Yes, Your Grace


Yes, Your Grace dos estúdios Brave at Night, é um jogo de gestão de Reinos, um pouco como a tão aclamada série “Game of Thrones”, onde o jogador terá de tomar decisões que provavelmente mais tarde voltarão para lhe morder os calcanhares. Sim, as decisões serão toda uma bola de neve de acontecimentos.

Este título coloca o jogador na pele de Eryk, rei e por conseguinte líder do reino de Dravern. Uma série de complicações passadas levaram a este ponto em que toda a linha de desenvolvimento começa. Os exércitos inimigos estão a marchar em direção ao seu território e Eryk não tem nenhum herdeiro direto. Encontra-se assim numa situação delicada enquanto tenta satisfazer as necessidades do seu povo.

O intuito do jogo é pôr o jogador no lugar de rei, ouvindo os pedidos, lamúrias e necessidades dos habitantes do seu reino, enquanto procura responder a esses problemas com o apoio do seu conselheiro. Isto tudo mistura-se com a história da família do rei, que também nesse aspeto é necessário tomar decisões que podem ou não levar a desfechos menos bons.


A família de Eryk é bastante agradável e de certa forma unida, tudo muito bem explicito nas linhas de texto que cada personagem apresenta e que deixa transparecer na perfeição toda a sua maneira de ser. Um dos bons exemplos é a sua filha mais nova, Cedini, que tenta arranjar a toda a força um animal de estimação, seja ele um caracol, um ursinho de peluche ou até uma raposa.


A cada dia, um grupo de camponeses, líderes de outros clãs ou outro tipo de indivíduos aparecem na sala real pedindo ajuda. Seja porque uma praga atingiu a sua aldeia, ou uma nova ideia para um empreendimento no reino. Cabe ao jogador decidir a melhor maneira de ajudar aquele individuo, ou se, de todo não o irá ajudar.

Existem recursos e outros meios para atender a estas necessidades. Claro está, nem sempre se pode atender a todos os pedidos uma vez que os meios, tanto recursos como dinheiro ou mantimentos, bem como meios humanos, são escassos e têm de ser medidos e postos em campo da melhor maneira possível. Pelo meio há diversas rasteiras, uma vez que nem todas as pessoas zelam pelos melhores interesses do reino e do seu Rei, pelo que também é necessário ter atenção e classificar os honestos dos não tão honestos.


Toda esta panóplia de gestão e ramos de enganos e possíveis fracassos, pode ser divertido? Sem dúvida! Com todas estas decisões e caminhos que podem levar a desfechos diferentes, antevê-se espaço para umas boas horas de entretenimento.

Este título também dá asas à exploração, ainda que seja por pequenos espaços, com a mecânica de “point and click”. Não sendo de todo o foco principal da história, estes podem conter alguns elementos importantes, como encontrar pistas para um assassinato ou pequenos encontros com elementos da família de maneira a apaziguar os ânimos mais exaltados.


Yes, Your Grace apresenta um estilo gráfico pixel art, muito bem conseguido e consegue transmitir um grande impacto. A apresentação é também intensificada pela música, que transporta o jogador para o que se está a passar no ecrã. 

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela No More Robots.

Latest in Sports