Blacktail


 Uma lenda eslávica ganha uma vida sinistra numa aventura de magia e arquearia.


Yaga, decide procurar a irmã gémea desaparecida na floresta que rodeia a sua aldeia, a última de uma série misteriosos desaparecimentos de crianças. A aldeia culpa a mítica bruxa que vivia no bosque, ao qual associavam Yaga que devido a uma marca de nascimento usava uma máscara em todos os momentos e sempre esteve isolada fora o apoio da irmã. Armada com o arco com que habitualmente caçava e após uma memória do ponto seguro onde sempre se encontrava Yaga começa a procura, por uma floresta que deveria ser familiar mas que se mostra agora cheia de seres e acontecimentos que vão alterar por completo o destino dela. Uma parte do destino dela está nas nossas mãos: podemos escolher proteger e crescer na floresta seguindo dois caminhos muito distintos que nos levam a personagens, interações e capacidades muito diferentes.



Começamos com um pequeno tutorial apresentando-nos as habilidades físicas de Yaga e como obter materiais para podermos criar os nossos utensílios e sobreviver. Inicialmente setas e poções simples, acrescentando ao longo da aventura componentes mais mágicos e que evoluem a capacidade de combate de Yaga. Juntamente com isto, vamos também adquirindo novas habilidades e melhorias que são desbloqueadas através da resolução de puzzles e eventos e de um passeio ao centro de toda a aventura, a Casa. A Casa é a nossa base e contém acesso ao caldeirão onde cozinhamos as nossas receitas de melhorias, a memórias, troféus e a toda uma série de surpresas que vamos encontrando (e a muita parte da história).




A maioria da aventura é em exploração ou combate, a primeira sendo aprimorada com o desenrolar da história com novas maneiras de nos movimentarmos e interagirmos com o ambiente. O combate é feito com arquearia e magia: diferentes tipos de inimigos têm fraquezas diferentes e temos que jogar à volta disso e com as ferramentas crescentes que possuímos e com o ambiente (ativar ou não um cogumelo venenoso no meio de um grupo de inimigos pode fazer toda a diferença no resultado de um confronto).
Outra grande parte da exploração são os personagens que encontramos, todos com as suas idiossincrasias e personalidades que fazem com que toda esta história seja ainda mais única.


Este jogo merece uma excecional descrição e apresentação do ambiente: foi dada uma enorme atenção ao detalhe de maneira a fazer uma excelente representação de uma mitologia tão rica. Tem imensas referências a várias lendas, da Bela Adormecida aos 3 Pequenos Porcos mas as versões originais, cruas e viscerais. O sinistro permeia o ambiente e a história, sendo a música e as caracterizações uma parte integral disso. Mais ainda, as paletes de cores extremamente bem trabalhadas e constroem ainda mais o enredo juntamente com as animações.




A banda sonora e os efeitos são deliciosos, enquadrando a quantidade perfeita de sinistro e mágico. O jogo é todo voice acted e as diferentes personagens são ainda melhor representadas vocalmente, o que é impressionante num elenco que vai de Rainhas das Formigas passando por cogumelos sentientes e demónios. As cutscenes e menus também recebem um destaque pelo enquadramento feito e pelas transições entre cenas e ambientes. Dependendo também das nossas decisões interagimos mais ou menos com o elenco e cujo retrato mais caótico ou ordeiro se verifica da arte à voz.



Uma excelente representação de uma lenda fenomenal, num jogo consistente e surpreendente com uma atenção ao detalhe exímia.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC, adquirido pelo autor.

Latest in Sports