Dwerve


Este vai para os fãs de jogos do género Tower Defense, com um grafismo bonito e um toque de Link to the Past, como também uma banda sonora bastante boa e jogabilidade simples para qualquer jogador que entre em contacto com este estilo de jogo pela primeira vez.

Dwerve conta-nos a história de um jovem anão oriundo que é oriundo de uma família de forjadores e dos seus inimigos trolls, que em tempos no passado, estiveram em guerra, o que sucede é o regresso dos trolls que supostamente teriam desaparecido, mas por alguma razão estão de volta e começam por atacar uma vila perto do lugar de onde vive o pequeno herói Dwerve.

Pode-se dizer que as cutscenes estão fantásticas e todos os apaixonados pelo pixel art devem experimentar Dwerve. Embora possa não ser um género de jogo para todos, é agradável de se jogar pela experiência em si, para quem não costuma jogar, acaba por ser convidativo, tanto pelo grafismo como pela história, e acima de tudo, a sua simplicidade.


Há algo que deixa muito a desejar, é a velocidade do nosso protagonista, quando se caminha parece que estamos parados, é realmente lento e vai fazer confusão inicialmente, mas apesar disso, há um botão para fazer um dash e isso pode ajudar um pouco para que o ritmo não seja assim tão maçador.

Nas lutas, o jovem Dwerve terá um boomerang que dispara automaticamente sempre que encontra caixas quebráveis ou potes como também lutar contra os inimigos, mas essa não é a sua arma principal, pois armamento não vai faltar para Dwerve utilizar, serão variadas desde armadilhas como a bestas que disparam projeteis como também foices para dizimar as hordas de inimigos, o jogo foca-se nisto essencialmente.

As torres são a base do jogo mas para as construir, é necessário ter uma coleção de gemas verdes, cada arma exige um número de gemas como por exemplo as bestas, para cada torre com bestas vão ter de dispensar duas gemas, já uma armadilha no chão pode requerer apenas uma, o jogador terá de orientar as armas com as gemas que tiver na sua posse, claro que com a progressão de jogo os inimigos ficam mais fortes e há armas que vão ter de ser mais poderosas.


Os mapas são lineares e o jogador vai ter de escolher os sítios certos para colocar as torres e armadilhas e de forma afastada, usar o seu boomerang que poucos danos provoca aos inimigos mas atenção, as próprias torres têm um barra de danos sofridos e por vezes é muito fácil perder uma torre, o jogador não estará sempre protegido e até aprender a escolher bem os pontos de ataque ainda vai levar algum tempo, é necessário criar uma boa estratégia para conseguir derrotar os inimigos.

Há uma boa variedade de inimigos, personagens bastante criativas e interessantes, o mundo de Dwerve é sinceramente algo que me atraiu imenso e fez-me gostar mais do jogo que o esperado visto que confesso não ser o maior fã do género de jogo e isso é algo de se valorizar imenso.


Por fim, podemos afirmar que é uma boa surpresa de algo que possivelmente vai passar ao lado de muita gente mas que para os mais curiosos, não devem de todo deixar passar ao lado. Já disponível para PC via Steam, uma boa opção para umas sessões curtas de jogo.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC via Steam, gentilmente cedido pela Vicarious PR.


Latest in Sports