Cloud Gardens

"Nature is healing" tem sido praticamente um "meme" recorrente desde os tempos iniciais da pandemia, onde a natureza retoma o seu lugar assim que o ser humano reduz a sua atividade. Agora, é também um jogo, num pequeno indie chamado Cloud Gardens.

Cloud Gardens é uma espécie de puzzle com uma forte componente de criatividade e liberdade na sua execução, cujo objetivo é fazer com que a natureza tome conta de ruínas da humanidade. Para isso, o jogador terá à disposição um conjunto de objetos antigos dos mais variados estilos (postes, automóveis, bancos de jardim, etc.), e pequenas sementes de uma enorme diversidade de plantas, desde flores e trepadeiras até arbustos e árvores, que irão tomar posse das velharias humanas. Por cada nível, há uma base já construída para dar o contexto, como um pedaço de estrada ou um parque infantil, mas tudo o resto fica ao critério do jogador até cumprir o objetivo com o número de plantas. Atingindo esse objetivo, poderá continuar-se a "brincar" nesse cenário, ou avançando para o seguinte.

Aqui não há tempo limite nem uma forma "certa" ou "errrada" de fazer as coisas, mas existe sim um limite de objetos e sementes disponíveis, durante o modo de campanha. Já no modo "sandbox", tudo o que é desbloqueado fica disponível para ser livremente utilizado. Mais do que a nível de cenários e objetos, a progressão no jogo é sentida à medida que se vão obtendo sementes para novas plantas, com diferentes formas de crescimento, algo que vai ajudando a meter a campanha interessante. Na prática, o jogo é simplesmente isso: colocar objetos, plantar sementes e ver a natureza crescer. Para ajudar no posicionamento e crescimento, há ainda duas ferramentas para remover as coisas já colocadas mas, em geral, não serão essenciais para se conseguir avançar.

Visualmente, este é um jogo 3D com um estilo bastante poligonal e texturas de baixa resolução, coberto com alguma neblina, que vai de encontro à ideia de um passado distante, as ruínas de um mundo pós apocalíptico, com uma boa "soundscape" a acompanhar. Infelizmente, todo o sistema de menus e definições parece algo feito à pressa como um complemento, contrastando bastante com a parte da jogabilidade.

Num mundo pós apocalíptico, este é um jogo que pretende transmitir um ambiente calmo e tranquilo na construção de cenários tomados pela natureza, acabando por ser mais propriamente um passatempo do que um desafio.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Plan of Attack.

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