Mech Armada


Se são fãs de jogos de estratégia e mechas, certamente já devem ter jogado um clássico como o Front Mission 3, no entanto vimos falar de Mech Armada, um jogo inspirado nesse clássico da PS One em que o jogador toma controlo de mechas para destruir um exército invasor alienígena ao nosso planeta para exterminar a humanidade.

A narrativa é simples e direta, como referido, somos invadidos por monstros e um cientista foi capaz de criar mechas para combater estes monstros e evitar uma catástrofe no planeta para salvar todas as vidas possíveis.

No início temos um tutorial que nos explica os passos de como jogar, pormenores como mover e atacar são básicos mas de extrema importância porque terá de ser efetuado de forma estratégica e não sem qualquer noção do perigo. Isto, porque a IA não vai facilitar e se o jogador tiver um mecha ao seu alcance, pode dizer adeus ao mecha porque será certamente destruído.


Se gostarem de xadrez, pode-se dizer que a base é quase a mesma, é um RPG por turnos, conforme os movimentos e o local onde estão, fará diferença para obter a vitória final. É claro que com o progresso, tanto os inimigos serão mais poderosos como também vão realizar upgrades aos vossos mechas e aprender com os erros a gerir e planear melhor os ataques nas batalhas contra o exército inimigo.

As estatísticas de todos podem ser vistas por debaixo do vosso mecha, a quantidade de movimentos possíveis de efetuar na ronda o poder e a saúde, o que é importante ter sempre em conta especialmente contra inimigos mais poderosos que podem acabar com o vosso mecha com um só ataque.

Há também energia que pode e deve ser usada para colocar outros mechas em batalha, claro que vai depender da quantidade da energia que tiverem disponível, no entanto nos níveis vão encontrando alguns pontos com energias, sempre que encontrarem, será bom gastar a energia que têm em mechas pois esta não irá acumular.

 
Entre as batalhas recebem sempre uns mimos, serão circuitos que servem para gastar no equipamento, seja comprar novo ou realizar os famosos upgrades ao que já está equipado. É claro que é preciso ter em conta muitos detalhes, uma arma poderá ser mais poderosa mas o peso será maior, todos os equipamentos vão ter vantagens e desvantagens, será necessário encontrar um equilíbrio para ter o melhor load out desejado para o combate.

No fundo, a ideia é criar um exército de mechas ou podem até, criar um ultra poderoso mecha e investir num enorme que poderá derrotar exércitos inteiros, tudo dependerá do jogador e estará certamente ao alcance enquanto evoluir no jogo.


Concluindo, não há uma variedade enorme nem a narrativa evolui, é apenas um pretexto para ter combates de mechas contra monstros num RPG por turnos de estratégia. Ainda assim, não deixa de ser interessante especialmente para quem gosta do género, de sublinhar que é um jogo desafiante.


Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para Nintendo Switch, gentilmente cedido pela Lioncode Games

Latest in Sports