Industria


Um FPS interessante no que diz respeito à narrativa e ao próprio ambiente e banda sonora mas com alguns problemas que podem deixar o jogador insatisfeito nos primeiros minutos, este é a análise ao jogo Industria.

O jogo decorre na Alemanha, mais precisamente em Berlin após a queda do famoso Muro de Berlin e jogamos com uma protagonista de nome Nora, que acorda repentinamente do sofá com a chamada de um colega chamado Walter que ativa uma máquina misteriosa que será o fio de ligação e progressão da narrativa interessante que se pode encontrar em Industria.

Após conversas entre ambos ao telefone, Nora corre para o edifico onde Walter supostamente estaria juntamente com esta máquina misteriosa e depois passar por uns puzzles simples, Nora é transportada para outra dimensão. O objetivo é procurar por Walter nesta nova dimensão.


Este é na verdade um indie bastante simples, é um jogo na primeira pessoa com alguns inimigos todos eles robôs e enquanto seguimos as instruções de uma outra personagem misteriosa, iremos encontrar puzzles simples para continuar a progredir, não há nada de extraordinário ou revolucionário neste jogo, enquanto progredimos, encontramos novas armas, não existe qualquer tipo de upgrade a realizar e o jogo é praticamente linear.

É claro que existem alguns becos com mais munições, caixotes que podem conter munições extras, notas espalhadas por salas que contam os acontecimentos nesta nova dimensão, além disso há a necessidade de encontrar um ou outro item para abrir portões, no entanto nada de muito relevante ou complicado.

Por falar em complicado, apesar de tudo referido antes, o pior mesmo é a jogabilidade em Industria, isto para quem jogar em consolas com um comando, a jogabilidade é mesmo má, seja para correr que é necessário premir o analógico direito sem poder largar, como para agachar ter igualmente de ficar a pressionar, o que implica por vezes querer andar de cócoras e não conseguir sequer movimentar para apanhar itens, até porque para poder apanhar alguns dos itens é necessário focar nos objetos e pressionar o botão de interação, às vezes é realmente frustrante, até para apontar e disparar contra os inimigos, temos praticamente de realizar aquele velho truque de manter a mira e apenas dar passos ao lado para poder estar o alvo estar na mira, a jogabilidade é realmente má para quem pretende jogar de comando.


No entanto todos os inimigos são básicos, a inteligência artificial é básica e podia haver algo mais ameaçador, o que ao menos facilita para quem joga de comando. O ambiente é engraçado mas também não se apresenta detalhado, pode-se dizer que tudo isto torna o jogo em algo mais focado na narrativa que na própria ação. Acerca da banda sonora, como dito antes, é realmente boa mas esta apenas surge em certos momentos e podia estar mais presente. A performance podia estar melhor para um jogo simples como este mas não existem quebras que estraguem a experiência.


Industria é um jogo um pouco vazio mas interessante para quem quer uma narrativa curta, cerca de 3 horas para terminar, é algo que vale a pena jogar, mas longe de ser um jogo que se possa recomendar a todos, especialmente devido à sua jogabilidade, fora isso, o jogo é realmente muito “straight forward” e num piscar de olhos termina-se.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Xbox Series X, gentilmente cedido pela Plan of Attack

Latest in Sports