AGON AGK700 – Teclado Mecânico


"Um topo de gama nas pontas dos dedos." Este poderia muito bem ser um slogan promocional, mas é na prática a sensação que o novo teclado mecânico AGON AGK700 proporciona com a sua utilização.

O AGK700 foi uma das primeiras aventuras da AOC no mercado dos teclados dedicados ao mundo dos jogadores, e encontra-se disponível em duas versões: AGK700 Red, com interruptores cherry vermelhos, e o AGK700 Blue, com interruptores cherry azuis. Neste caso, o modelo que nos foi cedido para testar é o "vermelho", considerada a versão menos ruidosa e com maior velocidade de resposta, precisando apenas de 45 gramas de pressão para ativar uma tecla.

O que salta imediatamente à vista, porém, é a sua grande dimensão, ao incluir um conjunto de botões e funcionalidades adicionais, quando comparado com um teclado tradicional.  Na linha superior, conta com um conjunto de atalhos para algumas funcionalidades, das quais importa destacar um importante botão para ativar/desativar a tecla do Windows que, na pior das alturas, pode abrir o menu do sistema operativo enquanto se está a jogar. Aqui, o que mais se destaca é uma roda giratória vermelha de grandes dimensões, que permite aumentar ou baixar o volume. Já na coluna à esquerda, existem 5 botões totalmente personalizáveis, que tanto podem ser usados como atalhos para funcionalidades do sistema operativo, como para combinações de botões no teclado que possam ser úteis enquanto se está a jogar. Importa referir, ainda, que essas personalizações ficam na memória do equipamento, útil para quem o queira levar consigo para diferentes situações.

Adicionalmente, o teclado traz incluído um confortável suporte de descanso para os pulsos, que se agarra de forma magnética ao equipamento, sendo assim fácil de acoplar e remover ao gosto do utilizador. Alinhado com o grau de elevação do próprio teclado, torna-se muito confortável especialmente para quem o utiliza durante várias horas seguidas, em vez de estar a jogar ou escrever com os pulsos no ar. É um suporte bastante robusto e resistente, também.

Ainda no que diz respeito às suas funcionalidades, este teclado conta também com uma porta USB, fazendo passagem pelo seu próprio cabo até ao PC, no qual irá depois necessitar de duas entradas. Com isto, é possível ligar um equipamento de forma rápida e acessível, especialmente para quem tenha o PC um pouco afastado.

Esteticamente, além da roda giratória gigante na parte superior do teclado, cujo apelo irá depender muito dos gostos de cada um, o AGK700 é em todas as suas componentes um equipamento de grande qualidade, com um belíssimo tratamento a nível dos materiais, incluindo um tampo em liga de alumínio na superfície. Todas as teclas são iluminadas com o que a marca chama de "Rainbow RGB", um painel de LEDs 100% personalizável tecla a tecla, seja a nível de cores ou de luminosidade. Aliás, a personalização acaba por ser um dos grandes "selling points" deste equipamento.

Para tirar o melhor partido de todas estas funcionalidades, recomenda-se a instalação do software G-MENU da AGON, disponível através do site oficial. Aqui, é possível definir o que faz cada uma das teclas personalizáveis, configurar as velocidades de atualização e repetição do teclado, bem como as cores e efeitos de iluminação a utilizar. Caso o utilizador tenha mais equipamentos da marca, como um rato ou monitor, poderá ainda sincronizar os efeitos de luz entre todos eles. Além disso, o software permite gravar diferentes perfis, permitindo assim alternar entre efeitos conforme a situação ou disposição do jogador.

Regressando ao hardware, outro aspeto peculiar é o facto de já vir incluído um conjunto de 4 teclas (W, A, S e D) de cor vermelha, juntamente com uma pinça para ajudar a substituir as banais teclas pretas dessas letras, dando assim um destaque especial às que serão as mais utilizadas pelos jogadores.

Finalmente, importa relembrar que a disposição das teclas varia conforme os países em que o equipamento se encontra à venda, como habitual, pelo que convém ter isso em atenção.

O AGON AGK700 é um equipamento de grandes dimensões, que acaba por ter mais botões e funcionalidades do que os utilizadores possam realmente necessitar. Em contrapartida, é um teclado super confortável durante a sua utilização, com teclas pouco ruidosas e com várias opções de personalização, especialmente no que diz respeito à sua iluminação. É, sem qualquer dúvida, um teclado feito a pensar nos jogadores.


Nota: Análise efetuada com base em equipamento gentilmente cedido pela AOC Gaming Portugal.

Latest in Sports