Novidades do State of Play: fevereiro 2025


Tivemos State of Play! Depois da Xbox inaugurar as cerimónias das apresentações de videojogos este ano e, enquanto aguardamos pelo próximo Nintendo Direct anunciado a 2 de abril, a PlayStation trouxe-nos uma apresentação anunciada assim de surpresa, para apresentar jogos não só a sair nos próximos tempos, como durante o resto do ano e não só!

Tendo em conta que aguardamos muito pelo lançamento de Ghost of Yōtei e Death Stranding 2 ainda está planeado para sair este ano, temos títulos de peso a serem lançados na PlayStation 5 que contamos os dias para nos lançarmos neles, tal como o muito aguardado Grand Theft Auto VI, jogo esse que não contamos ver num State of Play tão cedo, mas quem sabe?


A apresentação começou com um novo trailer de Monster Hunter Wilds, jogo que chega a 28 de fevereiro (PS5, Xbox Series X|S e PC) e que temos alguns beta tests por aí. Não foi um trailer cheio de novidades, ainda assim tivemos o deslumbre de mecânicas bem familiares para os fãs da série, tal como o regresso de Mizutsune que chegará ao jogo através de uma atualização do jogo durante a primavera.

A primeira grande surpresa surgia depois: Shinobi está de regresso com um jogo de ação muito ao estilo retro, pelas mãos da Lizardcube que nos trouxe Wonder Boy: The Dragon’s Trap e, mais importante ainda, Streets of Rage 4. Shinobi: Art of Vengeance será lançado a 29 de agosto para todas as consolas e PC!

Seguiram-se alguns trailers a seguir e, também da SEGA, vimos finalmente um pouco de Sonic Racing: CrossWorlds! O novo jogo de corridas com Sonic e companhia chega este ano, tal como Shinobi também para todos os sistemas e, parece ir buscar muito a Sonic & All-Stars Racing Transformed, mas agora que nos leva a "passear" entre diferentes níveis em cada corrida.


Outro anúncio surpresa foi o de Digimon Story: Time Stranger, que à semelhança de Shinobi só a surpresa só foi estragada por já sabemos que existem através de leaks ou descuidos. Um novo RPG com as icónicas criaturas digitais, que parece continuar muito do que foi feito com Digimon Story: Cyber Sleuth. O lançamento desta nova aventura está planeado para este ano para PS5, Xbox Series X|S e PC.

Vimos alguns jogos assim de relance, mais coisas sobre Like a Dragon: Pirate Yakuza in Hawaii não só para o jogo que está prestes a sair, como conteúdos adicionais para Dave the Diver, que traz um pouco da série da SEGA a este jogo! O novo Five Nights at Freddy's: Secret of the Mimic que continua a saga de terror a 13 de junho, um deslumbre da jogabilidade de Borderlands 4 que sai a 23 de setembro e ainda um novo jogo da Konami, o Darwin's Paradox

Houve bastante ação e alguns jogos soulslike, tendência esta que parece não querer desaparecer tão cedo. Vimos novamente Lost Soul Aside, agora com um pouco mais detalhe deste jogo que parece ir buscar bastante inspiração em Final Fantasy XV, um jogo que chega à PS4, PS5 e PC a 30 de maio. Outro jogo do género, mas que parece inspirar-se em Death Stranding é Hell Is Us, uma aventura pós-apocalítica para PS5, Xbox Series X|S e PC que mistura a jogabilidade soulslike ao bizarro que esperaríamos de Hideo Kojima, cujo lançamento está planeado para 4 de setembro. Acabando este trio de jogos do género vimos Tides of Annihilation, que se inspira na história de Rei Artur na cidade de Londres aqui destruída por uma invasão extraterrestre (e bem, isto escalou), um jogo ainda sem data de lançamento concreta, mas estará disponível na PS5, Xbox Series X|S e PC.


O grande soulslike não proveniente da From Software continua a ser Lies of P, jogo esse que irá receber um DLC para o próximo verão de nome Lies of P: Overture, com novo conteúdo, uma continuação da sua história e vários novos inimigos para derrotar e ficar frustrado por nos darem uma valente tareia, conteúdo este que pode preparar tudo para uma sequela. Também Stellar Blade, um dos grandes jogos de ação do ano passado vai receber um DLC que também é um crossover com Goddess of Victory: Nikke (um jogo mobile e PC) em junho próximo. DLC este que acaba por acompanhar o lançamento da versão PC!

Da Capcom vieram mais novidades para o aparente regresso de Onimusha! O remake/remaster de Onimusha 2: Samurai's Destiny chega a 23 de maio para todo o lado e, mais importante ainda, tivemos um trailer de jogabilidade para o novo Onimusha: Way of the Sword onde finalmente vemos o regresso a esta grande série, embora que temos de esperar um pouco mais, pois o seu lançamento ainda está planeado para 2026. Um jogo que não temos de esperar é Warriors: Abyss, um roguelite da série Dynasty Warriors que foi lançado de surpresa para todo o lado, embora a versão Nintendo Switch ainda não se encontre disponível, mas chegará a qualquer momento.

E, por falar em datas de lançamento, tivemos finalmente a confirmação que Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, o remake do grandioso jogo da PlayStation 2 chega a 28 de agosto para PS5, Xbox Series X|S e PC! Um anúncio talvez arruinado pelos leaks da sua data, mas, ainda assim, mal podemos esperar por nos lançar novamente para este jogo. Tivemos também data de lançamento para Directive 8020, a nova aventura narrativa da Supermassive Games que nos atira para uma história de ficção científica dia 2 de outubro na PS5, Xbox Series X|S e PC.


Se houver alguma coisa neste State of Play que nos deixou perplexos ou a pensar "porquê?" foi, talvez, o anúncio de Days Gone Remastered. Um jogo que provavelmente ninguém pediu, quando o que todos queremos é um remaster de Bloodborne, no que se trata a grandes lançamentos PlayStation. Ainda assim temos um Days Gone com novo conteúdo, alguns ajustes para melhorar visualmente o jogo e ainda suporte para a PlayStation 5 Pro, tudo coisas que ficarão disponíveis para PS5 e PC, com um update de 10 € para quem atualmente tiver o jogo, e já para 25 de abril!

Tivemos algumas coisas fora do comum, como o Dreams of Another que, ou parece uma viagem bizarra pelos sonhos, ou uma aventura em efeitos alucinogénios (ou ambos), um jogo que sairá em 2025 para a PS5 e PS VR2. Também para PS5 e VR2 (e ainda PC) temos The Midnight Walk, um jogo com uma distinta direção artística, onde tudo parece feito de barro e com efeitos stop-motion, que chega a 8 de maio! Mas, para aqueles que procuram familiares jogos de ação com muitos tiros à mistura tivemos o shooter de ficção científica Metal Eden que chega a 6 de maio para a PS5, Xbox Series X|S e PC. Menos sci-fi e mais próximo da realidade (por assim dizer) temos também MindsEye, vindo dos criadores de Grand Theft Auto, um jogo de pura ação que estará disponível na PS5, Xbox Series X|S e PC este verão.


De resto, conhecemos a lista de jogos que vêm para o catálogo de clássicos, entre outras adições, para os subscritores do PlayStation Plus, onde podemos encontrar uma boa dose de Armored Core para os fãs! A apresentação terminou com o anúncio de Saros, um jogo com lançamento para 2026 pelas mãos da Housemarque, estúdio que nos trouxe Returnal. No papel do protagonista temos Rahul Kohli, ator britânico que, assim resumidamente, tem uma paixão enorme por Warhammer e videojogos no geral.

Pode não ter sido uma apresentação cheia de grandes novidades, ou que ficou a ser falada pelos melhores motivos, o que não invalida que não vimos grandes jogos para estarmos atentos durante o próximo ano. Foo cerca de 40 minutos com trailers, um pouco de mensagens dos criadores dos jogos, e algumas coisas para nos adoçar o apetite!

Latest in Sports