It Takes Two


Uma aventura a dois, precisa dos dois. Este é o mote de It Takes Two, um excelente e multi-premiado jogo cooperativo que chegou recentemente à Nintendo Switch.

Lançado originalmente em 2021, It Takes Two é um jogo de plataformas feito de raiz a pensar numa experiência que só pode ser feita a dois, incluindo no seu próprio tema. Aqui somos colocados na pele de May e Cody, um casal que foi acumulando problemas e está prestes a divorciar-se. É nesse momento que a sua pequena filha encontra perdido um "livro do amor" com tudo o que é preciso para reatar a chama entre os pais, transformando-os em duas figuras de brincar perdidas na sua própria casa. Agora, para poderem voltar ao normal, terão de cooperar até descobrirem o que será preciso fazer.



Por isso mesmo, It Takes Two requer dois jogadores, com as duas personagens em simultâneo no ecrã seja no mesmo cenário ou em split-screen. No caso da Nintendo Switch, devido ao número de botões que aqui são utilizados, será necessário ter um par de comandos Joy-Con (ou um Pro Controller, por exemplo) por cada jogador. Caso cada um tenha a sua consola, será possível jogarem tanto em modo local via wireless ou até mesmo online, sem a necessidade de adquirir uma segunda cópia do jogo: basta aceder à eShop, adquirir o Passe de Amigo e assim descarregar gratuitamente o jogo completo. 

Ao longo da jornada, o casal irá atravessar diversas divisões da casa e o quintal, com o objetivo de recuperarem os seus corpos humanos que se encontram na sala a dormir. Cada cenário é assim inspirado num ambiente comum, mas com imensa fantasia à mistura, o que também traz bastante piada aos desafios que vão aparecendo. Para dar um exemplo, um dos primeiros "vilões" é um antigo aspirador avariado, esquecido há anos na garagem "para arranjar". Por conta disso, o jogo é bastante relacionável, haverá sempre uma ou outra situação que os jogadores possam associar à sua própria experiência.



A cada capítulo, os personagens obtêm diferentes itens e habilidades que os irão obrigar a cooperar, sendo comum encontrar cenários em que um terá de avançar numa direção para que outro possa avançar noutro caminho até se reencontrarem. A acompanhar isto, a própria história e as conversas entre eles vão trazendo à tona os problemas que os levaram até à situação atual. Também por causa disso, acaba por ser uma boa experiência de jogo para casais por chamar à atenção coisas tão simples como a comunicação entre eles. É um jogo onde realmente importa comunicar. Além disso, o jogo conta com um bom grau de dificuldade, onde se sentem os obstáculos e desafios mas nunca chega a ser frustrante, e muitas vezes o mais importante é a coordenação.

Visualmente, o jogo sofreu um pouco com a adaptação para a Nintendo Switch, especialmente no que diz respeito às personagens na sua forma humana e algumas cutscenes. Já em termos de gameplay, o jogo corre com boa fluidez, mas ao jogar em formato portátil peca pelo tamanho do ecrã dividido em split-screen. Importa referir que, mesmo com duas consolas em wireless local, ambos vêm a mesma imagem, ficando na mesma em split-screen quando as personagens se afastam. Consegue-se jogar bem, mesmo assim, mas seria muito mais agradável se cada um pudesse ter o seu ecrã em full screen.

It Takes Two é uma aventura divertida com uma mensagem positiva sobre a união e cooperação entre duas pessoas, mesmo que na realidade este casal em particular tenha precisado de alguma magia para se aperceber disso mesmo. Com cerca de 12h para completar o jogo, esta é uma boa desculpa para duas pessoas se juntarem regularmente com um objetivo comum.

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para a Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Play Nxt.

Latest in Sports