Lucky Numbers

Artigo escrito por Catarina Gonçalves. 

Estamos oficialmente no Verão e, para além de muita praia, o Verão pede jogatanas. Seja em família, ou com amigos. Se és dos que também pensam assim, deixo aqui uma sugestão que, para além de divertida, é simples de aprender e ensinar, e que não nos rouba muito tempo. E o nome é, (como já deves imaginar), Lucky Numbers! 

Lucky Numbers parece-nos, logo à partida, extremamente familiar. O seu formato e design chamam-nos imediatamente à atenção, por ser algo que reconhecemos quase de imediato. De uma forma muito resumida, pode dizer-se que é uma mistura de Bingo com Sudoku. 

O principal desafio é conseguir ser o primeiro a preencher a grelha do cartão que temos, com as peças numeradas que nos saírem. Ou seja, tudo depende de como utilizamos as peças que tiramos à sorte. Para tal, o primeiro passo é baralhar as peças (em formato de trevo), numeradas de 1 a 20, para cada jogador. Mas sem batotas, tudo virado para baixo! Depois de baralhadas, é só retirar quatro delas, aleatoriamente, e posicioná-las numa reta diagonal, desde o canto superior esquerdo, até ao canto inferior direito. Posto isto, o jogo está pronto, e podemos começar! 

Em cada turno, os jogadores retiram uma peça numerada, e podem realizar uma de três ações:

  1.    Colocá-la num dos espaços vazios da nossa grelha;
  2.    Trocá-la com uma das peças que já estão colocadas na nossa grelha; ou 
  3.    Descartar a peça que saiu, deixando-a virada para cima, em cima da mesa. 

Mas, claro, existe uma regra para o preenchimento das grelhas. Tal como já foi dito, trata-se de uma espécie de mistura entre Bingo e Sudoku. Bingo, por causa da aleatoriedade e sorte dos números que nos saem. E entra agora a parte do Sudoku: cada peça tem de ter um valor maior do que qualquer peça imediatamente acima dela, e imediatamente à sua esquerda. Da mesma forma, tem de ser menos do que qualquer peça imediatamente abaixo dela e imediatamente à sua direita.

O primeiro a conseguir preencher o seu cartão, vence! Ou, se as fichas acabarem, ganha quem tiver mais peças.

Uma vez que se trata de um jogo relativamente rápido de jogar, com a duração média de 20 minutos, uma boa ideia é optar pelo "torneio Lucky Numbers". Sendo que pode ser jogado entre dois a quatro jogadores, o torneio Lucky Numbers consiste em realizar tantos jogos quantos jogadores, começando cada jogador uma vez. Em cada jogo, o vencedor recebe dois pontos e os restantes perdem um ponto por cada espaço vazio na sua grelha. Depois de todos o jogos concluídos, ganha quem tiver a maior pontuação. 

Se te apetecer jogar em modo solo, também é possível, com a edição 2020. Esta edição inclui quarenta quebra-cabeças, que podem ser resolvidos por apenas uma pessoa.

Por fim, se estão a pensar experimentá-lo jogar em família, deixo-vos com uma pequena curiosidade: Lucky Numbers ganhou o prémio de Palme d'Argent for best Family Game.


Avaliação DICE

Dinâmica

Embora seja um jogo sem um nível de complexidade muito elevado, Lucky Numbers acaba por conseguir criar uma dinâmica bastante interessante, interligando a "disputa" para ver quem consegue preencher a grelha primeiro, com a reutilização das peças descartadas na mesa.

Integração temática

Neste campo, Lucky Numbers não se destaca, pelo simples facto de não precisar de qualquer integração temática. O jogo resulta pelo raciocínio lógico, pelas decisões que vão sendo tomadas e pela aleatoriedade inerente aos números que vão saindo.

Complexidade

Lucky Numbers é um jogo que não apresenta um grande nível de complexidade, tendo talvez exatamente por isso sido considerado o melhor jogo para se jogar em família. O facto de ser pouco complexo torna-o bastante apelativo para quem quer jogar alvo leve e descontraído, seja em família ou com amigos.

Entretenimento, Design e Arte

É exatamente neste aspeto que Lucky Numbers cativa e conquista quem o joga. O seu design é extremamente familiar, simples de entender, e muito cativante. Tanto as peças coloridas em formato de trevo, como os cartões com as grelhas que têm de ser preenchidas, chamam rapidamente a atenção de qualquer um. Para além disso, por ser um jogo com uma mecânica simples de entender e concretizar, e que dura em média 20 minutos, dá vontade de o jogar repetidamente, chegando a entreter por bastante tempo.

Considerações finais

Em suma, Lucky Numbers é, provavelmente, um dos melhores jogos para se jogar em família, sobretudo com os mais novos, pois para além de entreter, estimula ainda a capacidade de raciocínio. No entanto, é também, claro, uma ótima opção para jogar entre amigos. 

Um aspeto muito positivo é a sua fácil preparação. Por ter poucos materiais (apenas os cartões e as peças), torna-se rápido e simples de o transportar e preparar.

É um jogo que, com uma mecânica não muito complexa, resulta extremamente bem, criando uma dinâmica entre os jogadores muito engraçada.


Nota pessoal do jogo: 10.


Latest in Sports