Impaler


Nunca os action roguelike tiveram tanto protagonismo como no decorrer dos dias de hoje. Impaler segue essa mesma linha, apresentando-se como um linear arena shooter com ação, powerups e novas armas que se podem indo desbloqueando à medida que se progride na pequena árvore de armas. 

A sua jogabilidade intuitiva, rápida e uma linha de aprendizagem bastante interessante, apontada para deliciar os jogadores com o seu retro style e uma jogabilidade mutável em cada run irá de certo apelar a muitos jogadores. O objetivo de Impaler é simples, derrotar os inimigos presentes no decorrer de 10 níveis diferentes com o intuito de derrotar o Boss final. Toda a ação decorre em apenas uma arena que vai recebendo diferentes apontamentos, como armadilhas, vigas que bloqueiam a passagem, power ups como duplo salto, entre outros, em cada nova run.

Entre armas que vão desde SubMachine guns que disparam vários tiros, rocket launchers que disferem ataques em área, encontra-se sempre a mecânica que dá nome ao jogo, a possibilidade de utilizar spikes (Impaler). Esta habilidade tem duas utilidades distintas, serve para imprimir dano nos inimigos, enquanto recupera percentagem de vida e dá ao jogador alguma mobilidade já que se disparado contra o chão onde o personagem se encontra, eleva-o permitindo assim criar uma escape route para fugir aos inimigos, ou/e imprimir dano com a sua aterragem. Se se obtiver um número consecutivo de mortes suficientes o jogador entrará automaticamente no modo Bullet Time, que faz com que tudo aconteça de forma mais lenta durante um pequeno período de tempo, bem ao estilo Max Payne. Contudo, é algo estranho esta mecânica ser triggered automaticamente quebrando o momentum da ação. Talvez se, ao invés disso, fosse possível encher uma barra afeta a esta mecânica e com o pressionar de um botão desse inicio à sua função tornaria a habilidade um pouco mais suave. 


Embora a diversidade de armas não seja um ponto a favor, a diversão que se pode obter do uso combinado da arma principal com a habilidade de spikes é o ponto alto de Impaler. No entanto, seria interessante ter um mix entre elas para aprofundar as mecânicas. Por exemplo, alguns inimigos recebem mais dano ao serem atingidos com os spikes, mas e se alguns fossem simplesmente indiferentes a um tipo de ataque? Neste sentido o jogador teria de se adaptar a cada inimigo diferente que lhe aparecesse pelo caminho, ainda que em cada run é apenas possível ter uma arma principal.

Outro aspeto que poderia ser melhorado é a dificuldade. Este género (Rogue Like) grita por dificuldade, onde a destreza de dedos e a rápida adaptabilidade e estratégia às situações é imperial. Algo este título deixa a desejar. Não é tremendamente fácil à primeira tentativa, mas rapidamente se consegue chegar ao confronto contra o Boss. 

Entre runs e ao acumular 50 ou mais moedas, aparecerá o menu relativo aos upgrades, onde é possível escolher uma entre duas habilidades de upgrades. Os Upgrades adicionam um buff a qualquer mecânica presente no jogo, como saltos mais altos, diminuir o recoil da arma, mais dano, entre outros. Mas como se colecionam estas moedas? Bom, ao abater cada inimigo é possível que os mesmos deixem cair algo mas, também é importante manter a atenção nos tesouros, taças em ouro, que aparecem de maneira random. Ao levar a taça de ouro ao ponto iluminado no chão ganha-se as moedas do seu interior.

Para tornar as coisas um pouco mais interessantes, se se pretender desbloquear armas novas é necessário ir ao encontro das missões afetas às mesmas. No entanto, sem dúvida que a habilidade de conjurar spikes do chão é a habilidade mais divertida no decorrer de cada run. Mais uma vez, rapidamente se consegues desbloquear todas as armas.

Por agora tudo em Impaler parece curto. A run que termina ao fim de 10 níveis, a lista de armas e habilidades reduzida, a arena que é sempre a mesma e a pouca variedade de inimigos que são possíveis enfrentar. Mas! Há mais conteúdo a caminho, o próprio developer o confirmou. No outro espectro, os pontos fortes são a diversão da sua jogabilidade, o aspeto gráfico e a sua performance impecável.


Em suma e para falar a verdade, é bastante fácil recomendar Impaler que se encontra a 3€ na Steam. Todos os aspetos negativos podem ser contornados com uptades que trazem mais conteúdos. Quem sabe este não se tornará no Vampire Survivors dos arena shooters.  

Nota: Análise efetuada com base em código final do jogo para PC, gentilmente cedido pela Retrovibe

Latest in Sports