V Rising (Early Access)


Parece que a atmosfera dos Vampiros está novamente na moda, e ainda bem! V Rising é um título que mistura conceitos de uma forma bastante cativante e há quem o apelide de "Vampire Valheim". Eu como nunca joguei Valheim, não consigo dizer com certeza que realmente o nome faz juz, mas consigo perceber as semelhanças. Ainda assim, V Rising conta com mecânicas de combate consistentes, bem ao jeito de um Diablo, com sobrevivência e crafting. Quem nunca sonhou construir o seu próprio castelo de Drácula?

Pois bem, V Rising permite ao jogador colocar-se na pele de um Vampiro que outrora vivia numa zona controlada pela sua espécie. Acontece-se que os tempos dos Vampiros viram os seus dias contatos à conta da invasão das forças humanas. Após anos afastado da superfície, estes sugadores de sangue estão de volta mais fortes e inteligentes que nunca. É verdade que a história fica por aí e serve apenas de pano de fundo para toda a ação. O proveito que o jogador terá deste título advém na sua totalidade da diversão da jogabilidade, que permite ser experienciado em servidores com outros jogadores, possibilitando ainda a criação de um clã de até quatro membros e lutar por posições no mapa. Também é possível levar-se uma vida mais pacata e juntar-se a amigos num servidor PVE, ou ainda, jogar sozinho. Existem de facto bastantes caminhos para se escolher, mas sem dúvida a melhor maneira de tirar todo o proveito deste título é mesmo a vertente PVP, criar um clã e estar sempre com o coração nas mãos com receio que um outro clã os ataque de surra.


Os gráficos são outro aspeto bastante chamativo. Desde as vilas bastante populadas, passando pelas florestas de certa maneira assustadoras, ou ainda os cemitérios com a sua aura de nevoeiro que esconde dezenas de inimigos. Até mesmo durante a ação e o combate todos os efeitos produzidos pelos ataques são de se lhe tirar o chapéu. E que se dizer da construção? Quer o jogador queira ser um "Querido Mudei a Casa", quer queira apenas fazer os minimos para ter uma mansão dráculesca apenas funcional. a construção está bastante simples, intuitiva e cativante. Até mesmo na arrumação este título permite clicar em apenas num botão para arrumar todo o material, da mesma origem, já presente na caixa. Pequenos apontamentos que facilitam a longo prazo e que fazem de V Rising um título bastante divertido.

Não existe uma árvore de habilidades que se pode ir desbloqueando com pontos, ou classes que permite ao jogador ser mais forte com determinadas armas. Ao invés disso, existe a possíbilidade de abater Bosses que dão ao jogador os seus poderes e até receitas de novos equipamentos, ou objetos. Estes poderes podem ser equipados como bem se intender e repartem-se entre habilidades normais ou especiais. Ainda assim também existe a habilidade ou habilidades de cada arma. Existem realmente alguns botões para serem clicados durante o combate e à medida que se adquire mais conhecimento é normal ir-se ficando cada vez mais poderoso. Este não é de todo um problema, até porque o combate e as habilidades são bastante intuitivas.



Como referido, não existem classes. Existem sim, armas com diferentes tipos de ataque e ainda vários tipos de sangue que quando consumido, dão diferentes habilidades passivas ao seu novo portador. Tudo o que tem sangue em V Rising apresenta um tipo de sangue diferente e com diferente percentagem de pureza. Quanto maior for a sua pureza mais habilidades são adquiridas. É realmente interessante perceber o que se pretende fazer a seguir e capturar o tipo de sange especifico para aquela atividade. Por exemplo, os lobos permitem maior proteção contra o sol e correr mais rápidamente, ao contrário de outros tipos de sangue que são indicados para o combate, disferido mais dano físico ou mágico, etc. Ainda neste capítulo, o sangue não é infinito, de maneira que é importante manter a atenção a este aspeto. Esta barra de sangue funciona um pouco como um barra de comida e se chegar a 0, o jogador começará a sofrer dano. Também é uma das maneiras de recuperar, é assim possível consumir o sangue para recuperar a barra afeta à vida.


É importante salientar que V Rising se encontra de momento em acesso antecipado, portanto muito ainda pode ser mudado. Seria interessante existir servidores que ao fim de umas semanas tudo fosse completamente limpo e onde o jogador teria de recomeçar tudo. Isto faria com que os jogadores se sentissem interessados e tornaria tudo um pouco mais competitivo. Existem realmente bastantes bosses e todos eles diferentes com ataques também eles distintos, mas de momento se se descobrir tudo e se se derrobar todos os bosses, o late game será apenas atacar outros castelos. Ainda assim, este é um título realmente interessante. Sim, o género open world com mecânicas de crafting não é novo, mas é realmente refrescante por-nos na pele de um vampiro.

Nota: Análise baseada em conteúdo "Early Access" do jogo no Steam, gentilmente cedido pela Plan of Attack

Latest in Sports