23 jogos que tens de jogar em 2023


2023 promete ser um ano cheio de novidades para o mundo dos videojogos, com inúmeros lançamentos no horizonte. O Meus Jogos está aqui para te preparar para o novo ano, com os 23 jogos que tens de jogar em 2023 (e algumas entradas bónus).


Marvel's Spider-Man 2
Outono de 2023 | PS5

Começamos com o bastante antecipado Marvel's Spider-Man 2, que nos trará a continuação das histórias de Peter Parker e Miles Morales. Por enquanto, ainda não há data definida para o seu lançamento, mas o pouco que já sabemos foi suficiente para nos deixar muito entusiasmados. Se a possiblidade de voltar a balançar pelos telhados de Nova Iorque não chegava, a promessa de encontros com vilões icónicos como Venom e Kraven será suficiente para convencer qualquer um a regressar a uma das mais aclamadas séries de videojogos dos últimos tempos.


Horizon Call of the Mountain
22 de fevereiro de 2023 | PSVR2

Horizon Call of the Mountain é um dos títulos que acompanhará o lançamento do novo headseat de realidade virtual da PlayStation, o PSVR2. Este título seguirá a jornada de um soldado Carja caído em desgraça, em busca de redenção num mundo que já nos é familiar. Já não temos de esperar muito para voltar a encontrar caras familiares e os nossos robôs assassinos favoritos.
Se, no entanto, Call of the Mountain não for Horizon suficiente para ti, não te preocupes, já que a expansão de Horizon Forbidden West, Burning Shores, continuará a história de Aloy depois dos eventos do jogo principal. Prepara-te para explorar o agora vulcânico arquipélago de Los Angeles, conhecer novas personagens e perseguir uma nova ameaça, quando Burning Shores chegar às consolas PlayStation no dia 19 de abril de 2023.


Like a Dragon: Ishin!
21 de fevereiro de 2023 | PS5, PS4, Xbox X/S, Xbox One, PC

Este é um jogo para o qual eu estou particularmente entusiasmado. O mais recente título da série Yakuza, agora Like a Dragon, é um remake do seu antecessor de 2014, apenas lançado no Japão, e leva-nos de volta à década de 1860, quando a cidade japonesa de Quioto se torna o centro de uma revolução histórica. Talvez o aspeto mais curioso deste jogo é o facto de que Like a Dragon: Ishin! usa os modelos das personagens dos outros títulos da série, apresentando-as nos papéis de lendas da vida real, com Kiryu no papel de Sakamoto Ryoma e outras caras conhecidas a completar o elenco.
Temos aqui a segunda entrada bónus da nossa lista, com uma menção para Like a Dragon Gaiden: The Man who Erased His Name, que servirá de preparação para o muito antecipado Like a Dragon 8 e promete continuar a história de Kiryu depois de Yakuza 6, desenrolando-se durante os acontecimentos de Yakuza: Like a Dragon. Like a Dragon Gaiden: The Man who Erased His Name ainda não tem data anunciada.


Forspoken
24 de janeiro de 2023 | PS5, PC

Um jogo pelo qual não teremos de esperar muito mais é Forspoken, o novo título da Square Enix. Depois de ter sido adiado duas vezes em 2022, finalmente vamos poder conhecer Frey, a nova-iorquina que realiza o sonho de qualquer jogador de RPG's, ao ser transportada para o mundo mágico de Athia. Infelizmente, parece que a experiência dela não é a mais agradável, se a sua vontade de regressar a casa for alguma indicação disso. Nesta viagem Frey terá de usar as suas recém adquiridas habilidades mágicas e enfrentar uma variedade de criaturas corrompidas, com uma boa dose de parkour mágico à mistura.


Dead Space
27 de janeiro de 2023 | PS5, Xbox X/S, PC

Em 2008 poucos adivinhariam o peso cultural que o acabado de lançar Dead Space teria no mundo dos videojogos. No entanto, 15 anos depois, não é de surpreender a decisão da EA de nos trazer um remake daquele que é amplamente considerado não só um dos melhores videojogos de sempre, como também um marco na história dos jogos de terror. Este será um remake total, construído com o Frostbite engine, com novas novas mecânicas, modelos de personagens e ambientes baseados nos designs originais.


Starfield
Primeira metade de 2023 | Xbox X/S, PC

Starfield é não só a grande cartada da Xbox para o ano de 2023, mas também o maior jogo da Bethesda Game Studios até hoje, de acordo com Todd Howard, produtor executivo e presidente do estúdio. Se Starfield for minimamente semelhante a outros títulos da Bethesda, podemos esperar um criador de personagens com uma quantidade infindável de opções altamente pormenorizadas, vastos mundos por explorar e um conjunto enorme de quests únicas para nos deixar entretidos por horas sem fim. As palavras "Skyrim no espaço", utilizadas por Howard para descrever Starfield, são mais que suficientes para deixar qualquer um nas nuvens.


Hollow Knight: Silksong
Primeira metade de 2023 | PS5, PS4, Xbox X/S, Xbox One, PC

A sequela do muito aclamado Hollow Knight colocará os jogadores no papel de Hornet, o príncipe e protetor de Hallownest, que é capturado e levado para um novo reino, dominado pela seda e pela música (silk and song). Descobre novos poderes, enfrenta hordas de inimigos, revela segredos remotos e domina um amplo arsenal de armas nesta nova aventura que nos é trazida pela Team Cherry.


Final Fantasy XVI
22 de junho de 2023 | PS5

Parece que ainda ontem estávamos a celebrar o lançamento de Final Fantasy XV, mas, parecendo que não, já se passaram mais de seis anos desde fomos presenteados com uma nova entrada nesta que é uma das mais icónicas séries de videojogos. Final Fantasy XVI marca um regresso às raízes da série, com um cenário mais mágico e fantástico do que o seu antecessor. Com uma praga que ameaça a vida dos nossos heróis, jogos de xadrez político, um destino sombrio e muito mais, Final Fantasy XVI promete ser mais uma história épica que lembraremos por muitos anos.
Fica aqui também uma menção para Final Fantasy VII Rebirth, que, com sorte, ainda nos chegará este ano. Não é sabido qual o período de tempo que será coberto neste título, mas sabemos que esta será a segunda parte da trilogia do remake de Final Fantasy VII. Para já, Final Fantasy VII Rebirth tem a sua chegada à PS5 agendada para o inverno de 2023.


Street Fighter 6
2 de junho de 2023 | PS5, PS4, Xbox X/S, PC

Se salvar o mundo no meio de uma história épica e mágica for demasiado para ti, então talvez te sintas mais confortável a partir algumas cabeças, com o regresso desta mítica franquia de beat'em ups. Street Fighter 6 vai introduzir o modo World Tour, em que poderás criar a tua própria personagem personalizável e enfrentar vários mestres como Blanca e Ryu (ou aprender novas habilidades com eles, mas isso não soa tão divertido). Pouco sabemos sobre a história, já que, até agora, o principal foco da Capcom foi apresentar-nos os novos modos de jogo, que incluem World Tour, Fighting Ground e Battle Hub, e vislumbres do gameplay, onde também parece haver novidades. Entre os 18 lutadores confirmados, encontram-se velhos favoritos, como Ken, Ryu e Chun-Li, bem como algumas novidades.


Oxenfree II: Lost Signals
2023 | PS5, PS4, Switch, PC

Pouco se sabe sobre este título, que será uma sequela de um dos indies mais populares da última década. A pouca informação que temos faz-nos crer que se vai basear nas mesmas ideias do seu antecessor: uma narrativa inquietante, diálogos ramificados e, claro sinais de rádio misteriosos. Sabemos que Lost Signals se situará 5 anos depois dos eventos de Oxenfree e seguirá Riley, que está de regresso à sua cidade natal de Camena para investigar os tais sinais de rádio misteriosos.


The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom
12 de maio de 2023 | Switch

Poucos jogos este ano serão tão antecipados como a sequela do agora lendário The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Talvez por isso a Nintendo se tenha esforçado tanto por revelar o mínimo de informação possível sobre Tears of the Kingdom, numa tentativa de preservar o misticismo que rodeia este lançamento. O que conseguimos descobrir foi uma expansão ao sistema de travessia que permitirá a Link explorar não só as terras de Hyrule, como as ilhas flutuantes que as sobrevoam. Com sorte, não teremos de esperar muito para saber mais sobre a mais recente aventura de Link e Zelda.


Resident Evil 4
24 de março de 2023 | PS5, PS4, Xbox X/S, PC

Parece que 2023 será um ano forte para o terror nos videojogos. Depois de Dead Space dar o pontapé de saída, só teremos de esperar 2 meses pelo remake de Resident Evil 4. À semelhança de Dead Space, este será um remake completo, com gameplay e visuais modernos, bem como uma narrativa reimaginada para melhor ligar este título ao resto da série. Depois do sucesso dos remakes dos seus antecessores, quem apostaria contra a Capcom?


Octopath Traveler II
24 de fevereiro de 2023 | PS5, PS4, Switch, PC

Octopath Traveler II conta as histórias separadas, mas ainda assim convergentes, de oito diferentes protagonistas - daí o nome - na terra de Solistia. Na pele de um jovem príncipe em busca de aliados, uma bailarina a caminho do estrelato, um escolar sedento por vingança, uma ladra à procura de ser livre, entre outros, que escolhas irás tomar? Que caminhos irás escolher? Com um estilo artístico encantador e uma narrativa emocional, Octopath Traveler II promete ser uma das surpresas de 2023.


Suicide Squad: Kill the Justice League
26 de maio de 2023 | PS5, Xbox X/S, PC

Depois de uma trilogia de jogos em que vestimos o fato do protetor de Gotham City, a Rocksteady leva-nos agora para a cidade de Metrópolis, onde um grupo de vilões sob o comando de Amanda Waller é encarregado com a missão de enfrentar e eliminar os membros corrompidos da Liga da Justiça, incluído o Batman, interpretado uma última vez pelo falecido Kevin Conroy. Kill the Justice League colocar-nos-á na pele de Harley Quinn, Captain Boomerang, Deadshot e King Shark, todos com habilidades únicas para dominar e armas para personalizar e poderá ser jogado com a companhia de até 3 outros jogadores.


Lies of P
2023 | PS5, PS4, Xbox X/S, Xbox One, PC

Os três filmes do Pinóquio lançados em 2022 não satisfizeram a tua ânsia por conteúdo focado em personagens animados que gostam de mentir? Então Lies of P é o jogo de que precisas! Na pele do próprio Pinóquio, terás de navegar um mundo desprovido de humanidade baseado no clássico conto do século XIX, em busca de Gepeto e de uma forma de transformar esta pobre criação num menino de verdade. Com um gameplay soulslike e uma mecânica que permite ao jogador mentir para afetar a narrativa, Lies of P promete contar uma história ainda mais peculiar do que a original.


Dead Island 2
28 de abril de 2023 | PS5, PS4, Xbox X/S, Xbox One, PC

Se estás à procura de um destino para umas férias antecipadas, talvez queiras considerar a cidade de Hell.A. Mais de uma década depois de Dead Island, é difícil acreditar que só temos de esperar mais uns meses para voltar a combater um apocalipse zombie das formas mais violentas imagináveis em Dead Island 2. Explora localizações icónicas da cidade de Los Angeles, usa uma diversidade de armas e opções táticas (e brutais), fica a conhecer um elenco de personagens jogáveis e torna-te o melhor assassino de zombies que consegues ser nesta viagem perversa. Boas férias!


Star Wars Jedi: Survivor
17 de março de 2023 | PS5, Xbox X/S, PC

Los Angeles não é longe o suficiente? Então e que tal uma galáxia muito, muito distante? Star Wars Jedi: Survivor é a sequela do muito popular (e obrigatório para qualquer fã do universo) Star Wars Jedi: Fallen Order. Situado 5 anos depois do seu predecessor e protagonizado por um Cal Kestis mais maduro (aquilo pode ser considerar uma barba?), Star Wars Jedi: Survivor promete novidades tanto a nível do combate como do gameplay, sendo a utilização de montadas um exemplo disso mesmo.
Mas esta não é a única aventura galática no horizonte, com a chegada iminente de Star Wars: Tales from the Galaxy's Edge - Enhanced Edition, uma experiência de realidade virtual que acompanhará o lançamento do PSVR2 no dia 22 de fevereiro de 2023.


Assassin's Creed Mirage
2023 | PS5, PS4, Xbox X/S, Xbox One, PC

De volta ao planeta Terra, mas desta vez em Bagdade e no século IX, Assasin's Creed Mirage será um regresso às origens da série. Enquanto que os títulos mais recentes foram grandes RPG's de mundo aberto, Mirage promete uma aventura focada nos aspetos mais basilares da franquia: stealth, parkour e assassinatos. Na pele de um jovem Basim, poderemos viver a sua ascensão até Mestre Assassino e visitar o Castelo de Alamute, a maior base dos Assassinos, pela primeira vez.


Hogwarts Legacy
10 de fevereiro de 2023 | PS5, Xbox X/S, PC
4 de abril de 2023 | PS4, Xbox One
25 de julho de 2023 | Switch

Preparem as vossas vassouras e comecem a treinar o vosso Wingardium Leviosa, pois Hogwarts Legacy promete ser o RPG que fãs do universo Harry Potter sempre quiseram. Situado na década de 1890 e protagonizado por um estudante de quinto ano personalizável, cuja casa de Hogwarts será escolha do jogador, Hogwarts Legacy contará com um vasto mundo para explorar, quests para concluir, feitiços para lançar e aulas para frequentar. Hogwarts é uma escola, no final de contas.


Alan Wake 2
2023 | PS5, Xbox X/S, PC

E aí está o hat-trick do terror em 2023. Ainda não temos uma data definida para o lançamento de Alan Wake 2, mas isso não nos impede de estar incrivelmente entusiasmados para o próximo capítulo desta história. Depois do recente lançamento do remaster do original, este é o momento ideal para começarmos a preparar-nos para esta nova aventura assustadora, desenvolvida pelo mesmo estúdio que nos trouxe o profundamente inquietante Control.


Bayonetta Origins: Cereza and the Lost Demon
17 de março de 2023 | Switch

"Uma experiência totalmente nova, diferente de tudo aquilo presente nos jogos Bayonetta". Foram estas as palavras escolhidas por Hideki Kamiya, vice-presidente da Platinum Games e criador da série, para descrever o novo Bayonetta, anunciado nos Game Awards 2022. Bayonetta Origins contará a história de Cereza, antes desta passar a ser conhecida como Bayonetta, numa aventura para salvar a sua mãe. Kamiya também fez questão de afirmar que este título é destinado tanto aos jogadores veteranos, como àqueles que, como eu, nunca se aventuraram nesta franquia.


Armored Core VI Fires of Rubicon
2023 | PS5, PS4, Xbox X/S, Xbox One, PC

Não há descanso para a FromSoftware. Depois de Elden Ring em 2022, o estúdio japonês está a trabalhar naquele que será o primeiro novo título da série Armored Core desde 2012. Ao contrário do que muitos esperavam, Fires of Rubicon será fiel ao estilo mecha, e não aos jogos Souls a que a FromSoftware nos habituou nos últimos anos. Ainda não temos muita informação sobre o gameplay, mas já sabemos que Armored Core VI terá um modo PvP e uma forte ênfase no sistema de customização mecânica. Quanto à história, Hidetaka Miyazaki (presidente da FromSoftware) confirmou que Fires of Rubicon terá como cenário um mundo pós apocalíptico devastado pelo fogo. No centro desta narrativa decorre uma guerra pelo controlo de um misterioso recurso.


Diablo IV
6 de junho de 2023 | PS5, PS4, Xbox X/S, Xbox One

O mais recente título da célebre franquia da Blizzard marca o regresso de Lilith, finalmente de volta ao Santuário após um longo exílio. Os jogadores poderão escolher jogar como uma de cinco classes: o possante bárbaro, o metamorfo druida, a misteriosa necromante, a habilidosa renegada ou a poderosa feiticeira, numa história gótica e medieval, que voltará às raízes mais sombrias dos jogos anteriores. Com uma panóplia de habilidades para aperfeiçoar, inúmeras forças do mal para derrotar e um sistema de PvP, Diablo IV promete dar-nos horas sem fim de diversão.

Menções honrosas

Destiny 2: Lightfall
28 de fevereiro de 2023 | PS5, Xbox X/S, PC

The Wolf Among Us 2
2023 | PS5, PS4, Xbox X/S, Xbox One, PC

Crash Team Rumble
2023 | PS5, PS4, Xbox X/S, Xbox One

Pragmata
2023 | PS5, Xbox X/S, PC

Forza Motosport
Primavera 2023 | Xbox X/S, PC

Lords of the Fallen
2023 | PS5, Xbox X/S, PC

Hades 2
2023 | PC (Consolas numa data posterior)

Pikmin 4
2023 | Switch

Latest in Sports