Blacktail
Yaga, decide procurar a irmã gémea desaparecida na floresta que rodeia a sua
aldeia, a última de uma série misteriosos desaparecimentos de crianças. A
aldeia culpa a mítica bruxa que vivia no bosque, ao qual associavam Yaga que
devido a uma marca de nascimento usava uma máscara em todos os momentos e
sempre esteve isolada fora o apoio da irmã. Armada com o arco com que
habitualmente caçava e após uma memória do ponto seguro onde sempre se
encontrava Yaga começa a procura, por uma floresta que deveria ser familiar
mas que se mostra agora cheia de seres e acontecimentos que vão alterar por
completo o destino dela. Uma parte do destino dela está nas nossas mãos:
podemos escolher proteger e crescer na floresta seguindo dois caminhos muito
distintos que nos levam a personagens, interações e capacidades muito
diferentes.
Começamos com um pequeno tutorial apresentando-nos as habilidades físicas de
Yaga e como obter materiais para podermos criar os nossos utensílios e
sobreviver. Inicialmente setas e poções simples, acrescentando ao longo da
aventura componentes mais mágicos e que evoluem a capacidade de combate de
Yaga. Juntamente com isto, vamos também adquirindo novas habilidades e
melhorias que são desbloqueadas através da resolução de puzzles e eventos e
de um passeio ao centro de toda a aventura, a Casa. A Casa é a nossa base e
contém acesso ao caldeirão onde cozinhamos as nossas receitas de melhorias,
a memórias, troféus e a toda uma série de surpresas que vamos encontrando (e
a muita parte da história).
A maioria da aventura é em exploração ou combate, a primeira sendo
aprimorada com o desenrolar da história com novas maneiras de nos
movimentarmos e interagirmos com o ambiente. O combate é feito com
arquearia e magia: diferentes tipos de inimigos têm fraquezas diferentes e
temos que jogar à volta disso e com as ferramentas crescentes que
possuímos e com o ambiente (ativar ou não um cogumelo venenoso no meio de
um grupo de inimigos pode fazer toda a diferença no resultado de um
confronto).
Outra grande parte da exploração são os personagens que encontramos, todos
com as suas idiossincrasias e personalidades que fazem com que toda esta
história seja ainda mais única.
Este jogo merece uma excecional descrição e apresentação do ambiente: foi
dada uma enorme atenção ao detalhe de maneira a fazer uma excelente
representação de uma mitologia tão rica. Tem imensas referências a várias
lendas, da Bela Adormecida aos 3 Pequenos Porcos mas as versões originais,
cruas e viscerais. O sinistro permeia o ambiente e a história, sendo a
música e as caracterizações uma parte integral disso. Mais ainda, as
paletes de cores extremamente bem trabalhadas e constroem ainda mais o
enredo juntamente com as animações.
A banda sonora e os efeitos são deliciosos, enquadrando a quantidade
perfeita de sinistro e mágico. O jogo é todo voice acted e as diferentes
personagens são ainda melhor representadas vocalmente, o que é
impressionante num elenco que vai de Rainhas das Formigas passando por
cogumelos sentientes e demónios. As cutscenes e menus também recebem um
destaque pelo enquadramento feito e pelas transições entre cenas e
ambientes. Dependendo também das nossas decisões interagimos mais ou menos
com o elenco e cujo retrato mais caótico ou ordeiro se verifica da arte à
voz.
Uma excelente representação de uma lenda fenomenal, num jogo consistente e
surpreendente com uma atenção ao detalhe exímia.