StretchBot


StretchBot, dos estúdios Canadianos M5 Games, foi inicialmente lançado para IOS e Android. Este é um título de aventura e plataformas que agora vê a sua adaptação para PC.

Esta é a história de um robô a vapor chamado Stretch, um robô de terceira geração que ganhou a vida a usar os seus poderosos braços retrateis.

A trama inicia-se quando o afável robô acorda num ferro velho cercado pela visão macabra de milhares de outros robôs de rosto semelhante, todos feitos em peças ou completamente destruídos. Este é o catalisador da necessidade de saber a razão de ter sido desativado e deixado a ganhar ferrugem. Após recuperar a sua forma, Stretch atravessa o ferro velho e encontra um mundo dividido e à beira da destruição pela mão de um jovem cientista, que pretende adquirir poder em troca dos cristais que alimentam este mundo. A nova frota e criação robotica deste cientista é alimentada pelos cristais e uma força designada de “hackers ecológicos” emerge com a missão de parar o cientista antes da destruição completa do mundo.


O jogador vê-se assim na pele de Stretch como protagonista principal da missão Salvar o Mundo.

As mecânicas de jogo são bastante simples, no entanto algo pesadas e por vezes frustrantes. Neste sentido é bastante visível a adaptação de um jogo de telemóvel para o PC.

É possível jogar-se no total de 24 níveis separados por 3 locais com backgrounds diferentes e que no final são canalizados para uma batalha contra o “Boss” dessa localização.

Ao seu dispor o jogador tem um pequeno arsenal de habilidades que o ajudam nas mais diversas situações. Habilidades como o jetpack que podem ajudar a aceder a zonas mais altas, ou até a facilitar o salto para outra plataforma mais distante, a possibilidade de disparar bem como a habilidade de executar um ataque corpo a corpo com mais alcance, são alguns desses exemplos.

Como noutros títulos do género para se usar estas habilidades é necessário utilizar pequenas purções da barra azul referente ás habilidades especiais. Para a recuperar o jogador apenas necessita de apanhar as pequenas gotas deixadas aleatoriamente no mapa.


Não adicionando nada de especial à biblioteca de jogos do género, StretchBot é um título pequeno com mecânicas e movimentos que por vezes podem ser bastante frustrantes. Uma banda sonora bastante agradável que conta com 13 faixas diferentes e graficamente apetecível, bem ao estilo de 16-bit pixel art.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC via Steam, gentilmente cedido pela M5Games.

Latest in Sports