IDUN: Frontline Survivor
Idun é um Tower Defense, pode não ser um jogo para os mais casuais embora este título seja bastante convidativo a entrarem no género e a conhecerem melhor as mecânicas de um jogo destes, pois inicialmente pode parecer complexo. Garantidamente que acaba por ser fácil de aprender e até vir a gostar.
O jogo é em tempo real e requer que o jogador esteja minimamente atento, a ação não tem travão e a destreza também é um ponto a ter em conta embora no modo normal seja algo bastante equilibrado e não fará nenhum jogador perder a paciência caso este cumpra com os seus objetivos tal como requisitados por cada missão.
No planeta Idun os jogadores vão ter de proteger a colónia instalada e os aparelhos que extraem recursos para a sua sobrevivência, enquanto isso, a ameaça alienígena não dará tréguas e estará constantemente ao ataque. Para evitar toda esta destruição, vamos ter de preparar o armamento bélico e resistir a estes ataques por tempo determinado e assim passar os níveis que a campanha oferece.
Há um armamento extenso, desde metralhadoras a caçadeiras, os recursos vão permitir-nos que compremos mais aparelhos de extração e mais equipamento destrutivo para afastar estes alienígenas exterminando-os sem dó nem piedade, pois são hordas a atacar e raramente há uma paragem. Há também habilidades únicas para desbloquear onde iremos usar ações como metralhadoras ou canhões disparados de satélites que são poderosos, mas demoram o seu tempo para serem recarregados e voltar a fazer uso destas armas poderosas.
Algo que gostei foi o facto de podermos movimentar as personagens e o armamento bélico de forma livre em tempo real, podem e devem colocar o armamento onde acharem relevante, pois os alienígenas irão atacar por todas as partes do mapa e essa liberdade facilita imenso. A estratégia é fundamental, se há uma parte do terreno em que os alienígenas se encontram mais afastados podemos colocar um sniper para derrotar ao longe, já aliens mais próximos da base devem ser eliminados com uma metralhadora rápida ou uma caçadeira.
Conforme avançamos no jogo, iremos desbloquear habilidades novas, upgrades as estas armas e até novas personagens que vão ajudar a progredir de forma mais tranquila. Tudo isto é realizado na base das operações e é preciso visitar a base para os tais upgrades ao fim de cada missão, isso irá fazer toda a diferença para a próxima vitória.
Os mapas podiam ter um pouco mais de conteúdo embora estejamos a colonizar um planeta, o grafismo também não é nada de especial mesmo este sendo um indie, há jogos recentes com visuais muito melhores. Idun parece um jogo da era dos 128 bits e em 2025 creio que poderia estar bem mais aprimorado, é verdadeiramente simples, a própria música é algo que não apela nem faz o jogador vibrar ou sentir-se em estado de alerta.
No planeta Idun os jogadores vão ter de proteger a colónia instalada e os aparelhos que extraem recursos para a sua sobrevivência, enquanto isso, a ameaça alienígena não dará tréguas e estará constantemente ao ataque. Para evitar toda esta destruição, vamos ter de preparar o armamento bélico e resistir a estes ataques por tempo determinado e assim passar os níveis que a campanha oferece.
Há um armamento extenso, desde metralhadoras a caçadeiras, os recursos vão permitir-nos que compremos mais aparelhos de extração e mais equipamento destrutivo para afastar estes alienígenas exterminando-os sem dó nem piedade, pois são hordas a atacar e raramente há uma paragem. Há também habilidades únicas para desbloquear onde iremos usar ações como metralhadoras ou canhões disparados de satélites que são poderosos, mas demoram o seu tempo para serem recarregados e voltar a fazer uso destas armas poderosas.
Algo que gostei foi o facto de podermos movimentar as personagens e o armamento bélico de forma livre em tempo real, podem e devem colocar o armamento onde acharem relevante, pois os alienígenas irão atacar por todas as partes do mapa e essa liberdade facilita imenso. A estratégia é fundamental, se há uma parte do terreno em que os alienígenas se encontram mais afastados podemos colocar um sniper para derrotar ao longe, já aliens mais próximos da base devem ser eliminados com uma metralhadora rápida ou uma caçadeira.
Conforme avançamos no jogo, iremos desbloquear habilidades novas, upgrades as estas armas e até novas personagens que vão ajudar a progredir de forma mais tranquila. Tudo isto é realizado na base das operações e é preciso visitar a base para os tais upgrades ao fim de cada missão, isso irá fazer toda a diferença para a próxima vitória.
Os mapas podiam ter um pouco mais de conteúdo embora estejamos a colonizar um planeta, o grafismo também não é nada de especial mesmo este sendo um indie, há jogos recentes com visuais muito melhores. Idun parece um jogo da era dos 128 bits e em 2025 creio que poderia estar bem mais aprimorado, é verdadeiramente simples, a própria música é algo que não apela nem faz o jogador vibrar ou sentir-se em estado de alerta.
É um jogo razoável e dá no fundo, para passar um tempo, no entanto para os verdadeiros fãs do género este jogo não é nem revolucionário, nem especial. Diria que é um jogo para se ir jogando, não vai agarra o jogador veterano, não há um fator de vício como acontece com outros jogos do género.