxes. A qualidade do trabalho que este estúdio tem apresentado ao longo dos anos fala por si e não me lembro de um único port desenvolvido por este estúdio que não tenha sido excelente. A Nixxes neste momento é tipo o código postal, é logo meio caminho andado para a coisa correr bem mas... será que foi isso que aconteceu desta vez?


Nota: Este jogo foi analisado num PC com um CPU AMD 5700x, 16GB memória DDR4 3200mhz, gráfica NVIDIA RTX 4070 Super, disco SSD e um monitor com uma resolução de 1440p a 144hz.

Tenho primeiro de fazer uma declaração tendo em conta a celeuma que tem sido impossível de ignorar em relação ao lançamento deste port da Nixxes no PC. Nas cerca de 12 horas que passei com o jogo até agora tive 1 crash porque abusei das opções de raytracing que o jogo tem, alguns micro-stutters no início do jogo e pronto. Não tenho mais nada a relatar em termos de bugs, T-poses, stutters e derivados de algumas pessoas se andam a queixar. É sorte, é saber? Fica ao vosso critério, eu vou apenas falar da minha experiência.

Esta versão PC de Marvel's Spider-Man 2 é sem dúvida pesada e se quisermos aceder a tudo o que ela tem para oferecer a nível gráfico é recomendável possuir hardware pelo menos de gama média/alta mais recente. Quero dizer com isso que o jogo está mal otimizado e poderia ter ficado mais tempo no forno? Acho que hoje em dia, especialmente no que toca a títulos AAA, quase sempre essa questão tem a mesma resposta afirmativa tal a complexidade, por vezes megalómana, que estes videojogos destinados às massas possuem de forma a ter o tal "wow factor hollywoodesco" tão em voga hoje em dia, principalmente nestas experiências first party que a Sony Playstation proporciona.

Mas não podemos meter tudo no mesmo saco, um jogo graficamente exigente não significa que esteja mal otimizado, mesmo aceitando que tudo possa ser sempre melhorado. O que não podemos querer é que todos os jogos possam correr graficamente em toda a sua glória em todos os tipos de computador, especialmente em jogos como este Marvel's Spider-Man 2. Foi feito para potenciar toda a performance de uma consola que é bem potente e em termos de hardware já faz peito à maior parte dos PC's de média gama com a vantagem de ter um SSD proprietário super rápido que dá "10 a 0" aos que são utilizados nos PC's da maior parte dos seus utilizadores. A Insomniac é o estúdio que melhor potencia esse aspeto em particular e esse fator SSD em particular fez-se notar no port de PC do Ratchet & Clank: Rift Apart.

À pouco falei em "wow factor hollywoodesco", Marvel's Spider-Man 2 tem que chegue logo a partir dos primeiros 15/20 minutos de jogo. Aquela batalha com o Sandman é um deleite visual incrível, valida logo ali o preço do "bilhete" e torna-se numa espécie de teste de stress ao nosso hardware e servir de bitola para o resto jogo. A partir daí nada mais puxou tanto pela máquina como essa meia hora de prólogo.


Com texturas bem superiores às apresentadas na consola da Playstation, um arsenal invejável de opções em termos de raytracing (legacy e transformer), esta versão está bastante superior e é um regalo para os olhos tal como tem como tem acontecido na maior parte dos ports de jogos Sony que têm sido postos à venda no PC. A questão aqui é que desta vez, mais do que nunca, não chega apenas a força bruta de rasterização do hardware. Para conseguir dar aos jogadores a perfeição visual, a Nixxes teve de se encostar às tecnologias de upscaling para que os FPS's se mantivessem a níveis aceitáveis.

Consegui arranjar um compromisso entre qualidade e performance que me permitiu andar sempre entre os 50 e os 70 frames por segundo durante todo o tempo sem utilizar o DLSS Frame Generation e com o FG ligado os valores subiram para os 3 dígitos ficando entre o intervalo dos 120 e os 160 frames, havendo, aqui e ali, quedas para os 80 quando aconteciam transições mais abruptas entre diferentes cenas de acção. O meu receio aqui era que o input lag aumentasse demasiado com a presença dos "fake frames", mas como a base de FPS's que tinha já era bastante boa sem FG, isso não aconteceu. Ter o NVIDIA Reflex ligado também ajudou à causa.

Uma pequena nota também para o abuso de VRAM que o jogo consome e tal como o seu antecessor, este jogo também mete o processador a trabalhar horas extras sem dó nem piedade.

Este lançamento também traz consigo uma novidade que é prova viva do provérbio popular "Quem não chora não mama!". A comunidade PC tanto reivindicou que a Sony acaba de libertar os jogadores de terem que fazer login à PSN para poderem jogar alguns dos seus jogos. The Last of Us Part II Remastered, God of War Ragnarök, Horizon Zero Dawn Remastered e este Marvel's Spider-Man 2 fazem parte desta lista.


Este jogo já foi analisado pelo meu colega Henrique Adão em 2023, aquando do seu lançamento (na altura exclusivo) na consola da Sony e abaixo (e em jeito de resumo) deixo algumas das considerações em relação à história e jogabilidade deste jogo, que entendi mais relevantes da sua análise. O artigo completo podem encontrá-lo aqui.

Spider-Man 2 faz tudo aquilo que Spider-Man (2018) e Spider-Man: Miles Morales fizeram bem, mas fá-lo maior e melhor. Isso é óbvio desde o primeiro instante: o jogo abre com uma sequência maior e mais impressionante que qualquer coisa que tenhamos visto nos seus predecessores, preparando-nos para a aventura em que estamos prestes a embarcar. A introdução de novas mecânicas, como as asas de teias, a expansão considerável do mapa à nossa disposição e, claro, o facto de jogarmos com dois Homens-Aranha, entre os quais podemos alterar a qualquer momento, são provas da ambição da Insomniac Games.

No que toca à jogabilidade, Spider-Man 2 mantém-se fiel aos princípios que fizeram dos seus antecessores grandes sucessos, tanto na deslocação por Nova Iorque, como no combate que se mantém inovativo e divertido, sem nunca deixar de ser acessível. Existem novidades, claro, como as asas de teias, que proporcionam uma interessante e, por vezes, necessária alternativa a balançarmo-nos de teia em teia, sendo úteis para passar por zonas menos edificadas, como o rio ou o Central Park, mas também para fazer uso dos túneis de vento que concedem ímpeto e velocidade aos nossos voos. No combate, as bases são as mesmas, mas a introdução de um conjunto novo de gadgets e habilidades (para ambos os protagonistas) criam uma nova curva de aprendizagem que facilita a introdução de novos jogadores, ao mesmo tempo que apresentam um novo desafio àqueles que estão de volta 5 anos depois. Quando se fala de combate, seria impossível não mencionar o fato preto, que, como é visível nos trailers, traz consigo todo um conjunto de novas e violentas habilidades, que fazem do combate ainda mais satisfatório. Ao estilo do primeiro jogo, não há falta de boss fights interessantes, desafiantes e emocionantes, em que não só somos encorajados a explorar as fraquezas dos bosses, como, muitas vezes, vemos as nossas próprias fraquezas ser usadas para virar o rumo da luta contra nós.

Spider-Man 2 é uma das sequelas mais impressionantes dos últimos anos e consegue estabelecer-se como um dos melhores jogos de super-heróis de sempre, quer olhemos para a perspectiva geral ou para os mais pequenos detalhes, o meu preferido destes sendo a possibilidade de, quando respondemos a um pedido de ajuda ou a um crime em curso, encontrarmos o outro Homem-Aranha no local, proporcionando-se assim, de forma orgânica, uma situação em que lutamos em conjunto com ele. 


Apesar de Marvel's Spider-Man 2 estar absolutamente fantástico a nível gráfico, a Nixxes teve que vender a alma ao diabo para o conseguir fazer. Este jogo depende mais do que devia das tecnologias de upscale e outros subterfúgios para permitir essa bitola visual com FPS's aceitáveis e quem paga (ou vai pagar) é o jogador que, não tendo um PC de média/alta gama e gráfica com tecnologia de última geração, vai ter de abrir os cordões à bolsa para o fazer, se quiser.

Mas a nível visual nem tudo é perfeito. A implementação do Ray Tracing Reconstruction causa tanto ruído à imagem (especialmente nos cabelos das personagens e sombras) que parece mais uma opção metida à pressa antes do lançamento do jogo do que outra coisa.

Não tendo tido uma experiência negativa com este jogo em relação a muitos problemas relatados na página steam do jogo e reddits da vida, não posso comentar, comprovar ou refutar esses comentários, pois não foi essa a experiência que tive, bem pelo contrário.


Marvel's Spider-Man 2 saiu no dia 30 de janeiro de 2025 para PC.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a PC, gentilmente cedido pela PlayStation Portugal.


Latest in Sports