Fomos ao lançamento de Alentejo: Tinto's Law!
Fomos convidados para o lançamento do jogo Alentejo: Tinto's Law, a casa escolhida foi a Lusófona onde parece que ontem que estive lá no evento Over & Out 2024, onde promissores talentos apresentavam os seus projetos e, num gesto que ainda hoje nos sensibiliza, entregamos o prémio Telmo Couto – Melhor Conceito. O regresso à Lusófona foi algo diferente, numa casa cheia de amantes dos videojogos, desejosos de conhecer mais sobre este novo jogo.
Aos que (ainda) não conhecem, este é um jogo passado no Alentejo onde acompanhamos a aventura de Gildo cuja missão é enfrentar o poderoso Barão Tinto e trazer alguma tranquilidade à região. Numa sala perfeitamente adornada de chapéus de cowboy, dinamite, comboios e ainda o mata-bicho (isto é, comes e bebes) foi-nos apresentado o jogo, as suas inspirações na cultura bem portuguesa e também da nossa história, como as primeiras travessias ferroviárias pelo Alentejo com a Ratinha, uma histórica locomotiva a vapor que está presente no jogo. Outras referências foram devidamente apresentadas, como a bem conhecida série dos anos 90 Alentejo sem Lei, para aqueles que cresceram naquela época.
Haviam várias consolas Game Boy das primeiras à Game Boy Advance, todas equipadas com cartuchos para podermos experimentar o jogo na consola, algo que fiz pela primeira vez e foi uma autêntica viagem ao passado. Embora já tivesse jogado o jogo (fiquem atentos, que a análise já aí vem!), jogá-lo numa Game Boy Color foi uma espécie de viagem ao passado a colidir com o presente, tendo em conta que o jogo é de agora. Foi um grande sentimento, deixando-me ansioso por obter uma cópia física do jogo.
Tivemos também acesso a uma breve entrevista com Vasco Oliveira, level designer e co-fundador da Loading Studios, o pequeno estúdio português responsável pelo jogo e, também, a companhia de Filipe Veiga, co-fundador da Teknamic Software, responsável pela produção e distribuição da edição física do jogo. Foi uma conversa bem casual, ao género que me faz sentir também mais confortável, onde ficamos a saber algumas curiosidades bem interessantes sobre este lançamento!
Ao lançar a pergunta sobre as inspirações ao nível de videojogos, Vasco respondeu prontamente que as principais eram The Legend of Zelda e Pokémon, sendo uma inspiração para lançar Alentejo: Tinto's Law naquele formato portátil. Inspiração esta que veio na sequência de um grande interesse que tem existido sobre o retrogaming e um crescente interesse nos jogos da Game Boy que, atualmente, notam a nível global. Algo que tem tido sucesso, pois as vendas do jogo tanto a nível digital através da plataforma itch.io, como da edição física, têm ido muito além das fronteiras de Portugal, desde vários países europeus como vendas nos Estados Unidos da América, Japão (onde o mercado retrogaming é bastante forte) e, talvez o mais curioso, são vendas que vêm de Singapura!
Quanto à história do jogo, além da inspiração no Alentejo sem Lei, Vasco comentou que para este jogo queria criar uma história mais internacional, quando comparado com os restantes jogos que havia trabalhado como a denominada "trilogia Linha de Sintra", jogos com uma boa dose de humor, mas feita a pensar no público de cá, jogos estes que podem ver através desta página. Ainda assim o estilo de humor presente em Alentejo: Tinto's Law é bastante português, com referências e memes de cá que se alinham também com o tipo de escrita que pensaram para o jogo. Perguntando ainda sobre as inspirações nos jogos, questionei sobre se os bem agressivos morcegos que encontramos no jogo era alguma referência ao ódio por Zubats em Pokémon, ao que Vasco respondeu ser simplesmente para dar algo flavour às cavernas do jogo, criando assim morcegos que nos atiram com cuspidelas.
Houve ainda alguma história sobre a produção da edição física, ao que Filipe contou um pouco da produção dos jogos físicos, das dificuldades encontradas na sua produção, o fabrico dos cartuchos e ainda sobre a impressão das caixas do jogo, feitas na região do Porto, algo que honestamente não contive o meu entusiasmo a falar em produção gráfica também, área que é importante para mim. Foram algumas coisas que surgiram quando perguntava sobre o lançamento de uma edição "Deluxe", ou seja, uma versão do jogo pensada para a Game Boy Color, usando a sua palete de cores.
Entre alguma arte concetual do jogo, resultado do crescimento da equipa, foi com esta deixa que anunciaram a sequela do jogo, Alentejo: the Tinto and the Ugly, continuando os eventos do jogo que me deixaram curioso com o terminar do primeiro jogo numa espécie de cliffhanger. Um lançamento que podemos não ter de esperar muito tempo.
Foi assim um belíssimo evento de lançamento de um jogo português, que convido darem uma espreitadela através da itch.io, feito com Portugal em mente e que não vos vai roubar muito tempo! Da minha parte, fiquem atentos à análise do jogo, que está mesmo, mesmo a chegar… Termino agradecendo pelo convite, a toda a equipa do jogo e em especial a Ivan Barroso, que nos sabe receber sempre muito bem!