Achilles: Legends Untold


Aquiles é uma figura que inspirou inúmeras lendas. Será que esta vale a pena contar?

Dos heróis gregos, Aquiles é provavelmente o mais conhecido, até porque há poucos (vá alguns) anos foi-lhe dada cara por Brad Pitt. Capitão dos Mirmidões, uma unidade de elite mesmo entre as hostes gregas, Aquiles era invencível, até que na conquista de Troia uma seta o atinge no calcanhar (e no tendão que veio a ganhar o nome dele). Rodeado de inimigos acaba por cair. E é aí que esta história nunca contada começa. Acorda numa Grécia estranha, entre a mitológica e mortal, passados 10 anos da sua derrota. Uma voz indica-lhe que o trabalho dele não acabou e partimos assim atrás da voz e dos seus companheiros perdidos.

O tutorial ainda acontece pré-seta, durante a invasão de Troia. Aprendemos a atacar, bloquear e desviar e muito do resto do tempo de jogo será a fazer o mesmo. Para além de estatísticas, temos vários tipos de armas que mudam um pouco o combate e uma árvore de habilidades, maioritariamente passivas que adicionam camadas ao combate. É uma mistura entre ação e souls, mas o souls fica mais nos checkpoints serem esparsos que propriamente numa dificuldade real. O jogo não é difícil, mas devido à performance na Switch às vezes é difícil perceber onde os ataques vão acertar e com muita coisa a acontecer até salta animações o que muitas vezes leva o jogo a sentir atabalhoado.


Os ambientes são esparsos e pouco detalhados, mesmo os detalhes nos inimigos não são muito relevantes. Os efeitos e animações também são muito básicos. Os efeitos sonoros devido à performance nem sempre aconteciam ao mesmo tempo que a ação e mesmo quando eram concordantes não eram particularmente fascinantes. A banda sonora nem dei por existir. Infelizmente e comparado com os trailers e imagens no PC, parecem ser problemas derivados da performance, mas são graves que chegue para desinteressar rapidamente de um gameplay passável e de uma história genérica.


A ideia é boa, mas esta lenda podia e devia ter ficado numa caixinha a ser limada.


Nota: Análise efectuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Dark Point Games via Terminals.io.

Latest in Sports