Snack World: The Dungeon Crawl - Gold
Bem, se há coisa em que este jogo abusa é nas alegorias a comida: quase tudo tem um nome associado aos alimentos, desde o próprio título do jogo, muitas das personagens que habitam neste mundo aos vários monstros que nele vagueiam, monstros esses chamados de snacks. E para que não restem dúvidas que se trata de um jogo da Level-5, "todos" estes monstros lembram-nos imenso dos Yo-kai, trocadilhos nos seus nomes inclusive. As semelhanças não terminam aqui: muita da escrita do jogo segue o humor repleto de trocadilhos que já conseguíamos observar em Yo-kai Watch, se bem que num nível bastante superior e forçado, que muitas vezes... perde-se um pouco. É feito a pensar nos mais novos e, no entanto, via-me muitas vezes refletido no meu personagem que, face a uma piada ou trocadilho forçado, ficava simplesmente sem reação.
No meio disto tudo temos um RPG de ação que, tal como o nome indica, nos lança constantemente em cenários diferentes e masmorras geradas aleatoriamente, embora sigam sempre uma estrutura fixa e construída em grelha. A jogabilidade é bastante simples: um botão para o ataque primário, outro para um ataque ou habilidade especial e, a junção dos 2 resulta num movimento bastante poderoso que podemos usar com menor frequência. Existe um bom leque de armas, denominados de Jaras, podendo equipar vários ao mesmo tempo, onde o objetivo acaba por estar sempre a mudar de arma em pleno combate, pois elas vão-se desgastando, precisando de recuperar energia enquanto não são usadas. Não há uma grande diversidade de tipos de armas diferentes, mas em contrapartida, há bastantes peças de equipamento para conseguir e criar! Uma das mecânicas que mais usamos no jogo é a Fabrication, que nos permite pegar nos imensos itens obtidos durante as nossas aventuras e transforma-los em peças de equipamento valiosas, que nos permitem progredir no jogo, tudo num sistema de crafting bastante simples.
Se há jogo que não dá para ignorar uma forte influência é Fantasy Life, um título da Level-5 em que Snack World mais parece um sucessor espiritual do que propriamente uma série totalmente nova. Desde a jogabilidade ao próprio ambiente construído à volta do jogo lembra-nos do título da 3DS, onde temos uma cidade principal e todo um conjunto de cenários que parecem habitar à volta dela. Mas Fantasy Life tinha uma progressão bastante interessante, cada cenário entregáva uma boa sensação de aventura e todas as áreas estavam muito bem interligadas, coisa que em Snack World parece cair por terra.
Os cenários não têm quaisquer ligações, mesmo que nos seja apresentado sempre um mapa do mundo antes de partir para a aventura, a própria cidade de Tutti Frutti não tem sequer metade da vida de Castele ou das outras cidades que visitamos em Fantasy Life. Há um bom leque de NPCs em Snack World, no entanto estes parecem ser menos interessantes. O nosso próprio personagem, que não tem nenhuma classe associada, usa qualquer arma e equipamento sem limitações e, mesmo a personalização das estatísticas em que decidimos apostar primeiro, pouca influência traz ao jogo.
Mas onde chegar com isto tudo? Snack World é um ótimo jogo com vários conceitos típicos em RPGs, mas simplificados de modo que qualquer um possa explorar o género. Surge como uma espécie de mistura entre Fantasy Life, Yo-kai Watch e até mesmo Dragon Quest IX, também este desenvolvido por esta companhia. É um bom jogo para jogar em multi-player (algo que não consegui experimentar durante o tempo de análise), mas ao mesmo tempo, joga-lo individualmente não cria quaisquer transtornos, muito devido aos vários snacks que vamos capturando e adicionando à nossa equipa. Falta-lhe, no entanto um fio condutor que ligue a história e, sendo da mesma equipa, gostaria de ter visto algum do charme existente em Fantasy Life, seja das suas classes com quests e personagens associadas, ou até o sentido de exploração pelo mundo que parecia todo contínuo.
Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Nintendo Portugal.