Mario Strikers: Battle League Football


"Afinfa-lhes!! Dá-lhes com força!!", gritam os habitantes do Reino Cogumelo bem alto, até que seja marcado "gooooooolooo!" - ou, pelo menos, é o que se pode imaginar enquanto se joga o novo Mario Strikers: Battle League Football na Nintendo Switch.

Mario Strikers está finalmente de volta, 15 anos depois do lançamento do anterior Mario Strikers Charged para a Wii, e traz consigo toda a diversão (e agressão) pela qual a série é conhecida: Mario, amigos e inimigos reúnem-se em caóticas partidas de "futebol" em equipas de 5 contra 5, com porrada e e power-ups à mistura. Tudo isto, desta vez, com uma forte componente online incluída.

Aqui, a formação das equipas fica totalmente à escolha do jogador, excetuando apenas o guarda-redes, em torno do qual não existe praticamente controlo nenhum. Como o próprio jogo diz, o "Bum Bum é o guarda-redes  (...) mas não te preocupes: ele sabe muito bem o que faz" - tem dias, tem dias. Mas voltando ao que importa, a grande decisão a tomar é qual será o conjunto de 4 personagens a selecionar, bem como se terão equipamento especial ou não. No lançamento, o jogo conta com um total de 10 personagens à escolha: Mario, Luigi, Bowser, Peach, Rosalina, Toad, Yoshi, Donkey kong, Wario e Waluigi, cada um com diferentes atributos, uns mais focados na velocidade, outros na força, etc. É aqui que, depois, podem ser equipados diferentes acessórios, ajustando os atributos ao gosto do jogador. Mas já lá vamos.



No menu principal do jogo, encontram-se disponíveis 4 opções principais: Jogo Rápido, Taças, Clube Strikers e Acessórios. Mais abaixo, há também acesso ao modo Treino, que é um útil tutorial sobre os movimentos e técnicas de jogo disponíveis, bem como às Opções, algo limitadas mas que incluem a possibilidade de utilizar assistência visual enquanto se está a jogar - especialmente útil para quem jogar em modo portátil.

O Jogo Rápido será, provavelmente, o mais utilizado tanto para pequenas sessões de jogo, como para reunir os amigos, e conta com as seguintes opções:

  • 1 Consola, onde tanto se pode jogar a solo, como reunir até 8 jogadores na mesma consola;
  • Sem Fios Local, onde um ou dois jogadores na mesma consola se podem juntar a outros jogadores que também tenham o jogo e a consola;
  • Online, onde um ou dois jogadores na mesma consola podem jogar online, seja contra jogadores aleatórios, jogar com amigos na mesma equipa, ou enfrentar amigos em equipas adversárias.

Durante o tempo desta análise, foi possível testar os diferentes modos online tanto contra outros meios de comunicação que se encontravam online, como em público graças a uma versão de teste gratuita que a Nintendo disponibilizou no fim de semana anterior. De uma forma geral, o serviço online comportou-se bastante bem, mas houve alguns encontros onde o lag se tornou um problema, afetando bastante a jogabilidade.

Foi também que saltou à vista uma mecânica algo confusa neste jogo, já que na versão de teste este era o único modo à escolha: equipas de 4 personagens controladas por dois jogadores. Ao jogar a solo, o jogador vai alternando livremente entre as personagens da equipa, controlando assim quem bem entender. É possível alternar tanto de forma manual, como ativar a opção automática na qual quem vai receber a bola passa a estar logo controlado pelo jogador. Ao jogar a dois (ou três), porém, cada jogador pode alternar entre quem esteja a controlar e os restantes que não estejam a ser controlados nesse momento.

Para dar um exemplo, temos na mesma equipa o jogador 1 (J1) a controlar o Mario, e o jogador 2 (J2) a controlar o Luigi. Sem adversários perto do Yoshi, J1 com Mario, passa-lhe a bola, ficando assim a controlar o Yoshi. Entretanto, J2 que estava a avançar com Luigi, troca para o Mario. J1, ainda com Yoshi, passa de volta ao Mario, mas agora já não o vai poder controlar, pois passou para o J2, alternando assim para o Waluigi, o quarto membro da equipa, quando pensava que ia voltar ao Mario. Confuso? A alternativa é, nestes casos, ambos terem a troca de personagens em modo manual e comunicarem bem entre si quando o tencionam fazer. Isto, num jogo onde importa a rapidez de cada decisão. Já com quatro jogadores, cada um com a sua personagem, isto deixa de ser um problema.



Segue-se o modo Taças, um modo offline que pode ser jogado por 1 até 4 jogadores na mesma equipa, em torneios contra outras equipas controladas pela inteligência artificial. Ao todo, existem 6 taças distintas a disputar, cada uma delas focada em diferentes atributos das personagens, e são basicamente compostas por 4 equipas em 3 sessões de jogo, até que ganhe a melhor. Além das taças propriamente ditas, os jogadores irão também ganhar moedas para desbloquear equipamentos.


Boa altura para mencionar a opção dos Acessórios, disponível no menu principal. Aqui, a personalização funciona por personagem, significando isto que ao desbloquear o "Capacete Músculo" para o Mario, que lhe dá força e velocidade, mas reduz o passe e a técnica, esse acessório fica apenas disponível para o Mario. Com isto, os jogadores podem ajustar as habilidades das suas personagens favoritas, sendo que a soma total dos seus stats permanece igual. Um bom uso para as moedas que vão sendo obtidas, que dá também looks bastante distintos às personagens, sendo que a Nintendo já anunciou que no futuro irá disponibilizar mais equipamentos, de forma gratuita.



Por último, o modo que parece ser a verdadeira aposta da Nintendo e da Next Level Games neste jogo: o Clube Strikers. Aqui, há tanta coisa a dizer, que o jogo conta com toda uma página dedicada a explicar o seu funcionamento, mas que de forma muito resumida consiste em agrupar jogadores em clubes de futebol, que podem contar com até 20 elementos, para depois competir em temporadas mundiais, que estarão disponíveis semana sim, semana não. Conforme os resultados, os clubes vão subindo ou descendo de divisão, competindo contra clubes que estejam em níveis semelhantes.

A primeira escolha a fazer será, então, decidir se se pretende formar um clube, ou aderir a um já existente. Quem forma o clube torna-se o seu dirigente, e tem na sua mão a opção de personalizar toda a imagem do clube, incluindo o seu estádio, misturando diversas componentes. Os restantes elementos da equipa podem, no entanto, votar nos seus favoritos, deixando essa indicação ao dirigente.

Ao pertencer a um clube, o jogador pode criar uma sala para defrontar jogadores de clubes adversários, quer seja a solo ou em equipa com jogadores do mesmo clube. Na prática, a experiência de jogo acaba por ser semelhante à do jogo rápido, mas aqui os jogadores estão a "jogar pela camisola", dando assim pontos à equipa. No meio de tudo isto, o mais difícil é encontrar a opção para se sair de uma equipa e ir para outra... um pouco como na vida real!



No meio de tudo isto, pode ter passado despercebido, mas este é quase tudo menos um jogo de futebol tradicional. Sim, há uma bola, uma baliza de cada lado e na maioria das vezes só se usam os pés para jogar... mas também há agressões, tanto para roubar a bola a um jogador como para o atordoar antes de a poder receber, bem como power-ups que tanto podem dar alta velocidade ao utilizador, como uma carapaça para atirar contra os adversários. Ao defrontar outros jogadores, houve vários momentos em que este jogo era muito mais parecido com um campo de batalha do que com qualquer jogo de futebol, o que também acaba por ser bastante divertido (ou uma mistura de diversão e alguns nervos, vá). Finalmente, a grande novidade deste jogo está numa bola de energia que, depois de ser obtida por uma equipa, permite que faça um poderoso remate que vale dois golos de uma só vez. Conseguirão os oponentes impedir?

Em termos de jogabilidade, pode parecer confuso no início, mas tanto o tutorial como as taças em modo offline ajudam a tornar tudo bastante intuitivo ao fim de pouco tempo. Visualmente, o jogo propriamente dito tem muito bom aspeto, com excelentes animações de todas as personagens, algo que o torna bastante divertido especialmente durante os replays. Em contrapartida, os menus são pouco apelativos. Há ainda a questão do conteúdo disponível. Com 10 personagens à escolha, há uma boa variedade em termos de atributos, mas pouca diversidade de personagens. Tão pouca, que nem sequer é possível fazer uma equipa de 4 personagens femininas, por exemplo, ou uma equipa de 4 vilões... Resta saber qual será, no futuro, a frequência com que a Nintendo adicionará novos conteúdos, pois também irá depender disso a sua longevidade.

"Siiiiiiiiiim!" Mario Strikers: Battle League Football é um jogo divertido inspirado em futebol, mas com muita porrada à mistura e algumas gargalhadas a acompanhar. Importa ainda referir que o jogo se encontra disponível em Português.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Nintendo.

Latest in Sports