Big Helmet Heroes

Os beat ’em ups já foram um género conquistador, com o passar dos anos foram poucos os jogos a chegar ao mercado, diria mesmo que foi uma saturação autêntica. Não significa que o género está morto, um belo exemplo disso foi a conquista da Dotemu com o Streets of Rage 4, recentemente também tivemos um novo jogos Power Rangers que agradou muita gente, e hoje trago um que pode também ser algo de especial devido a umas novidades introduzidas. Se são revolucionárias? Isso já é outra história.
É claro que não há muito a explorar neste género, se já nos anos 90 tínhamos a capacidade de esquivar dos inimigos, arremessar objetos, agarrar nos inimigos e até usar ataques especiais, Big Helmet Heroes vem com toda essa panóplia de ações inseridas que fazem sempre parte do leque de um bom beat ’em up. No entanto, tem alguns fatores bastante positivos que vão ser mencionados ao longo desta análise.
Para começar, este jogo é um indie e não envolve qualquer violência, sendo possível e perfeitamente jogável por qualquer criança. Divertido, simplista, básico e fácil, além de que pode ser jogado por múltiplos jogadores em simultâneo que, nesse aspeto, é um excelente jogo a ser recomendado para os mais novos entrarem neste género. Até porque normalmente, jogos deste género recorrem a alguma violência, nós que crescemos nos anos 90 podemo-nos lembrar de uns quantos.
Aquilo que diferencia um pouco dos restantes jogos do género é o facto de desbloquear novos heróis pela jornada fora, todos eles representantes de várias épocas distintas onde temos heróis medievais, samurais, guerreiros chineses e até um extraterrestre! No entanto, a primeira desilusão começa após o contacto com vários destes personagens, pois quando esperávamos encontrar ataques diferentes entre eles, a variedade é escassa. Todos eles usam praticamente as mesmas armas e golpes, a única coisa que os distingue é mesmo o ataque especial, esse sim, será sempre diferente de herói para herói.
Por falar nos ataques especiais, outro aspeto negativo é que efetivamente faz diferença o herói que escolherem e há um desequilíbrio entre eles notável. Por muitos heróis que fui desbloqueando na minha jornada, alguns deles tinham ataques especiais que honestamente não eram nada de especial, para além de não provocar muitos danos aos inimigos, portanto, a escolha certa do herói era imperativo para avançar sem problemas. Isto porque muitas das vezes os ataques especiais vão fazer a diferença em combate.
Um aspeto positivo num jogo deste género é a sua longevidade, aqui vão encontrar 20 níveis com vários bosses á mistura para derrotar. É um aspeto importante na minha opinião visto que geralmente estes jogos são muito curtos mas este diria que é realmente um caso excecional e isso é notável!
É de valor receber um jogo que se esforça para ser mais que outro beat ’em up, no entanto há estes pequenos aspetos que podiam estar melhores. Não deixa, de todo, ser um jogo divertido e recomendado para tudo e todos, esse é um aspeto muito importante, com muitos personagens à escolha, podem sempre jogar várias vezes para os adquirirem todos. E ainda, no final do jogo, há também uma surpresa e um modo novo que desbloqueiam.
Nota: Análise efectuada com base em código final do jogo para a Xbox Series, gentilmente cedido pela Jesus Fabre Games.