Lançamentos Made in PT 2023

À medida que a indústria de criação de videojogos em Portugal se vai desenvolvendo, aprimorando e beneficiando do aparecimento de cada vez mais estúdios portugueses ou sediados em Portugal, a qualidade e crescendo das propostas dos mesmos vai, cada vez mais, fazendo-se notar.

Nos últimos anos tivemos lançamentos de excelentes jogos tais como Dakar Desert Rally da Saber Porto, Out of Line da Nerd Monkeys, Gladihaters da Aden Interactive, Universe 51: Tannhäuser Wars da Techframe ou Sea of Roses da Crescent Tea Studios e este ano de 2023 promete ser ainda mais frutífero no que toca a vermos os "nossos" jogos à venda nas principais lojas digitais da indústria. 

Existem muitos mais projetos de qualidade a ser desenvolvidos em Portugal ou por estúdios portugueses do que aqueles que vão ser aqui apresentados neste artigo, no entanto, ainda não estão numa fase final ou avançada do seu desenvolvimento. Certamente com o avançar do ano iremos dar conta aqui no Meus Jogos das maiores novidades e lançamentos daquilo que é desenvolvido aqui em terras lusitanas.

Abaixo indicamos quais os jogos que já têm lançamento marcado ou estão no limiar de o fazer e que achamos que devem estar no vosso radar de interesse.


Short Game Collection #2 |  Smithy Shop
Nerd Monkeys
WebsiteSGC Twitter | Smithy Shop Steam

Em exclusivo para o Meus Jogos, a Nerd Monkeys dá a conhecer ao mundo pela primeira vez a Short Game Collection #2. Depois do sucesso da primeira coleção que foi lançada em 2021 para a Nintendo Switch e onde foram reunidas cinco curtas experiências num só pacote, era de esperar uma segunda edição desta coleção. Desta vez os menus do jogo poderão variar esteticamente de jogador para jogador e serão incluídos 6 novos jogos. Um deles será Smithy Shop.

Em Smithy Shop assumimos o papel de um ferreiro nos tempos medievais. É através das armas que construímos que contribuímos para guerreiros livrarem o reino de bruxas malvadas, caçar dragões ou salvar princesas. Ou então não... Se construirmos as armas erradas! A premissa do jogo é a de que as escolhas de materiais e tipo de armas que construímos para determinados eventos importam e as consequências disso refletem-se na realidade que está a acontecer naquele mundo.

Smithy Shop sairá este ano na Steam e como já referimos estará incluído na coleção Short Games Collection #2 que sairá para a Nintendo Switch, ao que tudo indica, no segundo trimestre de 2023.


Voltaire: The Vegan Vampire
Digitality Games
WebsiteSteam | Epic Store

O estúdio Digitality Games teve um grande ano de 2022. Foi considerado estúdio do ano nos Spotlight Awards organizado pela Game Dev Lisbon e viu ser premiado o seu último jogo, HordeCore, com o prémio de melhor jogo português no festival IndieX 2022. Desta vez voltam com uma diferente proposta. Voltaire: The Vegan Vampire é um action-farming-roguelite que decorre na Transilvânia, a terra natal de Drácula e do seu rebelde filho Voltaire. Numa epifania Voltaire tem uma mudança de coração; deixar de consumir sangue e passar a uma dieta baseada em vegetais para provar ao seu pai que morder o pescoço não é a única maneira dos vampiros sobreviverem. Ainda não há data especifica para o lançamento mas é quase certo que será lançado este ano para PC na Steam e na Epic Store.


Dune Awakening
Funcom ZPX
WebsiteSteam

Dune Awakening está a ser desenvolvido pela Funcom e uma boa parte desse desenvolvimento está a ser feito em Portugal através da Funcom ZPX. Trata-se de um Open World Survival MMO na terceira pessoa a acontecer no universo Dune onde podemos experienciar em primeira mão as paisagens de Arrakis num jogo onde podemos criar a nossa guild, construir a nossa base, armas, mods e veículos, tudo para tentar controlar o bem mais precioso do universo, a spice. É um pouco incerto se a previsão de lançamento é para este ano mas os interessados podem juntar-se à beta que irá acontecer ao longo de 2023 aqui


Little Goody Two Shoes
AstralShift
Tumbr | Twitter

Foi com grande surpresa e orgulho que o mundo dos videojogos portugueses viu ser anunciado, em pleno verão de 2022, que a Square Enix iria publicar um jogo do estúdio português AstralShiftPro. Little Good Two Shoes é o título da proposta e é um Horror RPG focado em narrativa com fortes inspirações em títulos similares da era da PS1 ou PS2. Pouco mais se sabe alem de que o jogo está em desenvolvimento e espera-se que tenha uma data de lançamento ainda este ano.


Exophobia
Zarc Attack
WebsiteSteam

A ser desenvolvido apenas por uma única pessoa, Exophobia é um sci-fi retro FPS com progressão estilo metroidvania e mistura pixel art com música eletrónica. Em Exophobia estamos sozinhos numa nave espacial humana tomada por soldados alienígenas. A premissa do jogo é explorar e lutar para encontrar os últimos sobreviventes humanos enquanto descobrimos o passado da tripulação da nave espacial. Um jogo onde os reflexos rápidos e a aprendizagem sobre cada comportamento inimigo são importantes para sobreviver. Vai ser lançado em 2023 e é esperado com grande espectativa.


Demonspore
DinoBoss Ltd
WebsiteSteam

Demon Spore é um action rogue-like inspirado nos monster movies dos anos 80. O jogo acontece dentro de um laboratório de pesquisa genética onde algo corre mal e uma misteriosa criatura ganha vida. O jogo está a ser desenvolvido por Ed Kay que já trabalhou em múltiplos projetos tais como Bulletstorm ou Call of Cthulhu Dark Corners e agora a solo traz-nos uma aventura onde teremos de sobreviver a um tentáculo de cada vez. Demon Spore ainda não tem data definida mas é provável que tenhamos boas noticias ainda este ano.


Townseek
Whales And Games
WebsiteSteam

Townseek está a ser desenvolvido pelo estúdio Whales and Games e é um jogo de trading e exploração casual onde voamos pelo mundo inteiro descobrindo marcos históricos, pescando  negociando com as várias cidades enquanto ao mesmo tempo tentamos descobrir o legado perdido de Sir Reginald Sharkingston! Townseek já conta com uma Jam Version para quem quiser experimentar e tem data de lançamento anunciada para este ano.


Lakeside
Massive Galaxy Studios

WebsiteSteam

Lakeside é um jogo de construção sidecroller feito em pixelart. Saiu no final do ano de 2022 em early access mas irá ter o seu lançamento como produto completo este ano. Muitas actualizações já estão prometidas tais como diplomacia, combate e mais edifícios e monumentos especiais que irão elevar ainda mais a jogabilidade de um jogo que é ótimo para relaxar depois de um dia de trabalho.


Project Haven
Code Three Fifty One
WebsiteSteam

Project Haven está a ser desenvolvido pelo estúdio independente Code Three Fifty One. Neste jogo comandamos o grupo de mercenários Steel Dragons, que lutam diariamente pela sobrevivência na cidade Haven City. Lutamos contra gangs, outros mercenários e governos corruptos na tentativa de fazer a diferença. Project Haven é um RPG táctico por turnos onde podemos jogar a solo ou em co-op até 4 jogadores com data de lançamento planeada para 2023.


Rabbit’s Tale
Golden Bug Studios
WebsiteSteam

Rabbit's Tale conta a história de um coelho que sai à procura da sua família após terem sido raptados por um soberano que exerce um domínio opressivo sobre seu mundo. Mas, a meio do caminho, algo muito misterioso acontece ao herói desta história. É esta a premissa para o primeiro jogo dos desenvolvedores Golden Bug Studios que contam lançar o jogo em 2023.


The Tartarus Key
Vertical Reach
WebsiteSteam | Switch

Em The Tartarus Key tentamos escapar de uma mansão onde por detrás de cada porta se escondem puzzles e armadilhas perigosas numa atmosfera tensa onde as resoluções de puzzles se sobrepõem às típicas lutas e sequências de perseguição. O cérebro é a tua maior arma nesta proposta do estúdio Vertical Reach.


Back Then
Octopus Embrace
WebsiteSteam


Back Then é o primeiro jogo comercial do estúdio Octopus Embrace e põe-nos na pele de um escritor diagnosticado com Alzheimer. Toda a mecânica e narrativa do jogo foi totalmente inspirada em relatos reais de pessoas que sofrem desta doença e tem como principal objetivo dar a conhecer todas as dificuldades inerentes a ter de conviver com uma doença que lentamente leva à perca de memoria e identidade.



Oirbo
ImaginationOverflow
WebsiteSteam


Oirbo é um jogo de plataforma de ação 2D metroidvania onde exploramos uma nave cheia de labirintos e tentamos resolver os seus mistérios. Desenhado à mão, cheio de segredos para descobrir, áreas para explorar e inimigos poderosos para derrotar, este jogo da ImagineOverflow é uma excelente proposta para quem é fã deste género. O lançamento está previsto para meio do ano corrente.



Espero que alguns dos jogos na lista indicada tenham sido de vosso interesse. Este artigo serve para mostrar que a industria de desenvolvimento de videojogos em Portugal está pujante. A avaliar por esta amostra de lançamentos que divulgamos e juntando outros estúdios que actualmente ainda estão em pleno fase de desenvolvimento do seu videojogo, podemos constatar que os videojogos "Made in PT" vieram para ficar e marcar posição.




Latest in Sports