7th Sector


Desenvolvido na Rússia por Сергей Носков e publicado pela Sometimes You, 7th Sector é uma experiência que mistura puzzles e ficção, num ambiente futurista ao estilo cyberpunk que agora chega às consolas.

Há algo especial no conceito de narrativa interativa onde o "narrador" é simplesmente o próprio jogador a interpretar aquilo que está a ver e fazer. 7th Sector é um desses jogos, onde num sombrio ambiente futurista se vai resolvendo uma série de puzzles e, com isso, ficando a conhecer melhor o mundo em redor.

Tudo começa com uma figura humana nas interferências de um ecrã, que através do cabo se liberta e segue pela corrente elétrica. Pelo caminho, conseguirá saltar de cabo em cabo desde que estejam bastante próximos, assim como ligar e desligar interruptores de forma a resolver puzzles e abrir novos caminhos. Mas será esta a mecânica do jogo? Só por um tempo, pois até essa corrente permite controlar outras coisas... até que se solta dos cabos para um pequeno robô.


Muda-se de "corpo", muda-se a experiência. Na realidade há várias personagens e, com elas, diferentes mecânicas de jogo, tudo isto enquanto se vão resolvendo puzzles e observando o mundo. Há até uma certa atenção à jogabilidade que poderá levar a diferentes finais conforme o que acontece em alguns momentos ao longo de toda a experiência.

E se tanto a nível conceptual como esteticamente não há aqui nada a apontar, os problemas surgem com a experiência de jogo propriamente dita durante a exploração e resolução de puzzles. Enquanto corrente elétrica, alguns puzzles são mostrados a uma distância tão grande que os torna difíceis de visualizar, noutras formas os controlos são pouco intuitivos ou difíceis de manipular, pelo que poderão ser frustrantes algumas sequências de ação. Além disso, se alguns puzzles apresentam de alguma forma mais evidente ou não as pistas para os resolver, outros residem puramente na tentativa e erro.


Mais do que propriamente pelos puzzles em si, que embora consigam ser desafiantes, estão longe de ser memoráveis, 7th Sector é uma experiência interessante por todo o ambiente que tem para apresentar. Afinal, quem é a personagem que controlamos, o que é que se passa no mundo em redor?

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Sometimes You.

Latest in Sports