Pokémon Presents: Pokémon Legends Z-A e outras novidades!


Tivemos mais um Pokémon Presents! Assim para celebrar o 29.º aniversário da série Pokémon, tivemos mais uma apresentação que nos mostrou o que espera para a franquia durante os próximos meses, e não só. Foram novidades para tudo o que é Pokémon, das séries de animação aos jogos de cartas, passando pelas aplicações e, talvez o que nos traz cá, os videojogos.


Como tem sido hábito, a apresentação (que podem ver em cima) foi direta, sem grandes enchimentos de chouriços, até porque os xx minutos não davam para muita margem de manobra. Tudo arrancou com as boas-vindas à apresentação, num plano devidamente adornado com jogos das gerações dos jogos principais da série, que nos relembraram do seu aniversário enquanto agradeceram aos fãs.

As notícias começaram com novidades para Pokémon Concierge, a série de animação da Netflix com Pokémon em stop-motion, com novos episódios a serem lançados em setembro de 2025, mas, para abrir o apetite, podem assistir aos episódios da série de graça através do canal oficial de Pokémon no YouTube!

Seguiram-se um conjunto de novidades sobre atualizações das aplicações e jogos nos dispositivos móveis, começando com Pokémon GO e a sua tour dedicada a Unova. Também para mobile temos novas personagens dos jogos Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire em Pokémon Masters EX, com os lendários principais do jogo a marcarem presença. Tivemos novidades para Pokémon Café ReMix e a chegada de Darkrai e Crescelia a Pokémon Sleep e, em Pokémon Unite a presença de Suicune, Alolan Raichu e Alcremie.


Ainda assim o jogo mobile da série de momento é Pokémon Trading Card Game Pocket, que marcou presença neste Pokémon Presents com o anúncio do novo set Triumphant Light com um claro destaque no Pokémon lendário da quarta geração Arceus, com mecânicas que envolvem a sua presença nos decks. Um novo set que chega já amanhã, dia 28 de março! Quanto ao tradicional Pokémon Trading Card Game temos o regresso das Mega Evoluções este ano, também.

Houve espaço para novidades do Pokémon Scarlet e Violet, com capas especiais temáticas do jogo para o nosso telemóvel Rotom, tal como o anúncio de Tera Raids especiais para as evoluções finais de cada um dos starters do jogo, com outros Pokémon no futuro que certamente darão luta.


Talvez a maior surpresa deste Pokémon Presents foi o anúncio de Pokémon Champions, um novo título da série que será lançado para a Nintendo Switch e dispositivos móveis, atualmente em desenvolvimento! É uma espécie de novo jogo ao estilo Pokémon Colosseum com um foco pura e simplesmente nos combates que, com a conetividade ao Pokémon Home, podemos trazer os Pokémon que jogamos em títulos passados como Scarlet e Violet, entre outros jogos. Talvez seja assim que vamos poder usar todos os Pokémon existentes em combates? Aguardemos por mais novidades!

Seguiu-se de um comunicado especial para o aumento de línguas presentes nos jogos da série Pokémon, com a chegada do espanhol da América Latina também para o Trading Card Game, tornando a série mais acessível para milhões de pessoas! Um anúncio bom, mas que talvez gasto mais tempo que devido… até porque aquilo que muitos ansiavam era por descobrir mais sobre Pokémon Legends: Z-A. E não tivemos de esperar muito mais tempo!


Aquilo que possivelmente muitos estavam ansiosos por saber um pouco mais era Pokémon Legends: Z-A, o jogo da Nintendo Switch revelado no Pokémon Presents há precisamente um ano e que nunca mais ouvimos falar. Abrindo com o logo da Nintendo Switch (e não da Nintendo Switch 2) vimos pela primeira vez como será o jogo, com um vídeo com foco na jogabilidade! Vimos a Lumiose City em todo o seu esplendor, a cidade principal de Kalos que foi a região que exploramos em Pokémon X e Y.

Com visuais ao estilo Pokémon Legends: Arceus, conhecemos o trio de starters que são Chicorita, Totodile e Tepig, uma escolha bem curiosa atendendo que dois dos Pokémon são da segunda geração. Regressam os combates ao estilo Legends, com uma jogabilidade onde atiramos livremente Poké Balls para apanhá-los todos e, caso algum esteja a dar luta, nada como chamar o nosso próprio Pokémon para enfraquecer o Pokémon selvagem, tornando a captura mais fácil.


Vimos a exploração da cidade, que parece que é o foco principal do jogo, que está a sofrer um projeto de reestruturação tornando-a o local perfeito para humanos e Pokémon coexistirem em harmonia. Aqui vamos conhecer um leque de personagens como Urbain ou Taunie, que deverão funcionar tal como Akari e Rei do Pokémon Legends Arceeus. Outras personagens são AZ e o seu Pokémon Eternal Flower Floette, que quem tenha jogado Pokémon X e Y poderão reconhecer, ficando ainda a conhecer a organização Quasartico na responsabilidade de Jett e Vinnie.

A cidade tem todo um conjunto de zonas denominadas de Wild Zones, que podemos explorar de modo a capturar novos Pokémon e combater contra os mesmos. Temos combates contra outros treinadores, aproveitando o sistema de combate que parece ser uma evolução do jogo anterior: aqui temos que nos esquivar dos ataques adversários enquanto usamos algumas estratégias como ataques de curto e longo alcance, ou ainda ataques que atingem uma área em concreto. Também parece haver uma transição curiosa para um sistema de combate mais ação, não tanto por turnos… resta-nos esperar um pouco por saber como vai funcionar!


Embora não seja novidade, as Mega Evoluções estão de regesso e pudemos ver várias destas transformações, todas elas conhecidas caso tenham jogado Pokémon X, Y ou até mesmo Sun e Moon. Podemos adivinhar já que teremos Mega Evoluções totalmente novas, principalmente para o trio de starters que não seria de estranhar que recebessem estas evoluções, mas, sem nada confirmado podemos só especular. Tal como podemos tentar adivinhar se estes Pokémon terão uma evolução final diferente, tal como aconteceu em Pokémon Legends: Arceus. Houve várias dicas sobre o Pokémon lendário Zygarde… mas, ainda temos de esperar por saber mais!

O grande foco da apresentação que todos estavam à espera, com visuais semelhantes ao Legends: Arceus feito para a Nintendo Switch, jogo quase de certeza compatível também com a Nintendo Switch 2. O seu lançamento continua marcado para 2025, mas temos de esperar um pouco mais pelo seu lançamento, tal como notícias para o jogo, sendo que vamos estando atentos no decorrer do ano. Tudo terminou com um curioso pequeno trailer com Rotom, um convite para Lumiose, pequeno vídeo este sendo um piscar de olho a Pokémon Diamond e Pearl.


E foi assim mais um Pokémon Presents, como manda a tradição, que daqui por um ano esperemos estar cá novamente para mais uma apresentação, de modo a celebrar o 30.º aniversário da série! Várias atualizações para a série Pokémon que vai muito além dos jogos, que talvez só peca pela ausência dos jogos Pokémon para Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance no serviço Nintendo Switch Online, que acompanharia na perfeição o Pokémon Champions!


Agora, é esperar por podermos visitar Lumiose City novamente!

Latest in Sports